Direita de Israel sofre revés

Foto: Lucas Martins/Jornalistas Livres

 

Nessa segunda-feira, o líder do Likud (partido conservador israelense), Benjamin “Bibi” Netanyahu, renunciou ao cargo de primeiro-ministro.

Netanyahu, que durante dez anos seguia no comando do Estado de Israel e que ficou conhecido internacionalmente pela posição linha-dura em relação à questão palestina, já havia sofrido um revés considerável nas eleições legislativas de setembro, quando não conseguiu formar maioria parlamentar, o que impossibilitou o arranjo de um novo governo.

Com a renúncia de “Bibi” o presidente Reuven Rivlin passa a responsabilidade de conseguir costurar uma coalização parlamentar capaz de formar maioria no Knesset (Assembleia israelense) para o líder oposicionista Gal. Benny Ganz, da Coligação Azul e Branco, mais moderada, e que possui o apoio do Partido Trabalhista e da maioria dos membros da Lista Conjunta Árabe (representante dos cidadãos não-judeus de Israel). Caso Ganz não consiga levar a cabo a missão, Israel pode voltar às urnas pela terceira vez em apenas um ano, o que evidencia a profunda cisão entre ultra-ortodóxos, árabes, moderados e pacifistas na política e sociedade israelense.

A derrota de ontem marcada pela capitulação de “Bibi” Netanyahu após uma década no poder, respinga em Bolsonaro. Netanyahu, que se vê às voltas com denúncias sérias e indiciamento judicial em casos de fraude, suborno, recebimentos indevidos e manipulação de notícias, era o único líder mundial de vulto que apoiava incondicionalmente o mandatário brasileiro. Assim, cresce o isolamento internacional de Bolsonaro que, por hora, faz turismo no Japão.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

O silêncio dos nada inocentes e a coragem de Lula

Em coletiva de imprensa na África, o presidente brasileiro disse o que muitos governantes têm medo de dizer: que o Estado de Israel comete, com cumplicidade da mídia e dos líderes ocidentais, um genocídio comparável ao dos nazistas