Reitor da universidade Belas Artes publica texto pregando voto em Bolsonaro

Paulo Cardim, reitor da Belas Artes, reproduz critica a quarentena, defende a gestão do governo durante a pandemia e fala em “vírus chinês”
Blog do reitor da Belas Artes - Foto: Reprodução
Blog do reitor da Belas Artes - Foto: Reprodução

O reitor Paulo Cardim do Centro Universitário das Belas Artes publicou no blog Direto da Reitoria , que é vinculado a faculdade, um texto em que defende o voto em Bolsonaro no segundo turno. O texto intitulado “Vencer ou vencer” também contém declarações xenófobas, menciona ideologia de gênero e apresenta a máxima bolsonarista: “Deus acima de tudo, Brasil acima de todos”. A publicação provocou uma enorme revolta entre os alunos, que se reuniram nesta sexta (7) para manifestar o descontentamento com a atitude do reitor.

Por Emanuela Godoy

https://twitter.com/J_LIVRES/status/1578431851894833152?s=20&t=KEA7O917A8nGqg_iSNDFvw
Alunos da Belas Artes protestaram nesta sexta (7)

Em seu post, que já não está mais disponível no blog, Paulo Cardim defende que, com a vitória, Bolsonaro poderá renovar seus compromissos com o “Estado Democrático de Direito, a liberdade de expressão, o desenvolvimento nacional sustentável, uma educação básica pública de qualidade e os valores da pátria e da família”.

O reitor da Belas Artes acredita que com mais quatro anos de governo, o presidente poderá detalhar mais as suas realizações, como a criação do Auxílio Brasil. Cardim pensa que os auxílios emergenciais foram ótimas resoluções do governo Bolsonaro diante da política irresponsável do “fique em casa, a economia a gente vê depois”. No texto, ainda chamou a Covid-19 de “vírus chinês”, reproduzindo o discurso xenófobo do presidente. 

“Graças às decisões do presidente Jair Bolsonaro, com apoio em seu ministro da Economia, Paulo Guedes, o Brasil está superando a crise provocada pelo vírus chinês, ao voltar à décima colocação nas maiores potências mundiais, em 2022”, disse o reitor em um trecho do artigo.

Texto escrito em frente a universidade Belas Artes da Vila Mariana – Foto: Larissa Indelicato

Todos os textos publicados no blog do reitor são encaminhados para o email acadêmico dos estudantes, ou seja, Cardim se aproveitou da sua posição na Instituição para fazer campanha eleitoral para o atual presidente Jair Bolsonaro. 

Nos posts do instagram da Faculdade, os alunos manifestam contra a atitude do reitor em comentários de posts. O Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, Joan Villà, publicou em seu instagram uma nota de repúdio:

‘”O povo precisa de duas coisas: liberdade e educação(…).”

Essa foi a frase usada pela reitoria da Belas Artes. Faculdade que impede entidades e professores de se manifestarem politicamente! Faculdade que defende valores da “pátria e família” com estudantes majoritariamente LGBTQIAP+, faculdade que sucateia o ensino em troca de “horas complementares”, faculdade que abriga artistas dos mais diversos e defendem abertamente um presidente fascista…

A faculdade publicou, nesta segunda-feira (03), no blog da reitoria (site oficial da Belas Artes) um texto expondo sua opinião, incentivando votos ao candidato responsável pela morte de 700mil pessoas durante a pandemia. Há muitos anos, essa mesma reitoria silenciou manifestações políticas por parte de entidades, professores e até mesmo alunos, defendendo uma educação “sem partido”, por afirmarem ser melhor para nossa formação. A mesma reitoria exige notas maiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), ao mesmo tempo que diminui nossa carga horária e a quantidade de professores em sala de aula.”

Confira a publicação original de Ricardo Cardim, reitor da Belas Artes, aqui:

Texto que Paulo Cardim, reitor da Belas Artes, publicou em blog vinculado à Instituição
Texto que Paulo Cardim, reitor da Belas Artes, publicou em blog vinculado à Instituição

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS