RACISMO: PRETA FERREIRA HUMILHADA NO EMBARQUE DA GOL

Preta Ferreira acusa a Gol de racismo e discriminação
Preta Ferreira acusa a Gol de racismo e discriminação

RACISMO!!! A cantora, atriz e militante do movimento de moradia Preta Ferreira teve seu check in bloqueado no embarque da GOL em Congonhas, quando se preparava para voar rumo a Salvador, nesta quarta-feira (5). A alegação no balcão do check in foi que o cartão de crédito que comprou sua passagem não era dela, fato absolutamente corriqueiro em qualquer empresa… Além disso, a autenticidade da compra foi confirmada por telefone pelo dono do cartão, que é o empresário de Preta. 

“Mulher negra não pode ter empresário?”, pergunta Preta Ferreira

Para cúmulo da humilhação, Preta Ferreira, com diversos compromissos para honrar na capital baiana, foi obrigada a comprar outra passagem. No balcão, o máximo que os atendentes lhe deram foi o conselho para que ela reclamasse no SAC da empresa o reembolso da passagem paga em duplicidade.

 

É um escândalo!

 

Este é mais um caso de discriminação contra mulheres negras a envolver grandes empresas apenas nesta semana. Há seis dias, Lorenna Vieira, mulher de Rennan da Penha, foi também atacada por preconceito e racismo em agência do Itaú na Penha, Zona Norte do Rio. Lorenna tinha ido à agência para desbloquear um cartão e sacar R$ 1.500. Ela denunciou ainda que, na delegacia, policiais duvidaram que ela seja casada com o DJ e a trataram com deboche. Até a publicação desta reportagem, a Polícia Civil não havia se manifestado sobre o caso. Já o Itaú lamentou e se desculpou pelos transtornos causados, mas a hashtag #ItauRacista espalhou-se por todas as redes sociais.

 

OUTRO LADO:

 

Os Jornalistas Livres estão em contato com a In Press Porter Novelli, empresa que faz a assessoria de imprensa da GOL, a fim de obter a versão da GOL para o impedimento de que Preta Ferreira viajasse com a passagem adquirida por seu empresário. Às 16h11, enviamos à In Press o email que segue, além de termos falado com a Diretora de Atendimento na In Press , encarregada da conta da GOL. Assim que recebermos resposta, faremos a atualização deste post.

Prezados Senhores,
Janice Silva, cidadã negra, cantora e atriz, tentou embarcar hoje (5) de Congonhas para Salvador. Vôo Gol 1564.
Sua passagem foi comprada por seu empresário, e tinha o status de confirmada. Entretanto, Janice foi impedida de embarcar. No balcão, alegou-se que a compra havia sido feita por outra pessoa, que foi contatada e confirmou a compra. Mesmo assim, Janice teve NEGADO O DIREITO DE USAR A PASSAGEM COMPRADA.
Janice é negra e acredita ter sido vítima de racismo por parte da GOL.
Queremos ouvir a empresa.
Estamos com todas as informações da denunciante e precisamos da posição da GOL.
Nosso deadline para a resposta da GOL: 17h.
Atenciosamente, 
Jornalistas Livres

 

A In Press Porter Novelli, empresa responsável pela assessoria de imprensa da GOL respondeu à solicitação dos Jornalistas Livres às 20h03, mas infelizmente não respondeu o questionamento feito à companhia aérea. Segue abaixo a íntegra do e-mail enviado.

“A GOL reitera que não compactua com quaisquer atitudes discriminatórias e preza pelo respeito e pela valorização das pessoas.

Nesta quarta-feira (5/2), a Cliente não pôde fazer o check-in, no aeroporto de Congonhas (São Paulo), antes da verificação dos documentos fornecidos na compra do bilhete, pelo fato de nenhum dos nomes envolvidos ser titular do cartão de crédito utilizado.

Com isso, foi exigido o acionamento de procedimentos de checagem de informações, descritos no contrato de transporte aéreo (https://www.voegol.com.br/pt/contrato-de-transporte-aereo), explicitados no artigo 1.3, item XIII.

 

Reforçamos que a prática não tem qualquer ligação com atos de racismo, sendo uma política de segurança aplicada em casos em que a compra é efetuada com cartão de crédito de terceiros. Esse procedimento é normal no ambiente de e-commerce, visando à proteção do portador do cartão de crédito.”

AGORA PERGUNTAMOS A VOCÊ:

Quantas vezes você já viajou com uma passagem comprada por outra pessoa? Quantas vezes você já viajou com uma passagem comprada com um cartão que não era seu? Quantas vezes você foi barrado ou impedido de viajar? Por quais constrangimentos você já passou? E, pra finalizar, qual sua cor? 

COMENTÁRIOS

22 respostas

  1. Racismo é crime. E é muito importante que as vítimas tenham coragem para denunciar, não só perante as autoridades públicas (delegacias), mas também nas redes sociais já que a grande mídia não costuma dar muita importância a esse tipo de fato.

  2. É um absurdo, enquanto toleramos, isso não vai parar.
    Quando ela voltar do carnaval, deve fazer uma manifestação e vamos em milhares de negros em Congonhas cobrar uma atitude da Gol.
    Negros, se unam, somos a maioria do povo e quem deve dar as cartas somos nós.

  3. Mas se a checagem faz parte dp procedimento, depois que o titular confirmou a compra ela deveria poder embarcar. Não tem explicação.
    Preta meta um processo bonito na Gol.

  4. Muitas vezes, até viagem internacional, mudança de passagem com pagamento de diferença. Nunca fui barrada. Sou branca de acendência persa. Eles nunca checam nada. Esse caso é de racismo sim. Temos de denunciar. É crime. É violação de direitos humanos.

  5. Cansada de ouvir quase todo dia denúncias sobre racismo na mídia, estão com muita raiva porque estamos conseguindo crescer, porque estamos nos tornando fortes, com poder?! Pois digo e confirmo: Vão tem que nos aceitam, doendo ou não, chegou a hora da reparação por 400 anos de escravidão nessa terra que agora é nossa também!!!

  6. Eu comprei passagem com meu cartão para meu irmão e ele não teve nenhum problema para fazer embarcar.Foi e voltou de Pernambuco sem nenhum problema.pela gol linhas aéreas

  7. Nunca vi isso é viajamos SP pela gol com passagens compradas com cartões de terceiros Sou branca

  8. Eu viajei com a minha banda pra Brasília, e de lá pegamos outro vôo pra uma cidade no Mato Grosso. As passagens (5 pessoas) foram compradas pelo contratante. Não tivemos problemas no check-in e embarque. Todos brancos, diga-se de passagem.

  9. Ja viajei com passagem comprada com cartão que não era meu, se a passagem está em meu nome não há porque me impedirem de embarcar. Puro racismo institucional, a empresa deve ser processada e não simplesmente devolver o dinheiro da passagem. Essa palhaçada precisa acabar.

  10. Com certeza nunca fui questionada por ser branca. É uma vergonha , cabe processo? .
    Num país onde mais de 100 milhões de pessoas são negras . Não vejo a hora desse jogo virar .

  11. O problema com a mulher de de renan da penha foi outro. É preciso investigar se ela realmente usou um documento falso. Ninguém pode fazer isso.

  12. Já comprei passagem com o meu cartão de crédito para meu marido, minha mãe e minha filha. Meu marido já comprou passagem para a mãe e a irmã dele, e um mês atrás comprou para o nosso filho. Todos embarcaram sem problemas. Somos brancos, portanto é racismo mesmo. Tirando a GOL das nossas viagens.

  13. Sempre viajo com passagens compradas pelos meus filhos e nunca tive problemas.
    Sou branca.

  14. Eu nunca comprei passagem no meu cartão, até pq nunca tive cartão. Nunca fui barrado, questionado ou impedido de voar. Mas sou branco de olhos claros! Ridícula essa empresa, que tem várias reclamações e processos!

  15. A Gol teM histórico da pior qualidade, da vida pregressa dos donos, mafioso de transporte público e mandante de crimes violento em Brasilia, pelo qual foi condenado, além de ser uma empresa de serviço ruim e caro.
    Já viajeI com passagens comprada nO cartão de outra pessoa, nunca tive problema, mas foi pela Azul.
    Esse caso está bem claro que o funcionário praticou crime de racismo.

  16. Sou negra, já viajei dezenas de vezes com pagassens compradas por empresas ou terceiros, nunca tive problemas para embarcar por causa disso. Nunca me questionaram a este respeito. Acho muito estranha esta atitude da Gol.

  17. Meu nome é Domingos Braga Mota, e sou diretor da Contracs/CUT (confederação nacional dos trabalhadores no comercio e servicos da CUT). Em dezembro de 2019, nossa confederação não teve como emitir meu bilhete aéreo pela empresa que fornece este tipo de serviço –trecho de São Paulo a Fortaleza. Meu presidente comprou no seu cartão de crédito pela cia aérea GOL, e não tive nenhum problema no embarque. Detalhe: sou homem, sou branco. Tenho certeza que é racismo mesmo!! Eu vejo e observo como as pessoas negras viajam e como as pessoas lhes olham e vejo seus comportamentos. Quero dizer que dói, dói muito ver este preconceito contra negras e negros. Minha irrestrita solidariedade a Preta Ferreira. Não ao racismo e à homofobia. Fora fascistas racistas! Não passarão.

  18. Então … isso já aconteceu comigo. Quando comprei em cartão de terceiros, apesar de confirmada e aprovada a compra, para emissão tinha que ir no aeroporto com o documento original ou autorização expressa reconhecida firma pelo titular do cartão.

  19. Já comprei passagem para outra pessoa viajar, já viajei com passagem comprada por outra pessoa e NUNCA tive nenhum problema. Aliás, nunca nem checaram isso…

  20. Já comprei passagem com o cartão de uma amiga que não viajou comigo. Embarquei de boa. Nem olharam direito minha identidade. Sou branca e esse lugar de privilégio não me deixa nem um pouco confortável quando vejo situações como essa.
    #GolRacista

  21. Pessoal, realmente se se confirma q a compra foi legítima, sensacional! Penso q a vítima de racismo poderia ser duplamente mais elagante e inteligente q esses racistas imbecis: caia na gargalhada, arrume um bom advogado e processe. Simples assim. Agora, gastar energia c td isso é burrice. E não me venham chamar de conivente ou q sendo ‘branca’, “pimenta no olho do outro é refresco’, pq TODAS nós mulheres, ou negras ou ateias, ou indígenas ou gay ou o q quer seja denominado inadequado por estes chauvinistas FDP, sofremos as agruras da burrice. Por isso, fiquem no ressarcimento financeiro – q é um bom soco no estômago desses tipos, q me deixarao menos angustiada. Já pesa demais o número inadmissível de assassinatos, estupros e agressões por sermos o q há de melhor neste planeta comandados por tipos estéreis e boçais. Pelamodideus!

POSTS RELACIONADOS

Juíza federal é referida como “preta desgraçada” por arquiteta branca

Frente à adversidade, Mylene Ramos não apenas buscará a reparação pelos prejuízos sofridos, mas também almejará fazer valer seus direitos como vítima de discriminação. Uma mulher que dedicou sua vida à luta por justiça social agora se posiciona do outro lado da mesa , não mais como juíza ou advogada, mas como alguém que exige dignidade e respeito.

Revoga Minc: escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus

Revoga Minc

Escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus