Quem dera fôssemos a Venezuela – que tem 10 mortes por corona x Brasil 5.511

No dia 17 de março foi registrada a primeira morte por corona na Venezuela. Hoje, Mais de 40 dias depois, o número subiu para 10 casos.

Antes mesmo do primeiro óbito, no início da segunda quinzena de março, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, investiu numa série de políticas públicas para a contenção do contágio do coronavírus e agora colhe um baixo número de casos fatais do vírus.

Pelo menos 20.000 médicos, entre venezuelanos e cubanos, além de estudantes brasileiros de medicina no país, foram chamados para realizar visitas ‘casa por casa’ para testar a população. Testagem em massa, todo o mundo sabe, é a chave para conhecer, rastrear, conter e vencer o vírus. Para iniciar o processo de testagem, foram recebidos 2 milhões de testes rápidos vindo da China.

Para efeito de comparação, enquanto o Brasil realizou 1.597 testes por milhão de habitantes, uma vergonha internacional, a empobrecida Venezuela, vítima de um bloqueio econômico criminoso orquestrado pelo Estados Unidos, já realizou 16.132 testes por milhão de habitantes! Dez vezes mais do que o gigante Brasil!

Além disso, o sistema informático de atendimento social “Sistema Pátria” fez uma pesquisa pessoal com 10 milhões de pessoas, em que 16 mil disseram ter gripe ou algum sintoma parecido. O governo da Venezuela determinou, então, que as 16 mil pessoas fizessem o exame. Destas, apenas 7 foram confirmadas com coronavírus e isoladas imediatamente.

O isolamento atinge todo o território venezuelano. Os terminais terrestres foram fechados e a circulação entre estados é permitida somente em carros particulares. Brigadas Itinerantes de Prevenção à Contaminação pelo coronavírus foram espalhadas por todo o país para informar a população sobre higienização e as regras do isolamento.

Para que a população não sofresse com o impacto econômico, o governo determinou uma série de medidas para garantir renda mínima a toda a população:

1. Nenhum trabalhador pode ser demitido até dia 31 de dezembro;

2. O Estado venezuelano irá pagar os salários dos trabalhadores das empresas privadas por seis meses para eles ficarem em casa;

3. Está proibido cobrar aluguel por seis meses;

4. Fica proibido cobrar prestações e juros de todos os financiamentos em curso por seis meses;

5. Fica suspensa a cobrança das taxas de serviços de energia, água, gás;

6. Sete milhões de famílias seguirão recebendo uma cesta básica de alimentos a cada 15 dias até que a pandemia e o estado de emergência sejam encerrados.

Já o Brasil teve sua primeira morte no dia 23 de março e hoje tem 5.511 óbitos em todo o país. Em algumas cidades, como Manaus, o Sistema Único de Saúde já colapsou. Em São Paulo, grande epicentro da doença, 85% dos leitos de UTIs do SUS já estão ocupados, segundo dados do Ministério da Saúde. Pesquisa do Imperial College de Londres mostra que o Brasil tem o maior índice de contágio do Covid-19 entre 48 países analisados. Aqui, cada infectado transmite a doença para cerca de três pessoas.

Diante de um presidente criminoso, os governantes estaduais tiveram que tomar suas próprias medidas de contenção do contágio. Jair Bolsonaro, inútil até pra ter um partido, deu as seguintes declarações em relação ao corona vírus:

09 de março:
“está superdimensionado”

11 de março:
“Outras gripes mataram mais”

15 de março:
“Em 2009, 2010, teve crise semelhante”

17 de março:
“Esse vírus trouxe uma certa histeria”

20 de março:
“Não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar”

22 de março:
“O povo saberá que foi enganado por esses governadores e por parte da grande mídia”

23 de março – dia da primeira morte:
SEM DECLARAÇÕES

24 de março:
“Nada sentiria, ou sentiria, quando muito, uma gripezinha ou resfriadinho”

26 de março:
“Eu acho que não vai chegar a esse ponto”

29 de março:
“Todo mundo vai morrer um dia”

01 de abril:
“Vírus é igual a uma chuva. Você vai se molhar, mas não vai morrer afogado”

12 de abril:
“O vírus tá indo embora”

20 de abril:
“Eu não sou coveiro”

28 de abril:
“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”

Agora eu reafirmo meu título: quem dera a gente tivesse virado a Venezuela e tivéssemos poucas mortes, garantia de salários, isenção de contas básicas e de aluguel, além de equipes treinadas para testar a população em massa. Que dera.

 

Veja mais: Palácio do Planalto ou Escritório do Crime, STF abre inquérito contra Bolsonaro. E daí?

COMENTÁRIOS

25 respostas

  1. Me diz quantos milhões morreram na Venezuela somente de fome no último ano? Prova para todos nós que lá é tão bom, se muda para lá.

    1. Tem muito mais miseráveis na avenida paulista, em SP, do que em toda a Venezuela. A extrema direita e a mídia brasileira mentem escandalosamente sobre a República Bolivariana.

  2. A ignorância do GIL contribuiu com o MAIOR número de Desempregados, com a MAIOR Crise do Brasil que está quebrando todas Indústrias, Pequenos e Médios empresários brasileiros, com um Governo que só dá dinheiro para Banqueiro e que acha que o coronavírus é uma “gripezinha”, sendo normal 1000 mortes por dia! É por esses caras que votam num Bolsonaro que acha que “idoso vai morrer mesmo”, para não dar mais despesa para a Previdência, mas esquece que esse mesmo cara que hoje é o idoso contribuiu mais de 30 ou 35 anos para receber o direito do benefício. Gil, essa sua ignorância não percebe que Paulo Guedes e Bolsonaro onde propôs dar R$ 200,00 para as pessoas das períferias que estão mais necessitadas e vulneráveis e que foi os Deputados de Esquerda que conseguiram aumentar esse benefício para R$ 600,00 e que o Governo Bolsonaro está fazendo “corpo mole” para pagar as 3 parcelas, com isso, pessoas estão passando fome e até morrendo. Mas o REPASSE de BILHÕES foi IMEDIATO AOS BANQUEIROS! Gil o que você diz disso! A verdade é que você é um hipócrita, demagogo e é responsável direto com tudo isso que acontece há quase 1 ano e meio de Governo Bolsonaro que tem um PIBinho de 2% ao ano, diga-se o MENOR da História do Brasil, vendendo nossas riquezas, a preço de bananas, para os EUA! Ah, você deve ser aquele cara da classe média que está perdendo todos os seus direitos sociais e está achando legal e quero ver o que você vai achar assim que FALIR SEU NEGÓCIO, que será num futuro muito próximo e verá amigos e parentes seus morrerem de Covid-19 para acreditar na tragédia que estamos vivenciando. Quero ver você FALIDO e arrependido por ter votado nesses caras! Aconselho você aproveitar esse tempo de quarentena para ir estudar que você está precisando para interpretar as informações mundiais!

  3. Se fossemos como a venezuela teríamos 9 mortes, pois países comunistas omitem e/ou mentem suas estatísticas, o que é mto pior.

  4. A venezuela é um pais quebrado e tiraram de onde não tem pra fazer essa quarentena, porem quando a conta chegar eu que nao queria morar na venezuela. Cada uma que agente vê

  5. Laura, muda pra lá então. Lá é igual aqui, só que aqui é divulgado e lá não, simples.

  6. Cara piada
    Ninguém lá tem contato com gente viajando. O povo não tem o q comer. A China mente e Venezuela tbem. FIM DO COMUNISMO JÁ.

  7. Só benefício assistencialista. Compra manada por estômago. Nojo dessa esquerda

  8. Edlayne, antes de mandar os outros estudarem, estude você, quem sabe assim você realmente entenda o que o presidente falou e não vai repetir apenas o que a mídia podre diz que ele falou. É fácil editar vídeos, tirando totalmente do contexto original. Só pra constar, sobre os 600,00, não foram os deputas canhotos que “conseguiram” aumebtar o valor. O governo iniciou com 200,00, a câmara dos deputados queria 500,00 daí o governo chegou aos 600,00, que era o plano original. Mais que esse valor é inviável, se o governo indicasse 600,00 de cara, iriam querer mais, daí ninguém teria nada. Entendeu? Ou precisa desenhar. Sobre o dinheiro aos bancos, o governo não deu nada, ele emprestou, eles terão que devolver depois. Mas continue acreditando en tudo o que vê na globo e cia. E na esquerda, que usam pessoas como você como massa de manobra para se perpetuar no poder e roubar tudo o que ainda não roubou. Ah e o lula é o maior ladrão do mundo. Kkkkkkkkk

  9. 1000 mortes ao dia?? de onde vc tirou esse número que nunca existiu no no Brasil? Pibinho de 2%?? O PIB no último governo Dilna não chegou nem perto disso. Argumentos rasos e superficiais!

  10. Tenho dó de quem acredita nos dados oficiais do governo venezuelano…

  11. A claro a Venezuela é um paraíso e os milhares de venezuelanos que fogem do país pra não morrerem de fome são apenas paranóicos.

  12. Sera mesmo? geralmente em ditaduras as informações não são confiáveis

  13. se você não conhece o melhor e ficar de boquinha calada e se você acha que a Venezuela é um paraiso é só pegar seu RG e ir embora meu amigo o que ainda faz no Brasil um pais tão ruim assim pra você, eu todos os anos ia a Venezuela e acompanhei o declinio daquele Pais destroçado pela corrupção e pelo governo que alguns imbecis desinformados pintam como uma maravilha, vai lá e conversa com aquele povo que antes tinha de tudo e hoje até pra abastecer tem que ir pra uma fila, tem que esperar o dia que pode abastecer, o dia que pode comprar em supermercados a maioria desabastecidos, vá pra lá trabalhar um mes todo pra comprar um prato de comida em um restaurante, deixem de ser hipocritas e ficar pintando quadros falsos sem conhecer o pintor, eu teria vergonha de falar que lá é melhor que um xiqueiro de porcos, se lá fosse tão bom porque os Venezuelanos estariam dispostos a andarem a pé 230 km da fronteira até a capital de Roraima Boa Vista, eu falo porque acompanhei sou da região, fico indignado em ver alguns imbecis falando besteira daquilo que nem sabem, quantas familias perderam suas vidas por conta da fome, eu vi Homem chorar por não ter como dar de comer a sua familia, isso é bonito? pelo menos pra mim me cortou do coração quando vi eu estava lá dentro do Pais e estou relatando o que vi não o que alguns idiotas me falaram.

  14. Dados super confiáveis, Venezuela é um exemplo de transparência, (ironia).

  15. Site de lixo, bando de esquerdista, não lembram de quanta gente fugiu e ainda foge da Venezuela e da super inflação causada por esse “presidente”?Preciso lembra-los da extrema opressão do Governo de lá quanto a manifestações?E de quantas pessoas morreram nestas mesmas manifestações?
    Se acham tão bom esse Governo Ditatorial porque não vão morar lá?Aproveitem, já que 1 R$ vale quase 34 mil bolivares
    hahahahha

  16. Martha, vai morar lá então, para ver que paraiso é.

  17. Venezuela com pouco menos de 30 milhões e quer comparar com brasil com seus 220 milhões? Sem contar a irresponsabilidade do povo que continua fazendo baile funk e etc. quer colocar isso na conta do pais? serio?

  18. ver jornalistas defendendo uma ditadura é SULRREAL. A imprensa brasileira realmente está no FUNDO do poço e cavando.

  19. Esses dados são questionáveis, visto que, o país, está enfrentando desabastecimento e os cofres públicos da Venezuela não tem como sustentar uma população extremamente pobre e dependente além de mentir sobre médicos atendendo sem precedentes. Isso só pode ser coisa de DITADOR para chamar a atenção do público e dizer que DITADURA é a melhor coisa do mundo.

  20. Essa blogueira deveria criar vergonha! Salários? Meu noivo, português q morou em Caracas por 25 anos e é aposentado lá, hj reside em Portugal e recebe 4,5 dólares de aposentadoria. Se não tivesse conseguido sua aposentadoria em Portugal estaria passando fome, pq o SM de lá compra 1 frango. Atualmente falta água, combustível, hospitais, medicamentos, falta tudo. Os seus cidadãos emagreceram por desnutrição, em média 15 kg nos últimos anos. Eles não têm liberdades pq até a polícia rouba o cidadão, na cara dura. Caracas está se deteriorando como Cuba está deteriorada. Além de tudo, jamais alguém saberá quantos mortos houve ou há na Venezuela! Pq lá, assim como na China e outros países ultra “DEMOCRÁTICOS”, só saberemos o q os “governos” querem q saibamos! Maduro e sua trupe tomaram a vacina e é o q sabem por lá! Sabem ainda q, qdo houver vacinas, só serão vacinados os q forem a favor do governo(porte do cartão do cidadão do governo). Meu Deus, essa mulher tem q morar uns meses lá. Quanta mentira numa “matéria” só! Quem conhece a Venezuela sabe q aí só há inverdades!

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

GUSTAVO LIMA E A HOMOAFETIVIDADE

Por Antonio Isuperio* Gustavo Lima e a homoafetividade representa um contexto bem mais comum que imaginamos, ele é a regra. A estrutura da masculinidade heteronormativa