Que povo é esse? Documentário sobre os sem-teto pede apoio para finalização

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

“Uma história dos movimentos populares e do povo que luta pelo direito à moradia”. É assim que os produtores do documentário Que povo é esse? abrem sua página na plataforma de financiamento Catarse para pedir apoio para a finalização e lançamento da obra.

Que povo é esse? existe para ouvir e mostrar as falas do cotidiano de brasileiras e brasileiros que vivem em diferentes formas de ocupação de moradia na Região Metropolitana de São Paulo. Pessoas obrigadas a escolher entre o aluguel, o transporte ou a alimentação, sua e da família.

Foto: Ennio Brauns

O filme fala da história de um povo de luta disperso, também, em tantas outras cidades do Brasil. Olha a trajetória do país a partir do ponto de vista de quem não aceita como natural a ordem que obriga milhões de famílias brasileiras a uma vida de condições sub-humanas, sem um teto adequado sob o qual descansar, sem água potável e sem energia elétrica, no final da segunda década do século 21 – aliás, todos direitos previstos na Constituição Federal de 1988.

Que povo é esse? dialoga com os atuais movimentos urbanos que organizam as lutas dos trabalhadores por moradia digna e serviços públicos de qualidade, buscando compreender sua história, suas práticas e sua visão de sociedade.

O filme expõe a visão crítica de urbanistas e lideranças populares ao modelo de organização de nossas cidades, submetidas à lógica da especulação financeira do território urbano que impõem à classe trabalhadora uma condição de vida visivelmente degradante.

Foto: Ennio Brauns

Na metrópole contemporânea, ao menos 25% da população mora em situação irregular, seja pela localização ou ausência de documentação de propriedade. É dessa forma, a partir de casas construídas por conta própria, em locais distantes ou de risco, que surgiram e se expandiram boa parte dos bairros periféricos mais antigos.

https://www.facebook.com/watch/?v=1491298824368186

Com direção e roteiro de Ennio Brauns e Jonathan Constantino, o filme conta com direção de arte de Thiago Siqueira e trilha sonora de Rudá Brauns. As imagens, tanto em vídeo como fotográficas, coletadas ao longo de quase três anos, são de Ennio Brauns, Jesus Carlos, Jeomark Roberto e Filipe Perez.

Acesse o Catarse e contribua: https://www.catarse.me/que_povo_e_esse

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Em Ribeirão Preto, cidade conhecida como a "Califórnia Brasileira", o casal Tatiane Pereira, 22, com o marido Mateus Cazula, 24, e o filho Henrique, 2, no dia 28 de maio. A prefeitura demoliu a casa que a família construía em terreno público abandonado. "Estamos sem trabalho e já fomos despejados por dever o aluguel. Ocupamos esse pedacinho da Favela das Mangueiras e com o auxílio-emergencial construímos as paredes pra morar. É o que dava. Foi tudo embora, e agora?" (Foto: Filipe Augusto Peres)

Campanha Despejo Zero: “Moradia é questão de vida ou morte na pandemia”

Em plena crise sanitária, aumento das remoções forçadas em todo o país mobiliza campanha nacional e internacional #despejozero. A intenção é pressionar aprovação do projeto de lei que proíbe que brasileiros sejam jogados no olho da rua e expostos ao coronavírus por não ter como pagar aluguel

Para discutirmos a volta às aulas

A artigo de Joana Monteleone, levanta uma série de questões que precisam ser pensados com urgência pelo campo progressista para a volta às aulas

>