Quarta-feira de violência na Cracolândia

Por Craco Resiste*

Covardia e humilhações

Imagens feitas nesta quarta-feira (4/4) mostram a truculência diária da Guarda Civil Metropolitana na Cracolândia. Primeiro, um dos guardas lança spray de pimenta contra um homem que não oferece nenhuma resistência. (Assista no vídeo abaixo: alerta para cenas fortes)

O spray é jogado a curta distância, diretamente sobre os olhos da pessoa, em uma clara intenção de machucar. Esse tipo de ação está de acordo com as normas de uso do armamento menos letal? O guarda se sentiu ameaçado por esse homem que visivelmente está com dificuldades de se movimentar?

Poucos minutos depois, o grupo de pessoas que reclama da truculência dos guardas é dispersado a cacetadas. Dois homens apanham pelas costas. Por que bater em pessoas que já se afastavam? Por que bater pelas costas?

Toda ação, que não é uma exceção, mas uma repetição cotidiana no território, é um mero exercício de arbitrariedade. Não tem função alguma para a segurança pública. A cada dia a violência se intensifica contra os usuários de drogas e população em situação de rua. Durante o dia, mulheres relatam revistas cada vez mais invasivas. Á noite,são retirados cobertores e outros objetos pessoais.

A intensão é tornar a existência da população em situação de vulnerabilidade insuportável para que eles abandonem a região, deixando o espaço livre para a especulação imobiliária e o cenário propício para os comerciais da campanha eleitoral dos quase ex-governador e ex-prefeito Alckmin e Doria.

  • Craco Resiste é um coletivo antiproibicionista, abolicionista penal e, antes de tudo, antimoralista.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS