PT denuncia golpe contra a democracia na Bolivia

O Partido dos Trabalhadores denuncia o golpe de Estado na Bolívia, que levou à renúncia do seu legítimo e constitucional presidente Evo Morales Ayma

O resultado do primeiro turno da recente eleição presidencial foi questionado pelo segundo colocado nesta disputa, o candidato Carlos Mesa, o que levou as autoridades eleitorais bolivianas a promoverem uma auditoria nos votos com supervisão da OEA.

No entanto, os questionadores do resultado eleitoral substituíram esta possibilidade pela reivindicação da renúncia do Presidente Evo. Aliás, atualmente este movimento sequer é dirigido pelo segundo colocado e sim por forças da extrema direita que, a exemplo de outras situações na América Latina, almejam promover um golpe de Estado na Bolívia.

O primeiro passo foi não reconhecer o resultado eleitoral, independentemente de haver auditoria ou não, e o segundo será a tentativa da direita de assaltar o poder para retornar o neoliberalismo a este país que, no entanto, tem exibido um dos melhores desempenhos econômicos na América Latina, com importantes políticas de inclusão e justiça social.

Repudiamos com veemência a atitude antidemocrática e violenta da direita, a ingerência externa e a omissão de parcelas das forças policiais em proteger as autoridades e o patrimônio público e cumprir seu papel para assegurar sua integridade física, bem como a das organizações sociais e da população que reivindica o respeito à normalidade democrática.

Apoiamos a decisão do Presidente Evo de convocar novas eleições no intuito de pacificar o país e dirimir qualquer dúvida quanto à vontade popular na escolha de suas autoridades. Desejamos que o diálogo, a paz e o respeito à Constituição do Estado Plurinacional da Bolívia prevaleçam.

Não aos golpes de Estado!

Pela soberania do povo boliviano!

Comissão Executiva Nacional do PT

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS