Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #91 – Thais Andressa: Poéticas do Cotidiano

Thais Andressa apresenta o 91º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano4

Poéticas do Cotidiano.

Tudo é vário. Temporário. Efêmero.

Chico Buarque 

.

Na série “Poéticas do Cotidiano”, a fotógrafa mineira Thais Andressa busca inspiração em seu dia a dia durante a quarentena, e nos poemas de Fernando Pessoa, Orides Fontela, Ferreira Gullar, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade; visando um diálogo entre literatura e fotografia, além de uma visão reflexiva sobre o espaço de sua casa.

“A fotografia é minha forma de interpretar o mundo, de dar vazão aos meus sonhos e de potencializar a minha voz. Vivemos em uma época em que tudo requer pressa, e não há tempo para a contemplação, deixando de lado a essência e a poética que há nos instantes.

Explorando uma narrativa baseada em sombras e reflexos, a série expressa a transitoriedade, a representação de um universo paralelo e mágico, nossas angústias e inquietações. São cenas presentes em nosso cotidiano, mas que passam muitas vezes despercebidas, e que visam levar à reflexão sobre a passagem do tempo, a brevidade da vida e a necessidade da contemplação. Qual a relação do homem com o espaço que habita?” Os objetos presentes em nossa casa, guardam afetos, memórias e nos fazem contemplar o passado, a ausência e o nosso eu. Poéticas do cotidiano.

Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano1
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano2
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano3
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano4
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano5
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano6
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano7
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano8
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano9
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano10
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano 11
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano 12
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano 13
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano 14
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano15
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano 16
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano 17
Thais Andressa. Poéticas do Cotidiano 18

.

Minibio

Thais Andressa é jornalista e fotógrafa. Apaixonada pelo universo artístico, tem interesse também pela literatura. Atua na cobertura de eventos culturais e na área de produção cultural. Realizou exposições fotográficas individuais no Museu Regional de São João del-Rei, Centro Cultural Sesi Minas Ouro Preto e Centro Cultural UFMG. Da Street Photography aos retratos, está sempre em busca de conhecimentos e novos projetos. 

.

Para conhecer mais o trabalho da artista  

https://www.instagram.com/thais.andressa_art/

https://contatothaisandres5.wixsite.com/meusite

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Pandemia do ódio: Bolsonaro e Hitler se sobrepõem - Foto: Reprodução

Estamos vivendo a pandemia do ódio

A máquina de ódio, mentiras e manipulação desencadeada por Bolsonaro e seus aliados, já intoxicou profundamente a sociedade brasileira