Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #84 – Tiago Santana: O Espelho Preto

Tiago Santana apresenta o 84º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Tiago Santana, O Espelho Preto

O Espelho Preto de Tiago Santana

Espelho Preto é um momento onde Tiago, prestes a abandonar a fotografia, resolve reunir alguns amigos para realizar um último ensaio buscando inspiração, Tiago olha para dentro de si e descobre um universo preto a ser descoberto e experienciado através de raízes e tradições, que mostraram que a caminhada na fotografia, com a arte, nunca tem fim.

Em parceria com equipe da Com Tato Paralelo, Adriana Guedes (multiartista), trouxe seu olhar e direcionou os dois dias do ensaio, que foi realizado no Oyagiban, bar localizado em Itaquera.

Espelho Preto é mais que um ensaio fotográfico, editorial ou conceito. Significa o renascimento de um artista, que apresenta um fragmento do universo que há dentro de si, e busca inspirar outros, assim como foi inspirado. Cada fotografia representa uma pesquisa de troca com o universo, que tem recebido esse projeto com muito acolhimento e carinho.

Espelho Preto passou por galerias, paredes de casas de pessoas queridas, murais, exposições (uma delas na Espanha!), agora chega no lugar de seu ponto de partida geográfico, o bairro de Itaquera na Zona Leste de São Paulo.

Tiago Santana, O Espelho Preto 1
Tiago Santana, O Espelho Preto
Tiago Santana, O Espelho Preto 2
Tiago Santana, O Espelho Preto 4
Tiago Santana, O Espelho Preto5
Tiago Santana, O Espelho Preto6
Tiago Santana, O Espelho Preto7
Tiago Santana, O Espelho Preto8
Tiago Santana, O Espelho Preto 9
Tiago Santana, O Espelho Preto10
Tiago Santana, O Espelho Preto11

Tiago Santana está fazendo o sorteio de uma das peças que compõem a exposição! Cada bilhete custa apenas R$10, quem tiver interesse em participar, só acessar o link:

https://www.rifatech.com/347010002.xhtml

.

Minibio

Tiago Santana é fotógrafo, artista que se descobre diariamente através das imagens. Formado em produção audiovisual, técnico em processos fotográficos e um dos fundadores do fotocoletivo Afrotometria. Tiago leva a exposição Espelho Preto para uma curta temporada em dezembro, na Casa de Cultura Raul Seixas, do dia 12 ao dia 23.

Para conhecer mais o trabalho do artista

https://www.instagram.com/tiggaz/

https://www.instagram.com/afrotometria/

https://www.instagram.com/_fotopreta/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A POSSE, COMO CULTURA

Augusto Boal (in memoriam 2002) nos lembra a importância da ocupação das ruas e espaços públicos pela cultura. E por meio dela, transmitir pelos sentidos – e não só pela razão – a transformação de palavras e promessas.