Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #72 – Isadora de Barros: A Forma da Luz

Isadora de Barros apresenta o 72º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Isadora de Barros - A Forma da Luz14

A Forma da Luz.

Em meio ao caos, um respiro. Um alívio deixar a mente livre das angústias por um breve momento. Angústia da incerteza, ou da aparente certeza, de um rumo inumanista que o mundo tem caminhado. De um lado, um vírus que nos assombra a todo instante, com um elevado número de óbitos diário, e de outro, uma desesperadora onda conservadora que se alastrou pelo mundo, levando pessoas inconsequentes, despreparadas e alienadas ao poder. Intensificou-se uma bipolarização da sociedade e um sentimento de ódio incentivado pelo governo. Como se tudo fosse binário, a população se divide, ao invés de se unir para lutar por seus direitos básicos.

Acredito que viver toda essa bipolarização em uma era tecnológica como estamos vivendo, seja ainda mais perigoso e exige um grau ainda maior da necessidade de nos manter lúcidos e cientes do nosso entorno. Os algorítimos digitais, para quem tem acesso à internet, estão suscetíveis. Intensificam ainda mais essas bolhas de informação, controlando o que cada um de nós tem acesso.

Diante de todo o contexto atual, fomos obrigados a nos isolar e permanecer entre quatro paredes. Pelo menos por um tempo, isso perdurou. O presente assusta, com tudo isso à flor da pele –  os índices raciais dos óbitos que escancaram o racismo estrutural da sociedade,  o aumento de violência doméstica e do número de feminicídio, também assuta, e muito – o respiro é olhar pra dentro, e a falta de liberdade durante a quarenta, me fez fazer isso.

Lá, você encontra o que procura. Encontra a luz, a paz e a felicidade. Um verdadeiro mergulho no autoconhecimento, que traz um alivio libertador. É o respiro no meio do caos e trouxe isso em forma de imagens fotográficas, que compõem “A forma da luz”. O ensaio trata-se de um lento despertar, por passarmos de manchas mais abstratas para formas pouco a pouco reconhecíveis.

Cada imagem contém uma história e, por meio da materialidade, associa-se luz, sombra, movimento e espaço. Trata-se de um percurso que, saindo do impalpável, vai dando feição ao que é concreto, passando por uma dança das formas, que são vistas através de uma luva translúcida de tecido.

A luz que incide pela janela do estúdio, reflete a metáfora da própria câmera fotográfica, um mecanismo que permite que nos abramos para o mundo, ao mesmo tempo que nos distanciamos, em silêncio, dele.

A composição de luz e sombra, sobreposta por um tecido translúcido, mostra a vontade que a luz ilumine o que está fora do mundo, ou protegido dele, e como disse um professor meu a respeito desse trabalho, trata-se de um “desenho de uma luz interna”. O desenho de um despertar, que só foi possível encontrar, olhando para dentro.

Isadora de Barros - A Forma da Luz1
Isadora de Barros - A Forma da Luz2
Isadora de Barros - A Forma da Luz3
Isadora de Barros - A Forma da Luz4
Isadora de Barros - A Forma da Luz5
Isadora de Barros - A Forma da Luz6
Isadora de Barros - A Forma da Luz7
Isadora de Barros - A Forma da Luz8
Isadora de Barros - A Forma da Luz9
Isadora de Barros - A Forma da Luz10
Isadora de Barros - A Forma da Luz11
Isadora de Barros - A Forma da Luz12
Isadora de Barros - A Forma da Luz13
Isadora de Barros - A Forma da Luz14
Isadora de Barros - A Forma da Luz15
Isadora de Barros - A Forma da Luz16

.

Minibio

Isadora se formou em arquitetura em São Paulo em 2019 e, desde então, vem se dedicando ao seu trabalho como fotógrafa. Sempre teve a fotografia como meio de se expressar e, em seus trabalhos, procura trazer à tona o seu interior. Trabalhou como assistente do fotógrafo Claudio Edinger quando era mais jovem e atualmente segue como artista independente, guiada por um espírito livre e viajante.

.

Para conhecer mais o trabalho da artista

https://www.instagram.com/isadoradbarros/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.