Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #71 – Luiza Prado: Álbum de Viagens

Luiza Prado apresenta o 71º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Luiza Prado, Álbum de Viagens14
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Álbum de Viagens é um ensaio sobre a temporalidade da memória através da fotografia e também traz um questionamento sobre a fotografia como método de documentação de lembranças na era digital e pós-verdade.

Foram realizadas dezenas de viagens através do Google Earth de modo a se apropriar das imagens. Nessas viagens foram realizadas fotografias via screenshot de cenas, de certo modo, vivências, em passados e cidades em que nunca viajei.

Apesar de todo registro do Google Earth ter sido feito no passado, e não em tempo real trouxe vivências inéditas e identificações parciais e instantâneas, pois as viagens eram sortidas e eu não sabia para onde estava indo, nem quais pessoas eram aquelas que fotografava, tal qual o tempo em que se encontravam.

Esse trabalho iniciou em 2014 e teve continuidade durante a pandemia pela saudade de me conectar com pessoas e criar novas boas lembranças em tempos difíceis.

Luiza Prado, Álbum de Viagens1
Luiza Prado, Álbum de Viagens2
Luiza Prado, Álbum de Viagens3
Luiza Prado, Álbum de Viagens4
Luiza Prado, Álbum de Viagens5
Luiza Prado, Álbum de Viagens6
Luiza Prado, Álbum de Viagens8
Luiza Prado, Álbum de Viagens9
Luiza Prado, Álbum de Viagens11
Luiza Prado, Álbum de Viagens12
Luiza Prado, Álbum de Viagens13
Luiza Prado, Álbum de Viagens14

.

Mini Bio

Luiza Jesus do Prado, conhecida como Luiza Prado (1988, Guaratinguetá / SP / BR), é uma artista transdisciplinar brasileira. Prado integra a busca de soluções por meio da intersecção entre arte e ciência. Sua pesquisa artística que envolve sexualidade e trauma, problemas mentais e memória. Sua proposta é reprocessar e dessensibilizar traumas e memórias e seu resgate neural por meio da arte vinculada a outras disciplinas, como tecnologia, física, neurociência e psiquiatria.

Em 2014, ocupou uma residência artística no Museu de Arte Contemporânea de Bogotá (Colômbia), derivada de sua pesquisa central, intitulada Sexualidade Colonizada, situação em que, consequentemente, sua obra “Gula” foi agregada ao acervo permanente do Museu, participou de ações públicas como a Mostra Performatus da Cia Excessos e também do projeto “Presença Permeável” no Paço das Artes no Teatro Municipal (São Paulo) em 2017.

Em 2017 também foi convidado para o Pacific Standart Time / LA, realizado em o Museu de Anaheim, com o projeto “We The People”, obra que posteriormente foi exposta na Bienal Internacional de Casablanca, no Marrocos, e no mesmo ano também foi exibida na segunda Bienal de Fotografia e Vídeo de Xangai em Chongqing Museu de Arte Contemporânea da China com sua série de longas-metragens intitulada “Reencarnar”.

Em 2018, participou da Off Biennale Cairo, no Egito, com a obra “Sinto Muito”. Participou de feiras como Scope Miami (EUA), Stroke Art Fair (DE), mostras no Brasil e na América Latina e em alguns países.

.

Para conhecer mais o trabalho da artista

www.twitter.com/luizapradoart 

www.instagram.com/luizapradoart

www.facebook.com/luizapradoart

site: www.luizaprado.art

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

>