Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #49 – Alessandra Anselmi: Face Transmutada

Alessandra Anselmi apresenta o 49º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Alessandra Anselmi

Face Transmutada

Face transmutada é o resultado das andanças fotográficas pelas ruas da cidade de Santo André, durante a pandemia da Covid-19.

Entra a camada de pano sobre o rosto, sai a magnitude das feições humanas. Sim, os olhos estão lá, e nada substitui o olhar, eu sei. Está lá também, a expressão corporal e, sabemos o quanto ela interfere nas manifestações e interpretação dos sentimentos.

No entanto, é impossível negar que esse conjunto de expressões humanas não tenha sido impactado por conta deste novo cenário, expressões essas, que se sobressaem agora com outra potência, marcadas pelo signo da época – a máscara – é a partir desta que se estabelece um novo marco na história da humanidade.

Se antes, os sentimentos pareciam escapar pelos poros, pelas expressões mais diversas, com a máscara tudo fica encoberto, obtuso, melancólico. O ser humano se acostuma, se entrega à padronização visual – à proteção tão necessária e que, ao mesmo tempo, o descaracteriza, o desumaniza. E, perante a cidade gélida e cinza, tudo agora se mistura: homem e concreto, numa comunhão assustadora, que não sabemos por quanto tempo irá durar.

Não são somente as feições humanas que foram abaladas pelo uso da máscara. As cidades também nos apresentam essa nova estética do horror. Horror, pelo que o uso da máscara representa e pelo que ela não nos deixa esquecer um só segundo – daí a razão talvez dessa tristeza que percebo pairando no ar cada vez que saio para fotografar.

Adequamos-nos rapidamente a uma nova linguagem visual que nos apresenta esse outro mundo, violentamente delimitado por este pequeno artefato, impedindo, dificultando a interação humana, mascarando a riqueza das emoções, justamente num momento em que temos urgência de mostrá-las, de compartilhá-las. Haveremos de superar essa face transmutada? Ou ela irá se impor definitivamente?

Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi
Alessandra Anselmi

.

Minibio

Alessandra Anselmi é fotógrafa, faz parte do coletivo Fotógrafos Pela Democracia.  Vem registrando o cotidiano da Capital paulista e ABC atuando basicamente na fotografia de rua e em manifestações diversas. Atua também com ensaios sensuais e retratos.

.

Conheça mais o trabalho da artista

https://www.instagram.com/alanselmi/

https://www.facebook.com/le.anselmi

https://twitter.com/Ale_Anselmi

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Fotos de rua lindas, fortes e ao mesmo tempo sensíveis. Tem uma delicadeza na intensidade. Parabéns Alessandra Anselmi! Amei esse, como também outros ensaios deste projeto artístico lindo do Jornalistas Livres! E já que em tempos de pandemia não podemos ver exposições por aí, ao menos virtualmente continuamos nos nutrindo de arte por aqui!

    1. Muito obrigada, Suelen! Ficom imensamente comovida com suas palavras. De fato, a proposta dos Jornalistas Livres é maravilhosa e necessária!! Que possamos continuar sim, nos nutrindo de arte!

    1. ahaha lindeza, mãe vale né, gente!? te amo!

  2. Lindo trabalho da fotógrafa Ale Anselmi! Faz tempo que suas imagens me instigam!

    1. Querida, Maria Lígia Pagenotto, que delícia receber este teu carinho! Tão importante, amiga! Obrigada por tudo! Sempre!

  3. Meu vontade de voltar a trabalhar como repórter. Alessandra Anselmi captou o espírito de uma época com talento e sensibilidade. Uma extraordinária lição de jornalismo, um olhar meticulosamente trabalhado para revelar a realidade e deixar nela a assinatura inigualável. Muito bom!

    1. Cristiano, querido! Sinto somente agora ver seu comentário! Teria sentido isso que estou sentindo agora, por mais tempo! Não faz ideia do calor, do aconchego que suas palavras que trazem neste momento. Muito obrigada! Um grande abraço!

  4. Obrigada, amigos e amigas do Jornalistas Livres, sobretudo um agradecimento especial ao querido Fernando Sato pelo convite e zelosa curadoria com esse projeto incrível! Honrada demais em fazer parte! Um ensaio mais lindo que o outro! Abraços, Ale Anselmi!

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.