Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #43 – Iná Henrique Dias: Janelas da Alma

Iná Henrique Dias apresenta o 43º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Iná Henrique Dias
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Janelas da Alma. No início da quarentena, vivi dias de tristeza e solidão.

Esse misto de sensações se deu, devido ao distanciamento físico, que fez com que eu e as demais pessoas deixássemos de ter contato físico e social. 

E agora, penso. Quando será que voltarei a fotografar as ruas do centro de São Paulo e aquelas janelas das almas, onde se passam os sentimentos e a simplicidade cotidiana, visto que o medo era visível no rosto da maioria da população?

Também senti medo, e isso fez com que me distanciasse de muitos, e a solidão aflorou.

Todos que vivem nas grandes cidades, um dia ou outro, percebe que, apesar de rodeados de pessoas, temos a sensação de estarmos sós.

Mesmo sem um declínio significativo dos casos dessa pandemia, começou a reabertura parcial do comércio no centro de São Paulo e, as pessoas, sob um novo prisma de vida e sabendo que as coisas nunca mais voltarão a ser como em um passado não tão distante, transitam pelas ruas, ainda sim com medo, porém com a esperança que dias melhores virão e eu, em um futuro não muito distante, voltarei a fotografar as janelas e simplicidade da vida como ela é.

Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias
Iná Henrique Dias

.

Mini Bio

Iná Henrique Dias, historiadora, pedagoga, professora e fotógrafa, se dedica a captar e mostrar a cidade e suas transformações, mostrando os negros como protagonistas e seres atuantes de São Paulo.

Começou a fotografar como hobby, depois foi estudar fotografia, começou a desenvolver um projeto sobre o Parque Minhocão, participou de um concurso e foi uma das vencedoras, tendo como prêmio, uma exposição na Galeria Utópica, na capital paulista. Atualmente, é colaboradora do Jornal Empoderado e faz parte do Coletivo Afrotometria, que tem como meta a inclusão de fotógrafos(as) negros(as) em diversos espaços ligados a arte.

.

Conheça mais o trabalho dela:

https://www.instagram.com/inahds_

https://www.facebook.com/ina.henriquedias

https://ina-henrique-dias.webnode.com

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

>