Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #148 – Sylvia Masini: Universo Finito

Olhando para o universo, Sylvia Masini apresenta o 148º ensaio fotográfico do projeto
Sylvia Masini, UniversoFinito4

.

Universo finito

Deve ter um motivo oculto para estarmos vivendo isso. Um governo genocida, um vírus maldito, tantas mortes, insegurança, medo, depressão e ansiedade. Fui buscar no espaço, no universo, um caminho para me orientar e não pirar. Depois de uns dias do anúncio que entraríamos em isolamento, por conta do Covid-19, passei a olhar o céu noturno. Em São Paulo só a lua se destaca num firmamento escuro alaranjado e opaco. Mesmo assim, da minha janela, observei dezenas de raios que estavam caindo em Santos no dia 30/03/2021.

Em 2020, tive a oportunidade de me desanuviar na casa dos meus pais no litoral, que no auge da pandemia, deixava a cidade vazia e com pouca iluminação. Olhava o céu nas noites frias, zanzando pelo quintal com minha câmera. Acompanhei esse universo, as fases da lua, os melhores horários para ver a Via Láctea. Meteoros? Vi vários, inclusive um enorme que passou sobre mim. Fotografei a maior aproximação de Marte da Terra, 62.7 milhões de quilômetros de distância. Esse movimento galáctico me inspirou, me emocionou, me surpreendeu. Percebi que minha câmera enxerga o espaço que eu não vejo, que desconheço. Hoje a ciência acredita que ele é enorme, mas finito.

A pandemia, esse mistério obscuro, me fez conectar com o que me parece oculto e distante.

Universo Finito. Sylvia Masini – São Paulo – Maio 2021

Sylvia Masini, UniversoFinito1
Sylvia Masini, UniversoFinito2
Sylvia Masini, UniversoFinito3
Sylvia Masini, UniversoFinito4
Sylvia Masini, Universo Finito6
Sylvia Masini, Universo Finito7
Sylvia Masini, Universo Finito8
Sylvia Masini, Universo Finito9

.

Minibio

Sylvia Masini é fotógrafa, paulistana, formada em comunicação social, iniciou a profissão no Centro Cultural São Paulo e em seguida no grupo DCI. Foi colaboradora do jornal Folha de SP, revistas Claudia e Isto É. Trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura. Foi umas das curadoras do Festival de Imagens Periféricas.

.

Para conhecer mais o trabalho da artista

https://www.instagram.com/sylvia_masini/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, recriar seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente. Um universo.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

>