Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #143 – Barbara Veiga: A Beleza da Terra

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, Barbara Veiga apresenta o 143º ensaio do projeto, A Beleza da Terra, um libelo à biodiversidade.
Barbara Veiga, A Beleza da Terra13

A Beleza da Terra.

Este ensaio é uma coletânea de um trabalho realizado em mais de 80 países ao longo de 20 anos numa incessante carreira na luta pela conservação do Planeta Terra. 

As fotografias deste trabalho artístico e documental, mostram cenários mágicos na força da natureza onde a fotógrafa e filmmaker Barbara Veiga atravessa regiões inóspitas da Terra, na África, Ásia, Oceania, Mediterrâneo, Oriente Médio e Antártica, grande parte por mar. Água é um forte elemento da artista visual. 

A narrativa desta curadoria vem com o intuito de inspirar a proteção da biodiversidade, mostrando que há vida, forma, texturas e cores em desertos, geleiras, vulcões, cavernas, montanhas, ilhas, e principalmente a história do início da vida: que se deu no Oceano.

A Beleza da Terra. Um libelo à diversidade.

Barbara Veiga, A Beleza da Terra11
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 24
Barbara Veiga, A Beleza da Terra8
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 15
Barbara Veiga, A Beleza da Terra9
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 16
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 17
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 18
Barbara Veiga, A Beleza da Terra4
Barbara Veiga, A Beleza da Terra1
Barbara Veiga, A Beleza da Terra3
Barbara Veiga, A Beleza da Terra5
Barbara Veiga, A Beleza da Terra10
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 21
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 23
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 22
Barbara Veiga, A Beleza da Terra6
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 20
Barbara Veiga, A Beleza da Terra 19
Barbara Veiga, A Beleza da Terra2
Barbara Veiga, A Beleza da Terra12
Barbara Veiga, A Beleza da Terra13
Barbara Veiga, A Beleza da Terra7
Barbara Veiga, A Beleza da Terra14

Minibio 

Barbara Veiga – Jornalista, ativista e artista socioambiental, fotógrafa, filmmaker e idealizadora da Liga das Mulheres pelo Oceano. É autora do livro “Sete Anos em Sete Mares”, e depois de rodar o mundo e viver no mar por 7 anos, hoje sua base é em Portugal. Trabalhou em diversas organizações internacionais, foi repórter da TV Globo, e compôs produções no audiovisual da Amazônia à Antártica para Viceland e Discovery Channel.

.

Para conhecer mais o trabalho da artista

www.barbaraveiga.com

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, recriar seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

>