Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #142 – Fernando Martinho: Amazonia Ilegal

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, Fernando Martinho apresenta o 142º ensaio do projeto, Amazônia Ilegal, um grito de socorro.
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal2

AMAZÔNIA ILEGAL

Enquanto amargamos o luto e tristeza decorrentes de uma pandemia letal, que já matou mais de 460 mil brasileiros, as ameaças à maior floresta tropical do mundo e a seus habitantes batem recordes, como em um pódio olímpico da destruição ambiental. A tragédia escatológica do governo negacionista está sintetizada na covarde declaração de “ir passando a boiada” do ministro do Meio Ambiente.

Segundo cientistas, toda a Amazônia tem 15% de toda a biodiversidade do planeta. Em níveis distintos, no entanto alarmantes, a floresta sofre graves ameaças em todos os nove países que a compõem. No Brasil, a Amazônia Legal é um gigante que ocupa mais da metade do território nacional, com mais de 5 milhões de km². O país já perdeu cerca de 20% de sua floresta original, e especialistas apontam a proximidade de um apocalíptico ponto de devastação, irreversível.

Amazônia Ilegal

Amazônia Ilegal retrata parte dessa destruição e suas respectivas ilegalidades. A ganância humana impera: desmatamento, garimpo, grilagem, conflitos agrários, agricultura e pecuária irresponsável.

Fernando Martinho, AmazôniaIlegal1
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal2
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal3
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal4
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal5
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal6
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal7
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal8
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal9
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal10
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal11
Fernando Martinho, AmazôniaIlegal12
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal13
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal14
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal15
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal16
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal17
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal18
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal19
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal20
Fernando Martinho, Amazônia Ilegal21

.

Minibio

Fernando Martinho é fotógrafo, jornalista e videomaker baseado em São Paulo. Seu trabalho é focado na condição humana, questões sociais e ambientais. Como fotojornalista freelance, trabalha para diversas editoras e ONGs no Brasil desde 1998. Em 2020 recebeu um Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos na categoria Produção Jornalística em Multimídia.

.

Para conhecer mais o trabalho do artista

Site:  https://www.fernandomartinhophoto.com

Instagram: https://www.instagram.com/fernandomartinhophoto/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, recriar seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.