Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #138 – Achiles Luciano: Recriar, Recriar, Recriar…

Achiles Luciano apresenta o 138º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Achiles Luciano, Recriar 18

Recriar, recriar, recriar… 

Mais uma vez, o verbo recriar se tornou algo eminente pra mim, nesses últimos tempos. Percebi o quanto contribui para afirmar que a arte é essencial em nosso cotidiano. 

No começo da pandemia, a convite de minha amiga VJ “Veruscka Girio – Astronauta Mecânico”, iniciei minha participação no grupo @projetemos e fui muito bem recebido pelos seus fundadores Mozart Santos, Felipe Spencer e Brunna Rosa. “Projetemos” é um grupo multidisciplinar que reune pessoas do país inteiro para projetar de nossas janelas, em empenas de prédios da cidade, mensagens de apoio e resistência para o Brasil nesse momento pandêmico. 

Realizar este tipo de trabalho me fez bem, ocupei meu tempo, minha mente, pratiquei meu ofício e transmiti conforto, paciência e dei esperança às pessoas. Acredito que estamos passando por uma grande transição global, para uma nova forma de vida. Para isso ser efetivo, precisamos perceber o que está acontecendo, o que esses eventos estão nos dizendo. Será necessário decifrar essa mensagem, talvez nem todos entenderão o recado.

Achiles Luciano, Recriar1
Achiles Luciano, Recriar2
Achiles Luciano, Recriar3
Achiles Luciano, Recriar4
Achiles Luciano, Recriar5
Achiles Luciano, Recriar6
Achiles Luciano, Recriar8
Achiles Luciano, Recriar10
Achiles Luciano, Recriar 12
Achiles Luciano, Recriar 13
Achiles Luciano, Recriar 14
Achiles Luciano, Recriar 15
Achiles Luciano, Recriar 16
Achiles Luciano, Recriar 17
Achiles Luciano, Recriar 18

.

Minibio

Achiles Luciano. Brasileiro negro nascido em São Paulo, artista visual desde 93. Além de desenvolver trabalhos autorais, atua em eventos culturais, corporativos, editoriais e publicitários.

“A pintura ficou em segundo plano, mas não menos importante para o meu trabalho. Em meu processo criativo sou obcecado em misturar, manipular, fundir várias técnicas e linguagens em meus trabalhos. O que mais me atrai hoje é a tecnologia por isso que as minhas atividades concentram no computador como as pinturas digitais, graphic design, video editing, motion graphics e formas de explorar como as projeções urbanas.” 

Como artista Achiles Luciano participou do Circuito Sesc de Artes 2011 entre inúmeras atividades artísticas na instituição Sesc. Participou da residência artística durante 3 meses na Villa Waldberta em Feldafing na Alemanha em 2013, participou de espetáculo em Viena, Áustria e intervenção em Lion em 2013. Exposição END Munique e intervenção artística em Porto –  Portugal e Munique – Alemanha em 2014,  Live Painting em Miami em 2016. Várias apresentações em collabs com outros artistas, bandas, Cias de teatro, circo, dança de 2017 até começo de 2020. Em 2021 foi contemplado em dois editais com projetos distintos. Edital Reconvexo Mostra Conexões com o projeto VIDAS PRETAS IMPORTAM e Edital 1˚ EDIÇÃO Imagecon – Conferência do Imaginário com a obra PARA LEMBRAR.

.

Para conhecer mais o trabalho do artista

https://linktr.ee/achilesluciano

https://www.reconvexo.com.br/premiados

https://imagecon.com.br/pdf/divulgacao-selecionados-convocatoria-imagecon.pdf

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, recriar seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.