Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #125 – Edgar Kanaykõ Xakriabá: Siwẽttêt: Resistência

Edgar Kanaykõ Xakriabá apresenta o 125º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Edgar Kanaykõ Xakriabá, Siwẽttêt: Resistência2

Siwẽttêt: Resistência

Antes mesmo da invasão de nossos territórios, nossos antepassados (os tronco-velhos), alertavam sobre o “tempo de agora” que também não é de hoje. Os povos indígenas se verem na linha de frente das lutas de resistência diante de um genocídio iminente.

Em um mundo pandêmico corroído por um sistema que se mostra cada vez mais fadado ao fracasso, nos mostrar mais uma vez, que os povos indígenas não podem ser vistos apenas no passado, pois somos presente e principalmente o futuro deste planeta. (R)existimos junto à luta por território: a terra é a base de toda nossa cultura/natureza, entre gente, bichos e espíritos.

Trazemos nas artes parte daquilo que somos: por muito tempo vivemos o ponto forte da oralidade, hoje ela se fortalece com a escrita. A imagem revela o ser, fortalece o saber e, principalmente, ensina a aprender.

Eu sou indígena que veio ao mundo para lutar. Vivo de um olhar inspirado por meus antepassados e daqueles que um dia irão chegar. Eu sou o sonho que almeja mundos possíveis. Siwẽttêt: Resistência

Wahã Akwẽ Xakriabá.

Edgar Kanaykõ Xakriabá, Siwẽttêt: Resistência1,
Edgar Kanaykõ Xakriabá, Siwẽttêt: Resistência2
Edgar Kanaykõ Xakriabá, Siwẽttêt: Resistência3
Edgar Kanaykõ Xakriabá, Siwẽttêt: Resistência4
Edgar Kanaykõ Xakriabá, Siwẽttêt: Resistência5
Edgar Kanaykõ Xakriabá, Siwẽttêt: Resistência6

.

Minibio

Edgar Kanaykõ Xakriabá pertence ao povo indígena Xakriabá do Estado de Minas Gerais. É mestre em Antropologia pela UFMG. Tem atuação livre na área de Etnofotografia: “um meio de registrar aspecto da cultura – a vida de um povo”. Nas lentes dele, a fotografia torna-se uma nova “ferramenta” de luta, possibilitando ao “outro” ver com outro olhar aquilo que um povo indígena é.

.

Para conhecer mais o trabalho do artista

https://www.instagram.com/edgarkanayko/

https://www.instagram.com/kanayko_art/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

POSTS RELACIONADOS

>