Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #124 – Lívia Aquino: 2720 . Viva Maria

Lívia Aquino apresenta o 124º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Lívia Aquino. Viva Maria 1

2720 . Viva Maria /// Lívia Aquino

Canalha, navalha, batalha.

A palavra, um xingamento, subverte o próprio objeto, uma bandeira. A rima sugere outros sentidos: a urgência do corte profundo de práticas políticas atuantes desde a formação do país e a possibilidade de mobilizar resistências que nos impliquem a estar com o outro.

Esse trabalho é uma citação direta à obra Viva Maria, de Waldemar Cordeiro. Exposta na Bienal de Artes da Bahia de 1966, período da ditadura militar, a bandeira com a palavra canalha costurada em feltro foi retirada da mostra pelo então governador do estado Antônio Carlos Magalhães. Cinquenta anos depois torna-se imagem frequente nas redes sociais associada a canalhocracia escancarada no Brasil.

O título afirma a intenção de múltiplo: cobrir com bandeiras a empena do prédio anexo do Congresso Nacional em Brasília. Uma ação de tradução que se desdobra ainda na mudança da palavra inscrita originalmente no singular para o plural – canalhas – e na alteração do modo de exibição do objeto, do mastro vertical para os braços abertos na horizontal, semelhante ao gestual das manifestações.

O intento pode parecer pouco provável no que tange a uma possível aprovação da instituição envolvida. Mas o jogo aqui é o esforço para mobilizar grupos distintos dispostos a costurar e conversar acerca de assuntos relevante para os presentes, aquilo que pode ser de todos. Coser a palavra e ao mesmo tempo falar sobre quando somos feridos por ela – quando a canalhice é estrutural a ponto de respingar em todos nós.

O inicio do trabalho se deu na oficina Viva Maria, uma tradução, realizada como parte da programação da 16ª Feira Tijuana em parceira com a Oficina Cultural Oswald de Andrade, em 2017. A partir desse momento as oficinas aconteceram em espaços culturais que a acolheram e no ateliê da artista.

Lívia Aquino. Viva Maria 4
Lívia Aquino. Viva Maria 1
Lívia Aquino. VivaMaria10
Lívia Aquino. Viva Maria 2
Lívia Aquino. Viva Maria 7
Lívia Aquino. VivaMaria12
Lívia Aquino. VivaMaria11
Lívia Aquino. Viva Maria 3
Lívia Aquino. VivaMaria8
Lívia Aquino. VivaMaria9
Lívia Aquino. Viva Maria 5
Lívia Aquino. Viva Maria 6
Lívia Aquino. VivaMaria13

.

Minibio

Lívia Aquino (Fortaleza, 1971) é pesquisadora do campo da cultura e das artes visuais, é professora e artista. Sua prática opera conexões entre a imagem, a escrita e a leitura como textos, explorando seus significados e os efeitos que produzem no espaço e com o outro. Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

.

Para conhecer mais o trabalho da artista

www.liviaaquino.com.br

www.instagram.com/livia_aquino/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Brasil na UTI: e agora?

Precisamos conviver de forma respeitosa com a natureza e cultivar um estilo de vida simples. Eis a condição para a humanidade não ser extinta da nossa única Casa Comum, o planeta Terra