Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #123 – Leandro N Lima e Mariana Beltrão: Realidade Aumentada

Leandro N Lima e Mariana Beltrão apresentam o 123º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada 10

Realidade Aumentada.

Na Física “movimento retrógrado” é o termo usado para denominar o deslocamento de um corpo que se move no sentido contrário à trajetória estabelecida.

Realidade Aumentada ilustra a tentativa do Governo Brasileiro de retorno a um E/estado anterior, antigo, conservador e reacionário. E/estado esse que não acompanha os fluxos de progresso da sociedade e do pensamento e ainda tenta conduzir-nos ao passado, retornando a valores claramente opostos à ordem da democracia vigente.

Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso sua proposta de Orçamento para 2021 destinando uma fatia considerável do aumento das despesas às Forças Armadas. Outras pastas preteridas em relação foram Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Regional e a pasta de Ciência e Tecnologia, por sua vez, teve um redução grande da sua proposta de orçamento. 

“Início de um sonho: as pessoas vão valorizar mais ciência, saúde e educação – A realidade da pandemia: Ciência, Saúde e Educação vão perder orçamento. Defesa vai aumentar. Pelo visto não é vacina que resolve, são tanques.” Atila Iamarino

Enquanto o Governo tenta nos conduzir a um tempo passado de conservadorismo e retrocesso calcado em mentiras e autoritarismo a Amazônia queima, o Pantanal queima e o nosso Futuro queima. Realidade aumentada.

leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada1
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada2
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada3
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada4
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada5
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada6
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada7
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada 8
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada 9
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada 10
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada 11
leandro lima e mari beltrão, realidade aumentada 12

.

Minibio

Mariana Beltrão, produtora curiosa e quase nerd. Leandro Lima, fazedor de arte, circuitos e belezas.
Mariana atuou recentemente em projetos como Cerimônias de Abertura e Encerramento das Paralimpiadas Rio 2016.Festival WOW – Mulheres do Mundo. Noor Riyadh Arts Festival. Leandro tem participado de algumas exposiçõoes no Brasil e no exterior, algumas que se destacam: a individual VERSO, Young Gallery, Los Angeles, EUA. As coletivas SIMULTANEOUS EIDOS—GUANGZHOU IMAGE TRIENNIAL 2017, Guangdong Museum of Art. BIENAL SUR, C.C. Haroldo Conti, Buenos Aires. SOFT POWER, Kunsthal KAdE, Amersfoort, NL. MOSTRA RUMOS, Itaú Cultural, São Paulo, BR. TERRITÓRIO DE CONTATO – TÃO LONGE TÃO PERTO, Sesc _Pompéia, São Paulo, BR.

.

Para conhecer mais o trabalho dos artistas

https://www.instagram.com/aalma_leve/

https://www.instagram.com/leandro_n.lima/

https://www.instagram.com/maribeltrao/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.