Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #122 – Flávio Pimentel: ANTEPUPILA

Flávio Pimentel apresenta o 122º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Flávio Pimentel, Antepupila11

ANTEPUPILA.

Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração, já dizia Cartier Bresson. Por isso, todas as vezes, ao sair para fotografar, carrego comigo o sentimento por trás da pupila e é com ele que aponto a câmera para captar a mais pura expressão humana. Essas imagens, aqui apresentadas, são de pessoas simples, homens, mulheres e crianças do campo e das comunidades mais pobres do lugar em que vivo.

Antepupila. Gostaria de lhes convidar a mergulhar no singelo olhar de uma criança, a sentir a solidão de um moribundo, a se indignar com a dor e com as injustiças do mundo capitalista que explora os menos afortunados. Mas não é apenas isso, através dessas imagens você também poderá contemplar a dignidade de pessoas que trazem no rosto, linhas delineadas pelo tempo e a doce esperança refletida no olhar de uma criança.

Antepupila. Vivemos tempos difíceis onde o sorriso pode ser ofuscado, mas nunca poderá impedir a vontade de viver!
Para finalizar minhas palavras, deixo-vos um poema do poeta espanhol José Ángel Valente que traduz toda a minha arte de fotografar em preto e branco.

ANTEPUPILA

Vejo, vejo. O que você está olhando?
Não vejo.
De que cor?
Não vejo.
O problema não é o que se vê, mas ver a si mesmo.
O olhar, não o olho.
Antepupila.
Nem cor, nem cor.
Não ver.
Transparência.

José Ángel Valente (1929-2000)

Flávio Pimentel, Antepupila 20
Flávio Pimentel, Antepupila1
Flávio Pimentel, Antepupila2
Flávio Pimentel, Antepupila3
Flávio Pimentel, Antepupila4
Flávio Pimentel, Antepupila5
Flávio Pimentel, Antepupila6
Flávio Pimentel, Antepupila7
Flávio Pimentel, Antepupila8
Flávio Pimentel, Antepupila9
Flávio Pimentel, Antepupila10
Flávio Pimentel, Antepupila11
Flávio Pimentel, Antepupila12
Flávio Pimentel, Antepupila 13
Flávio Pimentel, Antepupila 14
Flávio Pimentel, Antepupila 15
Flávio Pimentel, Antepupila 16
Flávio Pimentel, Antepupila 17
Flávio Pimentel, Antepupila 18
Flávio Pimentel, Antepupila 19

.

Minibio

Meu nome é Flávio Pimentel e nasci em Colônia Leopoldina, Estado de Alagoas, Brasil. Tenho 37
anos. Desde algum tempo vinha nutrindo um desejo de fazer da fotografia um hobby. Essa vontade
chegou com força ao meu coração por volta de 2019. Comecei fotografando com celular e logo
depois adquiri uma câmera. Hoje tenho o prazer de sair pelas ruas da minha cidade fotografando e
contando histórias através do meu olhar. Espero que gostem da minha arte e que juntos possamos
continuar contando histórias!

.

Para conhecer mais o trabalho do artista

Instagram: https://www.instagram.com/real_pimentel/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.