Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #108 – João Paulo Schlittler: DISTOP_BR: Tristes Desumanidades Tropicais

João Paulo Schlittler apresenta o 108º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais11

DISTOP_BR: Tristes Desumanidades Tropicais.

É um falso ensaio fotográfico: o título foi extraído do nome da pasta criada para abrigar uma seleção de fotos captadas no meu celular no final da década de 20. As imagens retratam uma paisagem urbana brasileira, despida de pessoas, onde os indícios das presença humana ficaram registradas em marcas inscritas nas superfícies reais, no concreto, nos muros e barreiras que nos iludem com uma falsa segurança material.

Neste vazio digital, alguns seres funcionais ainda transparecem no mundo real, autorizados a circular com um um manto de invisibilidade uniformizada.

O cenário apresentado no ensaio já vem se definindo desde o início do milênio, encontrando na pandemia seu catalisador. As imagens refletem um registro visual  de uma realidade onde impera a frieza eletrônica, a necessidade “virótica” de distanciamento.

Retratos de um mundo esquecido lá fora, abandonado por consequência das ditas relações humanas, que migraram para um nirvana audiovisual. Nas redes temos a ilusão de que estamos em contato, sem tato, enfrentamos o medo que assola uma nação triste e sufocada.

João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais1
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais2
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais3
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais4
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais5
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais6
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais7
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais8
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais9
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais10
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais11
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais 12
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais 13
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais 14
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais 15
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais 16
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais 17
João Paulo Schlittler, Tristes Desumanidades Tropicais 18

.

Minibio

João Paulo Schlittler (Johnny) é arquiteto e radialista. Professor livre docente da ECA USP, fez mestrado na New York University e doutorado na FAU USP. Atua como motion designer na televisão desde os anos 1980: Foi diretor de arte da HBO, Discovery Networks e da TV Cultura. Desde 2004 tem se dedicado à pesquisa e à docência em cinema de animação e design audiovisual no CTR – Departamento de Cinema, Radio e Televisão da ECA USP, onde é líder do ZOOTROPO – Grupo de Pesquisa CNPQ e Laboratório de Animação e Motion Graphics.

.

Para conhecer mais o trabalho do artista

www.tupi.tv

www.zootropo.org

https://www.instagram.com/johnnyschlittler/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Brasil na UTI: e agora?

Precisamos conviver de forma respeitosa com a natureza e cultivar um estilo de vida simples. Eis a condição para a humanidade não ser extinta da nossa única Casa Comum, o planeta Terra