Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #107 – César Meneghetti: O Estado das Coisas

César Meneghetti apresenta o 107º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
César Meneghetti, O Estado das Coisas13

O Estado das Coisas. Casadalapa 2015-2020.

Perguntar-se qual é o “estado das coisas” neste momento é como olhar para a noite. Uma noite que, por mais escura que pareça à primeira vista, revela-se cheia de vaga-lumes, clarões e ânsias de aurora.

De 2005 a 2020, o coletivo casadalapa produziu uma série de ações, intervenções de rua, exposições, projetos, encontros, debates, oficinas, filmes, vídeos, festas, enfim um intenso corpo imaginativo de pessoas voltadas à criação autoral de uma imagem icônica, de uma identidade na diversidade, e que orientou muitas vezes os ‘trends’ culturais e políticos (em alta) na cidade de São Paulo. O projeto casadalapa, em sua evolução, inclui também uma produção de teatro, livros, design, dança, pinturas, grafite, lambes, jornalismo independente, reportagens e encontros com pessoas em zona de fragilidade social num movimento inclusivo em direção ao “outro”, em um processo participativo e horizontal na comunidade.

O início da pandemia, porém, bloqueou os trabalhos presenciais. Nesse período de suspensão, nesse novo estado das coisas, o grupo decidiu não interromper o trabalho, mas transformá-lo para torná-lo possível até mesmo à distância. Uma troca de informação gerida e processada nos ‘home-offices’ de estadia forçada, numa densa rede de comunicações que deram um respiro por meio de editais para espaços independentes numa chamada pública, a meu ver muito estática.

A atual pandemia e a conjuntura do país, que de todas as formas, políticas, culturais, ideológicas e sociais só demonstram a destruição da cultura, da memória, de tudo que pode “pensar” esse estado das coisas, uma verdadeira e própria síndrome que se reflete aqui e obstrui um caminho que foi trilhado nos últimos 15 anos.

O resultado do percurso artístico do coletivo destes anos é enorme, e não irei aqui enunciar ou ilustrar seus feitos (www.casadalapa.net), mas sim tentar mostrar o espírito no qual as coisas foram feitas, no limiar da criação, de história e das realizações em oposição ao hoje, minha declaração poética de carinho e amizade a esses anos que tive o privilégio de participar deste processo, muito bonito e intenso nesse projeto coletivo que está ameaçado a um futuro de incertezas e rupturas.

O Estado das Coisas, casadalapa.

César Meneghetti, O Estado das Coisas1
César Meneghetti, O Estado das Coisas2
César Meneghetti, O Estado das Coisas3
César Meneghetti, O Estado das Coisas4
César Meneghetti, O Estado das Coisas5
César Meneghetti, O Estado das Coisas6
César Meneghetti, O Estado das Coisas7
César Meneghetti, O Estado das Coisas8
César Meneghetti, O Estado das Coisas9
César Meneghetti, O Estado das Coisas10
César Meneghetti, O Estado das Coisas11
César Meneghetti, O Estado das Coisas12
César Meneghetti, O Estado das Coisas13
César Meneghetti, O Estado das Coisas14
César Meneghetti, O Estado das Coisas15
César Meneghetti, O Estado das Coisas16
César Meneghetti, O Estado das Coisas17
César Meneghetti, O Estado das Coisas18
César Meneghetti, O Estado das Coisas 19
César Meneghetti, O Estado das Coisas 20
César Meneghetti, O Estado das Coisas 21
César Meneghetti, O Estado das Coisas 22
César Meneghetti, O Estado das Coisas 23
César Meneghetti, O Estado das Coisas 24
César Meneghetti, O Estado das Coisas 25
César Meneghetti, O Estado das Coisas 26
César Meneghetti, O Estado das Coisas 27
César Meneghetti, O Estado das Coisas29
César Meneghetti, O Estado das Coisas 30
César Meneghetti, O Estado das Coisas31
César Meneghetti, O Estado das Coisas32
César Meneghetti, O Estado das Coisas33
César Meneghetti, O Estado das Coisas34
César Meneghetti, O Estado das Coisas 35
César Meneghetti, O Estado das Coisas 36
César Meneghetti, O Estado das Coisas 37
César Meneghetti, O Estado das Coisas 38

.

Para conhecer mais o trabalho do artista

www.cesarmeneghetti.net

https://www.imdb.com/name/nm0579434/

https://www.artfacts.net/en/artist/cesar-meneghetti-116773/profile.html

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A POSSE, COMO CULTURA

Augusto Boal (in memoriam 2002) nos lembra a importância da ocupação das ruas e espaços públicos pela cultura. E por meio dela, transmitir pelos sentidos – e não só pela razão – a transformação de palavras e promessas.