Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #103 – Jorge Sato: Microcosmos

Jorge Sato apresenta o 103º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Jorge Sato, Microcosmos 14

Microcosmos por Jorge Sato.

O surto se aproximou e o confinamento foi preciso. A noção do tempo foi perdida e o controle sobre as ações mais simples, dissolvida. A realidade se tornou mais fria, devido a suspensão das interações físicas, e duvidosa, por vivenciarmos um prelúdio distópico do romance de George Orwell.

Como consequência deste cenário, surge o projeto Microcosmos, buscando representar o universo interior através de um olhar onírico sobre objetos triviais espalhados pela casa. Sentimentos inconstantes e contrastantes dão vida a uma releitura silenciosa, nostálgica, misteriosa e sideral. 

As representações podem ser tanto por semelhança, como a Via Láctea dentro de uma xícara de café quanto pelo sentido figurado, como uma página remetendo à luz do conhecimento. Há também associações contemplativas, como gotas retratando uma pintura expressionista abstrata ou bolhas de um antisséptico simbolizando uma relação espiritual aos fenômenos da natureza, defendida pelo movimento artístico romântico surgido no fim do século XVIII.

A ideia do projeto Microcosmos é canalizar as angústias, anseios e o vazio provenientes do isolamento e levá-las a um refúgio criativo. É dar propósito a este tempo suspenso que nos remete a um eterno Déjà vu. É conceder à alma um breve conforto e um respiro profundo. 

Jorge Sato, Microcosmos1
Jorge Sato, Microcosmos2
Jorge Sato, Microcosmos3
Jorge Sato, Microcosmos4
Jorge Sato, Microcosmos5
Jorge Sato, Microcosmos6
Jorge Sato, Microcosmos7
Jorge Sato, Microcosmos8
Jorge Sato, Microcosmos9
Jorge Sato, Microcosmos 11
Jorge Sato, Microcosmos 12
Jorge Sato, Microcosmos 13
Jorge Sato, Microcosmos 14
Jorge Sato, Microcosmos 15
Jorge Sato, Microcosmos 16

Filme

MICROCOSMOS por Jorge Sato on Vimeo

Minibio

Situado em São Paulo, Jorge Sato se formou na ESPM (Escola Superior de Propaganda & Marketing) e começou sua carreira na área criativa nas agências de publicidade. Após um ano, conheceu um premiado fotógrafo brasileiro de fine art e depois de trabalharem juntos por aproximadamente três anos, aprendendo a dinâmica do mercado autoral da concepção à exposição, Sato decidiu focar em projetos artísticos visando encontrar sua própria narrativa e linguagem visual. Apesar de ser um jovem fotógrafo, já participou de muitas exposições solo e coletivas no Brasil e no exterior. 

.

Para conhecer mais o trabalho do artista

Portfolio: www.jorgesato.com

Instagram: https://www.instagram.com/satojorge/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Pandemia do ódio: Bolsonaro e Hitler se sobrepõem - Foto: Reprodução

Estamos vivendo a pandemia do ódio

A máquina de ódio, mentiras e manipulação desencadeada por Bolsonaro e seus aliados, já intoxicou profundamente a sociedade brasileira