Professores de São Paulo fazem carreatas contra proposta de retomada das aulas

Nesta terça, 7 de julho, professores e professoras do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo, Apeoesp,  realizam o “Dia Estadual de Carreatas, Buzinaços e Faixaços em Defesa da Vida” por todo estado e na Capital. A ação é uma das respostas da categoria contra a proposta de retomada presencial das aulas, anunciada pelo governo de João Doria (PSDB) no final de junho.

Para a Apeoesp, o plano de reabertura é prematuro, não tem base científica e pode representar um perigo real de aumento dos casos de Covid-19, pois São Paulo é o epicentro da epidemia no Brasil. Até a manhã desta segunda (6), o estado registrava 320.179 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, com 16.078 mortes confirmadas.

“Os números de contaminação e mortes por Covid-19 no estado de São Paulo continuam aumentando. Isso mostra que ainda não estamos prontos para a retomada das atividades, principalmente das aulas nas escolas da rede pública estadual. Nós, da CUT São Paulo, seguimos defendendo o direito à vida e apoiamos todas as manifestações nesse sentido, inclusive essa carreata da Apeoesp para chamar a atenção da sociedade sobre os riscos de planos precipitados do governo estadual de volta às aulas presenciais”, afirma o professor e presidente da CUT-SP, Douglas Izzo.A data prevista por Doria para a retomada das aulas presenciais no ensino público e privado é 8 de setembro. De acordo com o governador, o retorno só ocorrerá se todas as cidades paulistas completarem 28 dias na fase 3 da pandemia (etapa amarela do plano São Paulo de flexibilização econômica). Em seu anúncio, disse que o retorno seguirá normas de distanciamento social de 1,5 nas salas, rodízio entre turmas, uso obrigatório de máscara por todos esanitização dos ambientes. Também prevê a organização da entrada e saída dos alunos para evitar aglomerações, aferição da temperatura na entrada, intervalos em horários alternados e atividades de educação física preferencialmente ao ar livre.

Confira, abaixo, a lista de cidades e locais de concentração das carreatas!

CARREATA DIA 07/07
SUBSEDE HORÁRIO TRAJETO
TODAS AS SUBSEDES DA CAPITAL (contato) 14H00 SAÍDA DA SUBSEDE SUDESTE CENTRO E SEGUE PELA AVENIDA PAULISTA
BRAGANÇA PAULISTA – Bugana 14h Carreata da subsede Bragança Pta. dia 07/07 – início às 14h. Saindo da frente da subsede, passando pela Av. Antonio Pires Pimentel, Praça Central Cel. Osório, Prefeitura municipal, lago do Taboão, Av. José Gomes da Rocha Leal, Diretoria de Ensino, Lavapés e seguindo na Alquindar Monteiro pra zona norte, percorrendo todas as ruas do Parque dos Estados, Cidade Planejada e Jardim da Fraternidade, retornando a subsede para encerramentos.
PIRACICABA – Marli 12h30 Local de concentração: APEOESP – Subsede Piracicaba (Rua Alferes José Caetano, 968)
Itinerário
A carreata de professores e apoiadores ao movimento sairá da região da subsede da Apeoesp, subirá a rua Moraes Barros, contornará a Praça José Bonifácio, passará pela rua Governador Pedro de Toledo, entrará na rua São José, contornando novamente a Praça José Bonifácio, acessando a rua São José até a Alferes José Caetano. Em seguida, entrará na rua Prudente de Moraes e novamente passará pela Praça José Bonifácio, seguindo pela rua Boa Morte até a rua Joaquim André. Entrará na do Rosário e irá a até a rua Jane Conceição (Paulista), pegando a rua da Palma, depois a rua Edgard Conceição, até a rua Sud Menucci, entrando na  avenida Dr. Paulo de Moraes, e acessando a rua Governador Pedro de Toledo novamente até o seu final e se dirigindo para a Diretoria Regional de Ensino, na rua João Sampaio, 666, terminando com grande “apitaço”.
PINDAMONHANGABA – Lucia 9h Dia 07/07 – terça – 9 horas.
Carreata com saída da Subsede – Rua Capitão Vitório Basso, 300, destino à rápida concentração
Praça Monsenhor Marcondes, Centro
Trajeto : Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso (ida) e Rua Albuquerque Lins (volta), terminando na Subsede.
OBS: O DEPTRAN da cidade não está permitindo qualquer tipo de aglomeração no centro, devido ao aumento de contaminação nos últimos dias. Portanto vamos ter que ser bem rápidos.
FRANCO DA ROCHA – Mara 13H00 Saída de frente à Santa Casa de Francisco Morato, passando pelo Centro, Via Parque
Paulista, Centro de Franco da Rocha, seguindo para Caieiras
MARÍLIA – Juvenal 10h00 Em Marília, o buzinaço acontecerá no dia 7/7, às 10 horas, e estão convidados todos os professores e funcionários públicos ativos e inativos de Marília e das cidades no seu entorno. Às 9 horas, todos deverão se dirigir à Apeoesp para pegar material (colantes, adesivos ou faixas) para colá-los no carro ou expô-los pela janela.
LITORAL SUL   –                Moacyr e Regina 11H00 Peruibe: carreata dia 07 de Julho ás 11 horas, trajeto Saída  da subsede Rui Barbosa, entra na Avenida Jaime de Castro ( contorna) – Rui Barbosa- Centro – Avenida João Batista Leal – Alça da Ponte- Pollastrinni/ Volta Pollastrini – Avenida Peruibe- Praia do Sonho – Centro.
11h00 Itanhaém: Sai da subsede, passa pelo Centro de Itanhaém (próximo a 2 escolas estaduais e vai para o bairro Belas Artes Escola Estadual Polastrini. : Duas escolas do Centro Calixto e Jon Teodoresco.
ATIBAIA Parte da manhã: BAIRROS IMPERIAL CEREJEIRAS CAETETUBA
ALVINOPOLIS / ATIBAIA JARDIM
Parte Tarde:
Centro/ Bairro Arredores/ Jd Pinheiros
TATUÍ – Fátima 17h30
Saída Subsede e segue por toda a cidade
BEBEDOURO – Gandini 12H00 CENTRO DA CIDADE EM VOLTA DA PRAÇA MATRIZ
OESTE/LAPA – Tania IRÃO PARTICIPAR EM 20 CARROS COM A SUBSEDE SUDESTE
SUDOESTE – Anatalina IRÃO PARTICIPAR COM A SUBSEDE SUDESTE
CARAGUATATUBA – Rodolfo  Saída da Subsede na Av. Rio Grande do Sul.
 Atravessar a Rua Pe Américo Virgílio (sentido Praça Candido Motta)
 Segue pela Rodovia Manoel Hipolito Rego
 Passa em frente a praça Candido Motta
 Desce a Engenheiro João Fonseca (sentido praia)
 Pega a Avenida Dr Arthur Costa Filho (sentido Sul) até o bairro do Indaiá
PENÁPOLIS – Tereza 11H00 PELO CENTRO DA CIDADE
JUNDIAÍ A atividade ocorrerá das 9h as 12h. Percorrerá as principais ruas de Jundiaí. Av. 9 de julho, Av Jundiaí, Rangel Pestana, Frederico Ozanan, Fernando Arens, JJ Rodrigue, Dr Cavalcante, Marechal Deodoro da Fonseca, Rua XV de Novembro, Rua Anchieta entre outras.e faixas. Ainda não está definido o horário.
ITAPEVI 14H00 PELO CENTRO DA CIDADE
LESTE TATUAPÉ – Claumir  Sem informação.
SANTO AMARO – Francisca 11h30 Na região
Luis Claudio 14h00 Vergueiro e Paulista
SÃO BERNARDO – Vera 12H00 PELO CENTRO DA CIDADE
LORENA – Walmir Realizamos uma pesquisa on line com conselheiros/as e representantes de aposentados/as e representantes de escolas, onde foi decidido que não realizaremos carreata em Lorena no dia 07/07 contra abertura das escolas.
Nesta data irá passar um veículo de som pela cidade com áudio q nos foi enviado pela Sede Central.
Walmir Gonçalves Santos
Coordenador
JACAREÍ – Roberto Mendes Será às 17h. Sai da subsede, passa pela Praça dos Três Poderes, Prefeitura Municipal, Rua XV de Novembro, Praça Alfredo Schurig, Rua Barão de Jacareí, Av. Senador Joaquim Miguel, Rua Dr. Lúcio Malta, Rua Luiz Simon Pires, Rua D. Pedro l e encerra na Sub sede.
Cruzeiro – Luiz Na subsede Cruzeiro os REs são contrários à carreata, mas será colocado um carro de som circulando na cidade nos dias 06 e 07 com a mensagem da APEOESP.
LIMEIRA – Patricia 10H00 SAÍDA DA SUBSEDE
REGISTRO – Ana Cugler Há um decreto proibindo aglomerações por conta da regressão da
FERNANDÓPOLIS – FRAZÃO Local da concentração:
✅ Ao lado de horto florestal – antigo zoo.
✅ Horário: às 10:40.
✅ Itinerário: Paraíso-COHAB Brandini-Ubirajara-Rodoviária-Aparecida-Centro( Av Brasil)-Brasilândia-Jd. Paulista.
Encerramento: R. São Paulo( depois da Av dos Arnaldos).
ARAÇATUBA – ODIMAR Concentração em frente à Subsede Araçatuba, Rua Mem de Sá, 757.
Saída: 10h da manhã
Trajeto: Avenida Brasília, Rua Luíz Pereira Barreto, Centro da Cidade, Rua Prudente de Morais, Rua Quinze de Novembro, Rua Tupi, Avenida dos Araçás, Rua Silva Manoel, Rua do Fico.
Finalizando em frente ao Bosque Municipal.
Trajeto de aproximadamente 60 minutos.
PEREIRA BARRETO – Nós da subsede Pereira Barreto, estaremos participando com faixas no dia 07 a partir das 10h em frente a agência bancária do banco do brasil, situada no centro da cidade.
ASSIS – CONCENTRAÇÃO EM FRENTE SUBSEDE: RUA AMADOR BUENO, 383 – Vl. CENTRAL
Saída 09h00 da Rua Amador Bueno, 383 ( Em Frente APEOESP)/Av. Dom Antonio/Av. José Nogueira Marmontel/Avenida Rui Barbosa/ Praça Arlindo Luz (Encerramento)
– Previsão de 30 a 50 veículos
Para a Carreata Convidamos os Professores, Funcionários Escolas/ Funcionários Públicos Ativos/Inativos de Assis e Região
BAURU 14H00 Praça da Paz
LESTE VL. PRUDENTE FARÁ COM SUBSEDE SUDESTE
RIBEIRÃO PIRES 10H00 PERCORRERÃO BAIRROS DA CIDADE E DE RIO GRANDE DA SERRA COM CARRO DE SOM ATÉ AS 15H00
NORTE 14h00 FARÁ COM SUBSEDE SUDESTE
DIADEMA – Néia 1400 Participarão da carreata em São Paulo.
BAIXADA SANTISTA 09h00 Praia Grande: centro (Cont da Av. Malet até a praia, Boqueirão, entre estes dois pontos tem próximo da escola técnica – ), vila Tupy, Guilhermina
09h00 São Vicente: centro, jockey clube, Catiapoã
09h00 Santos:  centro da cidade, zona noroeste ( é maior), região do canal 2 (Av. Bernardino de Campos), Aparecida até canal 6.
CAMPINAS 9H00 RUA DELFINO CINTRA, 100
ITAPEVA 14H00 IRÃO PERCORRER TODA A CIDADE
RIO CLARO – Ademar NÃO HAVERÁ
FRANCA NÃO HAVERÁ
TUPÃ NÃO HAVERÁ. FARÃO DEBATE COM A SOCIEDADE E ENTREVISTAS NAS RÁDIOS DA CIDADE
JAU SEM INFORMAÇÃO
PRES. PRUDENTE SEM INFORMAÇÃO
ARARAQUARA SEM INFORMAÇÃO
S. J. RIO PRETO DEFINIRÃO EM REUNIÃO AMANHÃ
AMPARO Neusa NÃO HAVERÁ
SÃO MIGUEL – Zafalão FARÃO JUNTO COM SUBSEDE SUDESTE
CATANDUVA – Keandro LEANDRO DISSE QUE NÃO SERÁ POSSÍVEL FAZER PORQUE VÁRIAS PESSOAS ESTÃO DOENTES COM COVID.
S. J. DOS CAMPOS – Gilmar Ato Unificado do movimento sindical no dia 10.
PIRAJU – Joaquim NEGOCIANDO.
TAUBATÉ – Moreno NÃO PROGRAMADO.
RIBEIRÃO PRETO – Tófolli SEM INFORMAÇÕES.
SÃO CARLOS AINDA NÃO CONFRMADO.
Apeoesp São Carlos
AVARÉ Babi NÃO HAVERÁ.
SANTO ANDRÉ -Martinha NÃO HAVERÁ.
OURINHOS – Sueli NADA DEFINIDO
BARRETOS – Ana NÃO HAVERÁ.
MOGI DAS CRUZES A Subsede de Mogi das Cruzes não fará  carreata no dia 07/07 e sim uma vídeo conferência  às  19 horas.
MOGI MIRIM NÃO VAI FAZER DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID
S J RIO PRETO NÃO HAVERÁ.
GUARATINGUETÁ SEM INFORMAÇÕES.
AMERICANA ZENAIDE NÃO RESPONDEU
ANDRADINA CILENE FICOU DE VER MAS NÃO RESPONDEU
OURINHOS SEM INFORMAÇÕES.
ARARAQUARA NÃO REALIZARÃO
PRESIDENTE PRUDENTE NÃO HAVERÁ

Leia mais no site da CUT

PARA LER MAIS NO SITE DO JL 

Professores repudiam tentativa de prisão de deputada que defende casas na pandemia

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Boa noite!
    Sugiro que os professores, pais e responsáveis exijam da vigilância sanitária e secretaria da educação uma vistoria nas escolas públicas. Quero ver se depois de uma BOA vistoria alguém vai querer retornar às aulas!!

POSTS RELACIONADOS