Primeira aula do curso comunicação e política na era digital

Curso: Comunicação e política na era digital de 20 a 24 de Janeiro de 2020 com transmissão dos jornalistas livres pelo youtube ás 19 horas.

OBJETIVO : Compreender o funcionamento de toda infraestrutura de comunicação digital, e o comportamento da sociedade na atualidade. Nessa perspectiva, utilizaremos as estruturas já pré existentes, para criar novas estrangias de comunicação e marketing digitais, desse modo, pretende se alcançar cada vez mais, um número maior de pessoas (“furar a bolha’’) , obtendo maior sucesso, se contrapondo aos avanços do extremismo e do neoliberalismo com um todo.

Prof. Dr. Evandro Nicolau – (Estética e História da Arte – USP)

Tema: Redes Sociais e Democracia: aspectos simbólicos no processo político atual
A campanha política como território de disputas simbólicas, e a estratégia de radicalização de imagens, discursos e estética grotesca, como forma de transtornar a imaginação e o imaginário. Afinal, uma campanha política é essencialmente formulada por meio de conflitos de símbolos.

Primeira aula do curso Comunicação Política, Redes Sociais e Democracia, por Evandro Nicolau. A partir dos elementos de comunicação, tecnologias, política e arte, esta primeira aula traça e abre um debate para a compreensão das linguagens contemporâneas, em suas ambivalências, representações e possibilidades de imaginação de horizontes de enfrentamento, para o campo progressista, futuros.

 

Veja a primeira aula:

Veja a próxima aula de hoje a noite:

Prof. Dr. Samuel Fernando de Souza (História – Unicamp)

Tema : Como foi a História das lutas e conquistas dos Trabalhadores
Como a História Social realizada por trabalhadores, assume um sentido transformador na contemporaneidade.

E as outras aulas desta semana:

Profa. Dra. Adriana Seabra (Educação – USP)

Tema: A linguagem audiovisual e a produção da realidade
Trata-se, por um lado, de analisar como o discurso audiovisual hegemônico influi em nossa percepção da realidade e em nosso modo de vida. Por outro lado, trata-se de imaginar como, a partir da perspectiva dos dominados, poderíamos construir um discurso audiovisual contra-hegemônico e libertador. Nossa reflexão se apoia na história da linguagem audiovisual, à procura de formas de expressão alternativas ao realismo burguês.

Aulas : Prof. Me. Sergio Godoy (Ciências da Integração Regional), especialista em comunicação digital (atua no DIEESE, CUT e PT)

Tema: Comunicação e política na era digital
Analisará os impactos da tecnologia da informação no modo de fazer política e os desafios gerados para a comunicação e para a organização das entidades sociais. Buscando a elaboração de novas estratégias a partir do conhecimento e funcionamento de toda Infraestrutura digital ou seja, internet, redes sociais, mídias digitais proporcionando melhor interação / sucesso sobre tudo no espaço virtual “como furar/sair da bolha”. Além de debater estratégias que os movimentos sociais poderão criar.

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. O PT perdeu as bases, perdeu os militantes, perdeu os filiados, perdeu as raízes. Estive junto ao PT nas lutas do sindicato dos metalúrgicos do abc, vi o quanto as lideranças petistas foram soberbas, como trataram as bases, seus pilares mais importantes, com desdem, ignoraram sua gente.
    sou petista porque tenho na alma os valores que esse partido fundiu em mim, não abandonei a luta, morrerei com meus ideais que são os mesmo deste partido, mas as lideranças deveria sentir vergonha pelo que fizeram com com os militantes. ouvi diversas vezes comentários absurdos de lideres desdenhando trabalho de grandes companheiros e privilegiando gente sem nenhum compromisso com o partido ou com a luta, gente que ganharam muito dinheiro e hoje negam a aproximação que tiveram do PT e pior estão do outro lado, ganhando novamente o dinheiro do povo.
    É PRECISO MUITO AMOR, PARA SE MANTER PETISTA!

POSTS RELACIONADOS