Presa por defender o direito à moradia

Preta Ferreira, do MSTC, cantora e apresentadora do programa Lula Livre, presa por defender o direito à moradia
Preta Ferreira, do MSTC, cantora e apresentadora do programa Lula Livre, presa por defender o direito à moradia

A cantora, atriz, e liderança do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), coordenadora da ocupação 9 de julho, uma das mais charmosas e culturalmente ativas do centro paulistano, está detida no Deic desde a manhã desta segunda-feira, dia 24 de junho.

A polícia civil investiga supostos casos de extorsão que seriam promovidos por lideranças de alguns edifícios ocupados no centro – eles cobrariam aluguéis em nome de benfeitorias e manutenção dos edifícios. O Wilson Paes, prédio que desabou em maio do ano passado no Largo do Paissandu, é uma das ocupações investigadas.

Ocorre que o processo traz como principal suspeito o nome de Ananias “e outros”, sem especificar quais seriam esses outros suspeitos e nem de qual movimento eles fariam parte. As prisões, portanto, estão sendo feitas de maneira aleatória e arbitrária. Movimentos históricos de moradia estão sendo tratados como organizações criminosas.

O movimento do qual Preta faz parte, o MSTC, é liderando por sua mãe, Carmen Silva, e suas ocupações são reconhecidas internacionalmente, participando, inclusive, das bienais de arquitetura de Chicago, Nova Iorque e Veneza.

A ocupação do Hotel Cambridge foi palco do filme “Era o Hotel Cambridge” da cineasta Eliane Café, premiado em vários festivais, entre eles os de San Sebastian, na Espanha, e Crèteil, na França.

No ano passado, Carmen foi inocentada justamente da mesma acusação, a de cobrar aluguéis indevidos.

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Levando em conta que ela matou os gatos que moravam no estacionamento ao lado da ocupação MUITO ANTES DA OCUPAÇÃO SE QUER EXISTIR, HÁ MAIS DE 7 ANOS OS GATOS ESTAVAM LÁ, ainda quando o estacionamento funcionava. Quando ela chegou, começou a ameaçar os gatos e nenhuma conversa foi suficiente, ameaçou e matou os gatos que já estavam até castrados e eram cuidados por muitas pessoas. Que mofa na cadeia. Ela arremessava gatos pela janela e colocava veneno na comida que colocávamos. Isso quando não as jogava fora pra matar os gatos de fome. Aqui se faz aqui se paga.

  2. Estou chocada. O Estado fascista me incomoda. Vamos sair dessa

  3. Organização criminosa. Filho bastardo do MST. No novo Brasil de 55 milhões de votos vencedores, declaramos cadeia nesses marginais, aproveitadores do povão abandonado e explorado pelo governo petista em 14 anos.

  4. Bota na cadeia todos os invasores e incentivadores baderneiros.

  5. “presa por defender direito à moradia” será que essa mídia é marrom? não se sabe ainda o motivo da prisão, vcs deveriam ter respeito pela infornação e pelo poder de imprensa. Lastimável.⁸

  6. Ela foi presa por suspeita de cobrança indevida de aluguéis e por suspeita de extorsão. Foi prisão preventiva. Prisão decretada pela justiça e portanto LEGAL.
    Se vocês se intitulam jornalistas livres então deveriam informar melhor os seus leitores em vez de ficar só no mimimi ideológico.

  7. O governo quer matar o povo de fome! Estamos à beira do caos! Que triste!

  8. Invadir e extorquir dá dinheiro mesmo, hein. Dá até pra viajar para o exterior ??

  9. É incrível como o site de vocês estrassalha a imagem dos jornalistas, conseguem simplesmente reverter qualquer acusação que levanta contra suas ideologias.O nome não deveria ser jornalistas livres, pois estão presos a uma agenda ideologica que excede qualquer razão.

POSTS RELACIONADOS