Pós-doutorado na Alemanha de ministro da Educação foi sobre máquinas agrícolas. Para ele, “Grevistas boicotam pesquisa no Brasil”

Por Vinícius Segalla

O novo ministro da Educação do Brasil, Carlos Alberto Decotelli, é um economista que acredita que as empresas deveriam estar mais envolvidas na pesquisa acadêmica. Para ele, os problemas da área no Brasil se dão porque a pesquisa é realizada em nome de instituições e autoridades públicas, os orçamentos estão sujeitos a instruções políticas e seus resultados são boicotados por greves trabalhistas.

Carlos Decotelli (esq) posa para foto com colegas durante festa de despedida de seu curso de design de máquinas agrícolas, em Berlim, Alemanha, em março de 2016 (Foto: arquivo pessoal de Brigitte Wolf)

É isso que afirmou o economista enquanto esteve fazendo um pós-doutorado na Alemanha de menos de seis meses, no final de 2015 e início de 2016. O tema de seus estudos: design de máquinas agrícolas e sustentabilidade, realizados em um curso de seis meses na Universidade de Wuppertal de Berlim, Faculdade de Design e Arte – Departamento de Design Industrial.

Assim, desde que graduou-se em economia, o atual ministro jamais ingressou em qualquer curso acadêmico na área de educação. Suas áreas de pesquisa e atuação sempre foram restritas a mercado de capitais, finanças e design industrial.

Isso não o impediu, no entanto, de criar uma ideia privatista e contrária ao modelo de pesquisa e universidade pública instaurado no Brasil. Em entrevista à professora Brigitte Wolf, da Faculdade de Design e Arte onde estudou em Berlim no final de 2015 e no começo de 2016, Decotelli deixou claro o que acha do sistema de pesquisa e ensino superior público brasileiro.

A íntegra da entrevista – em sua versão original, em alemão – pode ser lida clicando aqui.

 

Site alemão em que o ministro da Educação do Brasil, Carlos Decotelli, afirma que greves trabalhistas boicotam a pesquisa no Brasil.

 

Veja, abaixo, em tradução livre para o português feita pelos Jornalistas Livres, os principais trechos da entrevista.

Pergunta – Qual foi a sua primeira impressão de uma universidade alemã?
Carlos Decotelli – Juntamente com a questão dos benefícios sociais do design, a Universidade de Wuppertal combina trabalho acadêmico com implementação prática.

Pergunta – Existem diferenças nas instituições de pesquisa na Alemanha e no Brasil – quais você notou?
Carlos Decotelli – Na Alemanha, as empresas estão fortemente envolvidas em pesquisa, os fundos de pesquisa são concedidos a médio e longo prazo e estão mais prontamente disponíveis, os resultados da pesquisa são melhor divulgados e comunicados.

No Brasil, a pesquisa é realizada em nome de instituições e autoridades públicas, os orçamentos estão sujeitos a instruções políticas e os resultados da pesquisa permanecem no ambiente acadêmico. Na Alemanha, os resultados da pesquisa não são boicotados por greves trabalhistas, mas, no Brasil, são.

Pergunta – Que idéias você leva de volta ao Brasil?
Carlos Decotelli – Minha pesquisa me mostrou que tanto a sustentabilidade quanto o design industrial foram negligenciados até agora como instrumentos estratégicos de gestão corporativa. Essa constatação visa convencer os alunos e a comunidade de pesquisa (FGV Agribusiness) a fortalecer a integração da sustentabilidade e do design industrial na gestão estratégica, a fim de tornar as empresas brasileiras mais competitivas.

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Gostaria de informar que a universidade de Wuppertal é localizada em Wuppertal e fica a 452 quilômetros de distância de Berlim.
    Além disso me pergunto como alguém pode entrar em um pós doutorado sem ter concluído o doutorado …

  2. Mais um que deveria estar preso! Falsificou o diploma de doutorado! Porque vc não pode fazer pós doutorado se vc não tem doutorado! Ele é mais um criminoso neste governo cheio de mais elementos e maus exemplos !!! Bandidos!

  3. Como pode ter feito pós-doutorado se nao concluiu o doutorado?

  4. Caros(as) JORNALISTAS LIVRES, resta uma pauta a ser investigada: como o atual ministro da Educação pode ter cursado pós-doutorado sem o título de doutor?

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da