[Porto Alegre] Dilma é ovacionada em evento na capita gaúcha

PRIMEIRAMENTE, FORA TEMER!

O lançamento do livro “Resistência ao golpe em 2016” em Porto Alegre, nesta sexta-feira (3), iniciou com o grito mais popular para aqueles que lutam contra o golpe: o “Fora Temer!”. O grito de “Volta querida!”, por sua vez, nunca esteve tão forte na capital gaúcha. As dezenas de pessoas reunidas no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, aproveitaram a presença da presidenta Dilma Roussef para assinar, simbolicamente, um acordo com a conterrânea: não haverá apoio aos retrocessos anunciados pelo presidente interino Michel Temer.


Em Porto Alegre, Dilma fez o que tem feito em todas as cidades que visita, se defendeu das acusações de corrupção e falou contra a direita que aplica o golpe. “Se vocês olharem as gravações da Câmara no dia da votação do impeachment e pegarem as justificativas dos deputados, vocês verão que nenhum dos que votaram a favor citaram os seis decretos suplementares e o Plano Safra”, afirmou.

Enquanto falava, Dilma pediu do público um “Fora Cunha!”. “É bom vocês falarem fora porque ele está afastado, mas continua trabalhando ativamente no golpe”, afirmou a presidenta. Além disso, Dilma falou a favor do Bolsa Família, que está sendo atacado pelo governo Temer, do Sistema Único de Saúde (SUS), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ministério da Cultura (MinC). “Colocaram na educação uma pessoa que votou contra a cota nas universidades”, disse.

Dilma aproveitou a oportunidade para se defender na acusação do jornal O Globo que, para ela, trabalha em tentativa de sujar a sua imagem. “Sou uma pessoa incômoda, não tenho acusações de desvio, nem contas no exterior. A acusação agora é com a conta do meu cabelereiro. Só que eu tenho os comprovantes de todas as passagens e serviços de cabelo. Mas parece que eles ligam o cabelo com Pasadena. Mas Pasadena foi em 2006 e neste ano eu nem conhecia este ótimo cabelereiro.”

Antes da presidenta, um dos autores, José Carlos Moreira, que também é professor universitário, mandou um recado àqueles que insistem na ideia de que existe um processo de impeachment válido e dizem lutar contra a corrupção. “Todos que estamos aqui somos conscientes de que o combate da corrupção por si só, vazio, é uma falácia. Ele não pode vir desassociado de um projeto político popular, melhor para o nosso país. Quem vai às ruas pedir a saída do governo sem se preocupar com o que vem depois não está pensando no país de fato”, disse.

Tarso Genro, que também assina a co-autoria do livro, esteve presente e denunciou o “oligopólio da mídia”. “A mídia é financiada por entidades com interesses escusos e destinados a derrubar uma presidenta que recebeu 54 milhões de votos”, enfatizou.

Tarso alertou que a consumação do golpe desencadeia a desestruturação da soberania democrática e popular na América Latina, o que é visto por ele como um desastre. “O grande objetivo do golpe é a lucratividade do capital financeiro global, que perde resistência com a saída da presidenta do poder”.

Recepção Calorosa 

Dimae

Com flores e palavras de ordem como “Volta Querida!”, “Empurra o Temer que ele cai”, centenas de mulheres recepcionaram a presidenta Dilma Rousseff na capital gaúcha. Assim como em todo país, em Porto Alegre as mulheres se mobilizam contra o golpe em curso e o perigo que o governo interino representa às políticas sociais femininas.

As manifestantes se reuniram na praça da Matriz (praça Marechal Deodoro) para a entrada da ALERGS e seguiram em caminhada, às 17h30, com a presidenta até a Esquina Democrática para o III Ato Contra o Golpe e em Defesa da Democracia.

 

POSTS RELACIONADOS