URGENTE: Por uma Frente Ampla para evitar que Bolsonaro nos leve para o abismo

FRENTE AMPLA: Registro histórico de Comício das Diretas Já em 1984, na praça da Sé, capturado pelas lentes de um dos maiores fotógrafos do Brasil, Jorge Araújo
FRENTE AMPLA: Registro histórico de Comício das Diretas Já em 1984, na praça da Sé, capturado pelas lentes de um dos maiores fotógrafos do Brasil, Jorge Araújo

Por Humberto Mesquita*

 

 

Não sei por onde começar! Pelo Corona Vírus ou pelo Demônio que está vomitando monstruosidades contra o povo brasileiro? Pela capacidade de destruir dessa maldita pandemia ou pela desenfreada ação de um grupo cujo líder foi eleito por milhões de desinformados —inocentes ou não.

Mas os dois fatores se unem num mesmo objetivo que é a destruição. Comecemos então pelo vírus que foi menosprezado pelo outro “vírus”.

O Brasil tinha tudo para se livrar da peste, porque ela não chegou de surpresa aqui. Ela começou na China, ainda em janeiro, se espalhou pela Europa em fevereiro e deu sinais claros de que chegaria aqui tão furiosa como lá.

Mas, o Brasil como os Estados Unidos, ambos governados por idiotas, menosprezaram a sanha devastadora do novo vírus. “Era um simples resfriado” gritaram os dois. E se mostraram presentes em espaços públicos como a desafiar a pandemia. O resultado veio em março e hoje estamos assistindo a uma verdadeira hecatombe, a um massacre de milhares de brasileiros, seja dos castelos ou dos barracos.

Desprezo pela Ciência e pela vida

E o “asno” que governa o Brasil, investindo-se da condição de ditador, isolando-se até mesmo do seu “I love you Trump”, que reconheceu seu erro,  continua a minimizar o vírus, pregando receituário negado pela ciência, e  condenando  a solução médica do isolamento. Para coroar suas arbitrariedades demitiu o Ministro Mandeta, da Saúde, nomeou outro médico, Nelson Teich, que não suportou mais do que 29 dias no cargo e se demitiu.

Junto com esses, o demônio já havia demitido o Sérgio Moro porque queria interferir nos rumos da Policia Federal, “para proteger a família e amigos”. Sérgio Moro também escolheu o momento para se desentender com ele, quando percebeu que seu “patrão” não lhe presentearia  mais com uma  vaga no STF, depois de  já ter recebido de presente, por serviços prestados durante as eleições presidenciais, o Ministério da Justiça.

O “chefe”, aos gritos de que “quem manda aqui sou eu”, ou que “ministro que não seguir minha cartilha vai para a rua”, entrou definitivamente em cena para desafiar a tudo e a todos. Fez manifestações contra Congresso, contra STF, pregou um novo AI-5, xingou jornalistas, pouco se importando com as consequências de seus atos, porque acredita que tem a guarda dos militares que o rodeiam.

Formou-se uma contraposição, constituída pela Rede Globo de Televisão, pelos novos desafetos do “rei Bolsonero” e pelo “herói Sergio Moro”.

Agora, surgiu um novo ator que é o empresário Paulo Marinho, um homem que foi muito próximo do Bozo e seus filhos, com denúncias contundentes contra ele, os filhos e membros da Policia Federal.

Num momento como esse, ninguém pode se colocar como única oposição

A Frente Ampla, no passado, foi formada por Carlos Lacerda, Jango Goulart e  Juscelino Kubitschek,  independente de ideologias.  “Diretas Já” teve em seu bojo Lula, Ulysses Guimarães, FHC, Tancredo Neves, Orestes Quércia, entre outros, com as mais variadas tendências políticas. Tanto na Frente como nas Diretas existia um inimigo comum.

Hoje nós temos um inimigo comum, e não vejo razão para não se unirem outra vez, o Lula de ontem e o Lula de hoje, com FHC, o governador Dória, Flavio Dino, Boulos, Ciro Gomes, e todas as forças que se opõem a esse governo semi-ditatorial que aliciou os militares para tentar dar o golpe definitivo na democracia e implantar, possivelmente, a mais sangrenta ditadura.

Está faltando reação: a sociedade civil precisa se engajar nessa luta.

OAB, ABI, entidades ligadas à cultura, sindicatos, associações de classe, membros do Congresso Nacional e do Judiciário precisam sair dessa modorra e enfrentar o inimigo. Somos todos covardes, esperando um milagre que não acontecerá se as forças vivas dessa nação não se manifestarem. Hoje o que estamos vendo são notas vazias de repúdio, nada mais do que isso.

Nem o povo pode ir às ruas por conta dessa maldita Covid-19, que mesmo menosprezada pelo “grande vírus” tem sido, neste caso, sua aliada. As multidões não podem protestar pelas ruas.

Como a única maneira de se manifestar em protesto, atualmente, é o panelaço, o povo tem se debruçado sobre o parapeito das janelas. Tudo nos incomoda, tudo nos aflige e nossas armas limitam-se ao som estridente, mas passageiro, dos panelaços que também não bolem com a estrutura criada por esse verdadeiro anticristo.

“Deus, salve o Brasil”, suplicamos.  Mas não adianta. Deus não é mais brasileiro. Só a Frente Ampla pode livrar o País do pior.

 

*Humberto Mesquita é jornalista e escritor, repórter e apresentador de debates na TV.

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. A única saída é esquerda unida,fora daí não há salvação.

  2. Uma idiotice. Se é mundial a culpa não pode ser atribuída ao senhor presidente da república. Todos nós temos que nos cuidar. Quem está fazendo isso??????????

  3. Precisamos aumentar nosso campo progressista. Estamos com a Democracia na U.T.I.. Precisamos cassar a chapa Bolsonaro/Mourão.

  4. Vocês dessa imprensa ” progressista” , na ânsia de desestabilizar o governo, estão tentando manipular a opinião pública, editando falas do PR, distorcendo informações e usando até de Fake News. Está valendo tudo não é ? Quem em janeiro falou que era uma gripezinha foi o Dráuzio Varella, na Globo lixo, sendo endossado pelo Dória e seu médico David Uip para manter a programação de carnaval. O PR sancionou em, 5 Fev, a lei 13979 que regula situação de emergência para combater coronavírus. Os Governadores ignoraram o alerta e priorizaram o “pão e circo”!!.O STF impediu que o governo federal controlasse as ações de combate a pandemia nos Estados e Municípios. Ao invés de promover a cizânia, porque vcs não difundem os esforços que o Governo Federal têm realizado para combater a pandemia? Porque vcs não denunciam a corrupção que está ocorrendo nos Estados e Municípios que estão realizando comprar superfaturadas e desviando os recursos recebidos? Agora, no pico da pandemia, esses mesmos governadores que ignoraram o alerta, promovem a reabertura da economia, pois a fome vai matar mais que o vírus, conforme o PR tinha alertado lá no inicio, Felizmente, com as redes sociais, o povo tem acesso a muitos mais informações e não se deixa manipular tão facilmente.

  5. Vcs só publicam os comentários de quem concorda com vcs? Como se auto intitulam Jornalistas Livres? Piada não é?

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?