POR QUE TANTO ÓDIO?

ilustrações e pesquisas iconográficas Joana Brasileiro.

Nunca na história desse país, um ex-presidente foi tão perseguido –como se governar e retirar 40 milhões de pessoas da miséria absoluta, fosse um ato criminoso, imperdoável.

Nunca, na história desse país, um ex-presidente foi tão odiado e tratado como bandido.

 

 

Houve um presidente, Prudente de Moraes, que ordenou uma ação militar que matou 25 mil brasileiros no Arraial de Canudos, mas esse presidente era advogado, doutor. Jamais foi tão odiado.

Prudente de Moraes exigiu a decapitação de Antônio Conselheiro que já tinha sido enterrado. Então, exumaram o cadáver do líder de Canudos, decapitaram-no e voltaram a enterrar.

 

 

Teve um outro que prometeu no exterior pagar a dívida externa, criou um plano econômico chamado “funding Loan” (língua da metrópole, claro) e promoveu um arrocho insuportável aos brasileiros mais pobres. Mas esse, Campos Sales, também era advogado, representante da elite cafeeira e, claro, nunca foi odiado.

Já Hermes da Fonseca, perseguiu os sertanejos do Padre “santo” Cícero Romão Batista, criou uma estrada de ferro que ligava o nada ao lugar nenhum, à custa das vidas de milhares de trabalhadores. Hermes da Fonseca ainda reprimiu a revolta da Chibata, liderada por João Cândido (“o Almirante Negro”), realizada por marinheiros que lutavam pelo fim dos castigos físicos e chibatadas nos barcos da Marinha do Brasil. Mas era marechal, e ninguém odeia um militar no Brasil.

Ilustração de Joana Brasileiro, sob imagem do Padre Cícero, cartão postal em homenagem ao Marechal Hermes da Fonseca, e imagem dos marinheiros da Revolta da Chibata, capitaneados por João Cândito o Almirante Negro.

 

Falando em militares, eles tomaram o poder em 1964 e emplacaram cinco presidentes-ditadores militares até 1985, quando assassinaram sob tortura centenas de opositores ao regime. Mas eles nunca foram odiados.

No nosso país, teve um governador da elite paulista cujo slogan era “esse rouba mas faz”, um ministro da ditadura militar famoso no exterior por contrabandear pedras preciosas nativas para lá, um outro governador da elite paulista cuja fortuna em seu nome ele apenas dizia não lhe pertencer, um presidente eleito pela mídia que pagava até gastos domésticos com “sobras de campanha”. Mas nunca se percebeu a existência da corrupção como agora.

E nunca se odiou tanto um ex-presidente.

Por que tanto ódio contra alguém que mesmo depois de dois mandatos não tem apartamento em Paris, iate, ou qualquer ato corrupto comprovado?

Será que é por que é nordestino? Por que não é doutor? Ou por que é tão parecido com aqueles que o odeiam e se sentem covardes diante de sua coragem?

Nunca na história desse país, alguém foi tão invejado e odiado assim. Você entende por quê? Mande pra gente a sua colaboração. Só aceitaremos colaborações gentis e educadas, porque, de ódio já estamos fartos.

 

Mande para: [email protected]

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. O texto acima é uma no explicação visto a ridícula tentativa de manipular os fatos e enganar o leitor. Está respondido.

POSTS RELACIONADOS

Pandemia do ódio: Bolsonaro e Hitler se sobrepõem - Foto: Reprodução

Estamos vivendo a pandemia do ódio

A máquina de ódio, mentiras e manipulação desencadeada por Bolsonaro e seus aliados, já intoxicou profundamente a sociedade brasileira

Foto de Fredy Varela

Na avenida da vida Elza é ancestral

Foi na sala de casa, naquele apartamento grande, aonde meu pai adorava promover grandes festas para mostrar a sua coleção de long plays, o hoje

Sobre o ódio nas redes sociais

Por Rudá Ricci, cientista político A violência verbal e a tentativa de cancelamento diário que vigoram nas redes sociais sugerem um certo adoecimento e extrema