Por que tanto ódio a Lula? Nossos leitores com a palavra.

No artigo ‘Por que tanto ódio?’ pedimos ajuda para entender a matriz de tanta energia negativa contra Lula. Obtivemos muitas contribuições e agradecemos muito por elas. Cerca de 85% dos comentários e explicações tentativas foram de pessoas que não nutrem ódio pelo ex-presidente.

Mas, claro, não faltaram aqueles que o detestam e julgam que “ele é o cara mais corrupto do Brasil”, que “ele traiu as camadas populares”, que “ele tem um fundo de investimento em marketing de 1 bilhão de dólares” e, até, que “ele mesmo plantou o ódio dividindo a sociedade em classes e incitando uma contra a outra”.

Como o discurso gerador do ódio é facilmente encontrado na mídia tradicional, optamos por focar nas explicações do ódio por parte daqueles que não odeiam Lula. Selecionamos cinco vertentes que nos pareceram principais nas contribuições dos leitores e reproduzimos algumas aqui.

Então vamos lá: Por que tanto ódio contra Lula? Nossos leitores têm a palavra.

1 Preconceito

  • É o ódio ao pobre “que não sabe seu lugar”. Só isso.
  • Pq eh nordestino, pobre, sem curso superior, chegou aqui num pau de arara, ex sindicalista, mãe analfabeta, pq a mulher foi babá, pq quando pega o microfone estraçalha o adversário, pq tem a melhor oratória do mundo, pq é sábio, pq é povo, pq é reconhecido no mundo inteiro como grande líder, pq acham q eh o maior ladrão da história.
  • O ódio sempre esteve presente – pobres e pretos sentiam mais. Lula só tirou a casca da ferida e expôs o que sempre esteve lá. A caixa de pandora foi aberta e o erro foi não ter encarado problemas antigos de frente como: um judiciário acovardado, mídias em mãos de pessoas erradas (Globo, Veja e CIA) que forneceram mais gasolina para o fogo.
  • Primeiro, o preconceito. Segundo, ele fez pelo Brasil e para os pobres o que nenhum deles invejosos fizeram. Eles não aceitam o sucesso de Lula no mundo todo e o respeito por ele conquistado.
  • Equação simplérrima: burrice+preconceito+Globo= ódio ao LULA
  • Durante muitos séculos nos fizeram acreditar que ser pobre, ou menos favorecido, era motivo de vergonha, falta de capacidade, preguiça, etc.
  • Lula faz algumas pessoas lembrarem do que elas são, de onde vieram…
  • Porque é difícil para uma “elite” preconceituosa saber que a maior autoridade do país por duas vezes foi um nordestino, sindicalista e carismático
  • É ódio de classe. Começa assim: narciso acha feio o que não é espelho. Depois: quero ser narciso.

2 Falta e manipulação de informação

  • A imprensa medieval, golpista e partidária, convenceu parte da classe C que subiu para B, com pequenos negócios, restaurantes, farmácias, panificadoras, lojas, etc, que pertenciam a classe A e AA, que eram capitalistas e por méritos próprios. Que os avanços sociais, políticos, econômicos e culturais adquiridos nestes últimos treze anos, não foram por medidas governamentais e sim a capacidade de empreendedor.
  • Porque com o golpe a elite escravocrata perdeu a pudor de externar seu ódio de classe, sua prepotência aristocrata. Porque esse ódio é cultivado dia a dia na televisão e nas revistas e jornais da mídia tradicional, conquistando uma imensidão de mentes mal instruídas.
  • Infelizmente o brasileiro se forma e informa com os grandes meios de comunicação de massas, não lê livros ou fontes mais confiáveis de informação.
  • O preconceito escravagista contra trabalhadores e trabalhadoras, mulheres, racismo, trans, lesbo, homofobia. O poder é só para um punhado de homens brancos e ricos. E a mídia que destila um ódio cotidiano ao PT. E não se tem um contraponto. E os partidos políticos que estão nas pequenas e médias cidades dominam a imprensa local e destilam diariamente em seus editoriais este ódio cotidiano. Repercutem matérias da grande mídia.
  • O Lula deu muita liberdade a meios de comunicação inescrupulosos pensou que esses meios de comunicação que na verdade é controlada pela elite ele pensou que nunca iria se rebelar contra os governo do PT e contra os partidos que governam para as pessoas menos favorecidas.

3 Inveja

  • Infelizmente, pessoas simples como ele, se perguntam por que ele chegou lá. A inveja mata, olhar para si mesmo e se sentir menor, não é fácil.
  • É que Lula incomoda de várias formas. Incomoda o homem escolarizado, que teve tudo ao seu alcance para ter, por exemplo, o poder de síntese que o Lula tem e ele com tudo na mão, não consegue.
  • Por que por mais que tentam, ninguém tem a luz do Lula. A oratória dele, comove e faz pensar. Ele desperta uma emoção tão grande que incomoda o nada.
  • Inveja, maldade, burrice, tudo junto!
  • Nunca perdoaram Lula por ele não ter absorvido a empáfia presunçosa, por exemplo, de FHC. A raiva que têm de Lula é porque ele circula abraçando favelado, suado, com a mesma naturalidade que sorri e se senta ao lado da Rainha Elizabeth II (suprema inveja!)

4 Distribuição de renda

  • Porque aqueles que fazem o bem são rejeitados e humilhados, é só acompanhar ao longo da história mundial, todos os que fizeram um bem a humanidade, foram execrados, ex; Jesus Cristo, Gandhi, Lincoln, Mandela, Getúlio Vargas, e agora Lula.
  • Por sua visão em ajudar os destituídos.
  • Por que tanto ódio? Porque as chamadas “zelites” não perdoam a “audácia” que ele teve de ser Presidente do Brasil!
  • Lula permitiu aos pobres não só sonharem com dias melhores, mas incentivou e permitiu que boa parte dos esquecidos viessem a exigir seus direitos. Essa subversão sempre custará muito caro. Muitos que ousaram pagaram com a vida. Fato!!!
  • A distribuição de renda é o maior motivo. As pessoas ainda não conseguem amar o seu próximo!
  • Acredito que assim como outras lideranças populares que tiveram grande importância cada um dentro dos seus propósitos, Lula foi eleito se tornou presidente, veio do povo é governou por um país melhor, menos desigual, mexeu com a estrutura colonial que vivíamos e por isso não é bem vindo para as elites e por quem se deixa enganar por esse pensamento conservador que faz parte de nossa sociedade.
  • Pq a senzala, os srs. do engenho, as sinhazinhas, as mucamas e os escravos têm que continuar existindo…absurdo eu estar constatando isso em 2017

5 Jogo político

  • É bem simples, por ter sido o maior sucesso da esquerda que o país já teve precisaram demonizar e transformá-lo no principal inimigo público do país.
  • Nunca houve uma quebra na estrutura de poder desse país e quem conta a história é quem vence. O povo nunca é apresentado aos fatos que lhe interessam.
  • Nordestino, pobre e “analfabeto” vira um líder jamais visto no país, incomoda a elite e aos grandes empresários que sempre manipularam o povo e sempre tiveram o controle da situação. Lula é um grande líder e isso incomoda os donos do Brasil.
  • Pq ele governou pra todos e a elite não suporta isso! Simples!
  • Porque o foco de seu governo foi o favorecimento aos mais pobres. Isso incomoda e muito.
  • Lula é aquele que fala como a vida é sem rodeios!
  • JÁ VIU ALGUÉM CHUTAR CACHORRO MORTO??? CACHORRO MORTO NÃO INCOMODA MAIS. LULA É AMEAÇA PRA ELES.

Confira aqui todos os comentários e e-mails enviados até o fechamento desta.
(excluímos aqueles que continham discurso de ódio ou fugiam ao tema.)

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Muito bom, acredito que uma parcela da população não vão nunca entender as boas ações do Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um ser abençoado.

  2. Ótimo texto apresenta argumentos verdadeiros sobre o ódio a pessoa do Lula ( Como um nordestino semi analfabeto pobre,conseguiu ser presidente desse país ). Existe realmente uma inveja de tudo o que o LuLa conseguiu.

  3. Que lixo de texto. Lula é capitalista e nada fez pelo povo. Acordem!

  4. Quero apenas reagir pontualmente. Não concordo com a presença da Getúlio Vargas no elenco personalidades de um dos comentários.
    Getúlio flertou com o nacional socialismo, perseguiu os comunistas violentamente, “amarelou” para os americanos (leia-se, não para os aliados), foi oportunista com o sei populismo, e quem não é?!
    Por esses pontos não vejo ele fazendo parte dessa constelação. Sim, sei que ele estava em um contexto histórico, Gandhi também e foram contemporâneos!
    Esse é meu comentário.
    Quero agradecer pela a iniciativa e espaço de fala, além das informações aqui prestadas em forma de opiniões.

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?