Por que o ex-queridinho da direita Marco Antonio Villa foi “limado” da Rádio Jovem Pan

O historiador e ex-queridinho da direita, Marco Antonio Villa
O historiador e ex-queridinho da direita, Marco Antonio Villa

Por Bia Abramo, especial para os Jornalistas Livres

Vocês sabiam que o boçalnarismo, aquele aglomerado de forças verde-amarelas que foram fazer manifestação a favor domingo passado (não me perguntem a favor do quê, porque aí vocês me complicam: não saberei dizer e olha que estou lendo análises desde sábado), chama o que chamamos de PIG de “extrema-imprensa”? E que por obra e graça da pressão dessa gente defenestraram um sabujo bem conhecido das ondas de rádio?

Sim, estou falando do afastamento de Marco Antonio Villa, comentarista político da Jovem Pan. Villa, em seu passado remoto, tirou um diploma de historiador, mas, uma década para cá, pelo menos, engrossou as hostes neoconservadoras como comentarista político e passou a ostentar aquela veemência dos que sempre acham que tem razão. De articulista eventual, em “O Estado de S.Paulo” e na “Folha”, suas diatribes cada vez mais reacionárias ganharam espaço à medida que a grande imprensa foi, por assim dizer, reforçando seu time de direitistas.

Um ideólogo e um dos grandes semeadores do antipetismo, antilulismo, antiprogressismo, antiesquerdismo (não é tudo a mesma coisa, como estamos vendo) deram nesse caldo de cultura do pensamento direitista. Villa foi um dos principais insufladores do impeachment, com programa diário na Rádio Jovem Pan e participação na bancada do Jornal da Cultura. Ao lado de Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Eliane Cantanhêde, Vera Magalhães, Ricardo Noblat, o ex-historiador pertence à turma que “saiu do armário” nos últimos anos do governo Dilma, para perseguir de forma sistemática aquilo que eles imaginam que seja a esquerda, ao mesmo tempo que fingiam não perceber os traços fascistas e retrógrados da direita que se formou a partir de 2013.

 

“Cortem-lhe a cabeça!”

Cúmplices das cortinas de fumaça do Brasil de Temer, não hesitaram em apostar todas as fichas na articulação de direita que se organizou para disputar as eleições de 2018. Venderam, como análise jornalística aparentemente séria, a máxima “é só tirar o PT” que o Brasil toma jeito. Passados cinco meses de um governo pífio, marcado por trapalhadas na condução dos assuntos do país e rompantes de autoritarismo vulgar, Villa entrou para a turma dos “arrependidos”, dos “chocados”. Esses, que contribuíram por tantos anos demonizando a esquerda e, por isso, ajudando a botar essa gente que está no poder lá, no poder, estão agora, diante de tanta inoperância e estupidez, saltando do barco e atirando uns traques. Para o bozonarismo-olavismo, esses traques soam como canhões e, por isso, pede – e obtém – essas cabeças.

A Jovem Pan nega que tenha sofrido pressão, mas uma rápida pesquisa nas redes da direita mostra que os reparos que Villa anda fazendo ao governo Bolsonaro, ao guru Olavo de Carvalho e aos participantes da festa estranha com gente esquisita do 26 de maio não caem bem entre os bolsonaristas. Ontem, a rede de direita comemorava a saída de Villa e pedia outras cabeças que não estão rezando pela cartilha do capitão. Não é escusado lembrar que o diretor de jornalismo da Jovem Pan é Felipe Moura Brasil, wonder boy da direita criado a leite com pera pela Veja e organizador do livro de Olavo de Carvalho, nem que ministros já caíram a pedidos de Olavo.

O que me preocupa não é o destino do sujeito em si – não comemoro, nem lamento, nem nada. Também hesito em classificar como “censura”, uma vez que censura me parece ser um ato ou conjunto de atos mais organizado(s) do Estado (Acho eu. Se estiver enganada, me avisem). Mas é um episódio nítido de perseguição política. É muito grave e alarmante que esta perseguição já esteja incidindo com essa violência e rapidez justamente sobre os aliados de anteontem. Se pensarmos que bem antes de instalado o governo Bolsonaro, a grande imprensa já tinha sofrido um processo de depuração dos jornalistas menos alinhados à direitização que foi sofrendo nos últimos anos, o cenário daqui para frente é apavorante.

Sinal claro, a meu ver, de que a perseguição ideológica do bolsonarismo mal começou –e vai ser longa, cruenta e irracional.

 

 

Aqui o vídeo em que Villa explica que a Jovem Pan “prescindiu dos serviços dele por 30 dias”: https://youtu.be/5KReoE2qRZg

 

COMENTÁRIOS

88 respostas

  1. Parei de lei quando escreveu “BOLÇONARISMO” …. kkkkkk

    1. leia novamente! está escrito “boçalnarismo”. vem de boçal. sabe o que é? Boçal: Que é desprovido de cultura; grosseiro, ignorante, rude, desprovido de inteligência ou sensibilidade; besta, toupeira.

    2. Ele usou, ironicamente, “boçalnarismo”, para chamar de boçal quem é a favor do governo bolsonaro, na verdade um neologismo criado para criticar os apoiadores do governo. Ele não errou a palavra, fez de propósito! Só isso.

  2. Bela análise, infelizmente os eleitores desse cidadão não enxergam um palmo a frente do nariz, estamos caminhando a passos largos para os interesses estrangeiros, enquanto isso os bobos da corte esbravejam “pela família e pelo Brasil, ele é patriota” eu sei muito bem como essa palhaçada começou e imagino como vai terminar, quem vai perde? quem já estava perdido, o brasileiro!

  3. Não entendi, este é um site de “jornalistas livres” ou remunerados pela esquerda?

  4. Jornaleco de esquerda. Se fosse impresso não teria nem a honra de ser usado em meu banheiro.

  5. Esse ficou com cara de Homer Simpson ou Chaves ( …aí que burro, dá zero pra ele…)

  6. Até agora, de longe, foi a matéria mais ridícula e tendenciosa que já li. Nem mesmo o Villa associa o afastamento dele ao Bolsonaro de alguma forma, mas para alguns otimistas da ruína do país, qualquer coisa serve pra colocar na conta do presidente.
    E tem mais uma coisa, o Villa falar a verdade ou não numa mídia de comunicação não significa nada, o que manda é a audiência. Sempre foi assim e sempre será. Ele precisa ser ouvido pra gerar dinheiro para a empresa. E não estou dizendo que escutar ou não o sujeito está certo ou errado, mas funciona assim.
    Ah, e antes que eu me esqueça, se fosse por causa de pressão dos bolsominions, já estava na mesma situação Andreazza, Vera e até mesmo Felipe Moura.

    Então, façam um favor a si mesmos e parem de viver na teoria da conspiração, poxa, o cara nem saiu ainda.

    OBS: Não concordo em muita coisa com o governo, antes que me chamem de bolsonarista, olavista ou mesmo fascista (que é a moda). Inclusive, acho a comunicação do governo uma bosta e os filhos do Bolsonaro um empecilho gigantesco (quase que como crianças mimadas). Mas daí tirar uma relação direta com o afastamento do Villa, só pelo lado do mau-caratismo mesmo.

  7. Que lixo isso tudo. Boçalnarismo… …não sabia o porquê da manifestação… Só pode ser esquerdopata.

  8. parei de ler tybm quando começou BoÇalnarsimo lkkkkk

  9. Será que é a Bia do Bradesco?

    Se for…..

  10. PQP! Colocar o Villa (quem tem uma tendência muito grande pela canhota, por ser historiador) e Noblat (que é claramente esquerdista) no mesmo balaio que Augusto Nunes, Vera Magalhães e Reinaldo de Azevedo (que mudou da água para o vinho desde 2016) é o fim da picada, logo demonstra que você não os acompanha.
    Essa narrativa de que há um conspiração de um governo direitista em oposição a real esquerda que vocês tentam emplacar não cola, quem acompanha assiduamente todos os repórteres que você citou, sabe o perfil de cada um e nenhum deles se aplica nessa narrativa, tão pouca a narrativa de pessoas que estão arrependidas de ter votado no atual presidente. Se você sair dessa utopia “romântica” perceberá que está redondamente enganada. Falta muitos elementos para você entender a realidade que te permeia.

  11. Bolçonaro simplesmente,tosco e repugnante!

  12. Quem pensa ser alguma coisa não sendo nada engana a si mesmo. A maioria dos críticos São boçal.

  13. Colhemos o que plantamos Villa. Sua vida é história tá marcada pela sua ignorância e baixeza. Também Vila é de gentinha como vc.

  14. A razão humana está corrompida,
    os erros e falsas opiniões contaminam e distorcem a verdade… a alma racional está viciada.
    Existe uma verdade a ser conhecida e essa verdade é acessível a razão humana.
    E então eu pergunto: quem pode me ensinar, a não ser aquele que ilumina meu coração e rasga suas sombras?

    O natural se revela ,naturalmente …

  15. depois desse artigo excelente da Bia, adorei a reposta da Laura ao não-leitor. parabéns.

  16. Custo a acreditar que pseudos jornalistas, travestidos de formadores de opinião, queiram, de forma rude e grosseira, fazer acreditar que seus escritos traduzam qualquer vestígio de verdade, quando sim, de forma rasteira, caolha e canhota, estão soprando a flauta, tal qual Hamelin conduzindo seus ratos seguidores para a aniquilação, pois, só eles acreditam em suas falácias vermelhas. Nós, os brasileiros de bem, queremos um país melhor, livre da medíocridade sinistra (Etm. do latim: sinistra) e dos chupins do erário.

  17. Desonestidade intelectual imensa chamar de ex historiador alguém que continua como tal vide suas recentes obras literárias de pesquisa.Dizer também que tirou um diploma em um passado remoto é tentar desqualificar um passado de diversos titulos extremamente relevantes como historiador.Acredito que vocês podem ser melhores…

  18. Estamos cansados é dessa tipo de leitura, vá pastar jornalista de merda

  19. Hoje não somos dependentes do jornalismo da tv aberta, ou das revistas semanais que nos entregavam um conteúdo, ê ali continua toda a “verdade” dos fatos, o atual presidente foi eleito com uma proposta clara de governo por 54 milhões de pessoas, mais nosso congresso, nosso STF insiste em atrapalhar a agenda escolhida pela maioria da população, ao invés disso só trabalham em causa própria. Ai vocês vem no texto desmerecendo o presidente, ê quem o elegeu? Vão a merda. Jornalismo bosta, feito por jornalistas mais bostas ainda.

  20. A política tem sua própria essência e estrutura de processo de convencimento que também passa no toma lá dá cá, não entender e não aceitar isto é ignorar o que é política, os que entram na política e não querem trabalhar nos moldes políticos tendem a ficarem sozinho isolados sem força política e forçosamente se possuem poderes, apelam para o uso da força para implementarem suas ideias de governos que nascem em seus subconsciente imaginários mais que nada tem a ver com a realidade prática de sua aplicabilidade, o que um bom presidente ou líder faz é pacificar as partes antagônicas intermediando um bom convívio , traçam um plano de governabilidade aplicável e concretizam ações práticas, aumentando sua credibilidade, ao passo que vão aumentando suas conquistas trás consigo tbm melhoras no relacionamento com a oposição pois num sistema democrático todos posicionamentos servem para consolidar boas decisões mesmo que para os olhos dos que estão posicionados antagônicamentes, neste contexto bem conduzido com respeito na importância que cada posicionamento tem um reconhecimento e convívio respeitoso e republicano criasse um ambiente de paz político constitucional e o país começa a andar trazendo confiança ao mercado logo investimentos e prosperidade mesmo que não seja a vislumbrada , mais se troca a prosperidade esperada por uma realizável e sustentada.

  21. Boa,então vamos continuar com a ideologia,esquerdopatas que ora você parece melhor né,ao invés das forças verde e amarela,que e as cores do meu país,(e o país que inclusive você vive né),e vamos continuar na rua com as forças vermelhas da baderna,do quebra quebra,do comunismo,do socialismo,dos ônibus queimados né,isso sim e democracia pura pra você,e vocês do jornalismo livre ??????????.

  22. Quäl tem um pouquinho de cérebro não defende nem direita e muito menos esquerda, na verdade ninguém representa o povo brasileiro, cada um dos políticos defende a si próprio e seus pares, bobo de quem perde tempo para explicar o inexplicável!

  23. Parei de ler em “tirou um diploma” ????

  24. Não consegui ir além de “tirou um diploma” aí não dá né!

  25. Que perda de tempo foi eu ter lido um artigo desse cheio de ódio pelo atual governo, pela ideologia de direita e por pessoas que tem algum censo crítico e inteligência (falando do Villa)… São palavras frias que desconstroem a imagem de um excelente jornalista, que como qualquer pessoa de bem, tem o direito de se arrepender e lutar por aquilo que acha certo. Não por qualquer coisa que apenas faça-o parecer correto, “já que foi a favor do governo deveria continuar sempre a favor do governo”. Que pensamento cretino, apenas o faz para que suas próprias atitudes de apoiar uma esquerda suja e criminosa, pareçam sensatas. Sensato é querer o bem, apoiar algo em que acredita e criticar caso esteja saindo diferente do esperado. Pois não é uma pessoa ou grupo de pessoas no que o Villa acreditava e sim numa atitude, daqueles em quem ele acreditava, quando essas atitudes se mostraram diferentes do que era esperado, faz todo sentido se manifestar e criticar.

  26. Até estava interessado na noticia, mas percebi que o teor das linhas fomentam o ódio muito antes da intenção de informar. Infelizmente, a disseminação do “nós e eles” é expressivo no texto e latente na alma dos que mantém suas percepções intelectuais bloqueadas pelo ideologismo comprovadamente falido. Parei de ler quando o estômago embrulhou.

  27. Queria ler até o final, mas o ” bolçonarismo”, não deixou…kkk

  28. Texto “chulo”, nada informativo, tampouco conclusivo. Só especulações da própria cabeça da Autora.

  29. Bem, acho que a ideologia impediu a autora de pensar com o cérebro e a fez agir com o estômago. A questão é simples: Marco Antônio Villa, a quem sempre admirei por seu conhecimento acadêmico, nunca por suas posições políticas, nas últimas semanas perdeu a linha. Ele desandou a caluniar o tal “filósofo” e todos os seus asseclas. Ele aumentou exponencialmente o risco de tomar um processo e causar prejuízo à empresa que o contrata. Uma coisa é você bancar a liberdade de expressão contra a opressão — seja do capital, seja do estado, seja de quem for. Outra coisa é você bancar uma intriga pessoal de seu funcionário, que passou a caluniar um terceiro — isto é: imputar a alguém o cometimento de um crime. Como publisher eu teria feito o mesmo. A própria Jovem Pan divulgou um comunicado nesta manhã (30) deixando claro que foi isso mesmo. Villa passou a ofender gratuitamente, correndo um grande risco de ser processado por calúnia. Por isso foi afastado.

    Agora… quando um jornalista sugere sem evidências que houve pressão governamental, ele está falando mais de si do que do outro.

  30. Dona Bia Abramo, a senhora não entendeu o motivo da manifestação de domingo passado porque é burra ou mal intencionada mesmo?
    Bem, pela esquerdopatia galopante apresentada, devo concluir que são as duas coisas….

  31. Sou mestre em comunicação, com base na semiótica de greimas. De tudo que tenho lido e ouvido sobre é do”novo” governo, só poderia dizer que toda comunicação se instaura na auto manipulação. Antes de emitirmos qualquer forma de comunicar algo, ela busca formas de manipular em todas suas instâncias o receptor . Ou seja, o e emissário quer que sua mensagem mude aquele ou aqueles que recebem a tal comunicacao. O governo atual, já ir e seus filhos, parecem estar ainda emguerra contra o mal que o pt deixou como seu legado. Se esquecem que são governo, como tal, o senhor Jaime Bolso não deveria ser informado que é o presidente de nossa Repúbliqueta. Deve com urgência apreender que somente deveria COMUNIÇÃO algo PARA CONSTRUIR!!! TODAS AS OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO DE ALGUÉM QUE EM TESE TEM O PODER, deveveriam ser elaboradas afim de unir, solidificar, alicerçar, fincar bases para que todos se unam no propósito de uma nova fase. O passado deveria servir para um novo e bom caminho!! CONCLUINDO- QUANDO QUANDO NOSSA COMUNICAÇÃO NÃO FOR NESTE SENTIDO, QUANDO NOSSA COMPOTÊNCIA FOR FALHA, QUANDO ELA NÃO ATINGIR AS TRÊS INSTANCIAS do (EU POSSO, EU DEVO, EU SEI E EU QUERO), não devemos agir!! A máxima de o silencio e a melhor comunicação!! Deveria ser a usual de todos que compo em este “novo” governo. A VERDADE NUNCA FOI E NUNCA SERÁ ABSOLUTA!
    O QUE TENHO VISTO É QUE O JORNALISMO ESTÁ PERDIDO NAS SUAS VERDADES QUE AO PASSAR DO Tempo NÃO SE SUSTENTAM. O caminho do meio será sempre o fiel da balança da COMUNICAÇÃO.

  32. Jornalista não pode ser demitido?
    Somente os trabalhadores comuns do Brasil o podem?
    Todo trabalhador honesto demitido foi por perseguição?
    Um grande abraço.

  33. Minhas queridas jornalistas livres, guerreiras, lindas e poderosas. Não se pode refutar nada do texto mas me digam: qual o problema em discordar? Qual o problema em não gostar do Partido das Trevas? Também não gosto de camisetas vermelhas. Tampouco de carros ou decoração com predominância dessa cor. Villa foi exonerado daquela rádio que toca musica brega e para sorte nossa deverá voltar a dar aulas. Corram que ainda dá tempo de matricular-se. Quanto ao país, estimo melhoras.

  34. Bom dia prof Villa adoro seu trabalho. Então quer dizer que vão acabar com a liberdade de impressa. Eu já estou arrependida de ter votado nele. Todo santo dia é uma novidade diferente. Que coisa mas feia. O senhor está coberto de razão. Muito bem. Continua fazendo seu trabalho é ótimo.

  35. Jornalista livre me parece mais um jornal de esquerdistas doentes que querem Lula livre e o país quanto pior melhor. Se querem que seja assim vão lá morar em Cuba ou Venezuela aí a choradeira acaba. Ninguém merece comunistas disfarçados de jornalista… quem sabe um dia essa gentalha aprende a ser menos lulista e doente mentais…

  36. Rssss. Ele não leu direito. Mas eu, com certeza, não voltarei a este blog. Alguém que crítica Reinaldo Azevedo, Eliane Cantanhêde, Vera Magalhães, etc. não merece minha atenção.

  37. Meu caro, o Marco Antonio Villa já atacava categoricamente o Presidente Bolsonaro, muito, mas muito antes dele ser eleito, há até uma entrevista, onde o Marco Antonio Villa faz perguntas ao então “pré-candidato” e não dá nem tempo para o Bolsonaro pensar, por fim após a posse o Marco Villa, aparece chamando o também ideólogo Olavo de Carvalho de “o Bandido da Virgínia” e disse por vezes que as viagens do presidente eram de turismo. A Jovem PAN é uma empresa e como tal busca sucesso empresarial, não acredito que um empresário vá tomar decisões baseadas em mera especulação política, meu caro, o Marco Antonio Villa não estava mais agradando a audiência da Jovem Pan, e no capitalismo é assim, você tem que conquistar e fidelizar clientes caso contrário você vem a falência (ainda mais quando o Governo suspende contratos publicitários). Mas você com certeza não concorda pois este governo é pífio e com certeza não fez isso, suspender contratos de propaganda do exército das grandes emissoras, uma vez que o serviço militar no Brasil é obrigatório, e as propagandas da PETROBRAS, pois afinal de contas se você quiser você compra petróleo em outra empresa. Ah tá…

    Só mais uma coisa, no dia 26, as manifestações foram a favor da Nova Previdência (do Paulo Guedes), da Lei Anti-Crime(do Moro), pela aprovação da MP 870 (já foi inclusive aprovada) e pela Operação Lava Toga (para investigar os Ministros do STF), talvez as suas fontes não sejam tão Boas assim.

    Um abraço meu caro.

  38. Um amontoado e lixo. Primeiro, esta “jornalista”, tal de “Bia Abramo”, é muito ruim. Não sei como vim parar em um site tão grosseiro. Jornalistas “Livres”, livres de quê? De fonte? De verdade? De qualidade? De coerência? No afã de atacar o governo faz um malabarismo com a verdade e cria novos fatos sem o mínimo de respeito pelo leitor. O professor Villa nunca, lê-se, N-U-N-C-A, apoiou o Bolsonaro. Na verdade, qualquer pessoa que fizer um pesquisa rápida, desprovida de qualquer leitura profunda, verá que o Villa sempre atacou tudo e todos (aliviando um pouco pro Alkmin). Não há qualquer manifestação da JP que vincule o Bolsonaro ao caso, o próprio professor admitiu isso.

    Vejamos, ainda, que essa página miserável de um suposto jornalismo que, digamos, beira aos factoides de páginas amarelas norte-americana, alega um inicio de “censura”, contudo, a JP é uma empresa privada, pode demitir e contratar quem quiser. Há muitos profissionais comprometidos na rádio, inclusive que não concordam com o Bolsonarismo. Aliás, o Estado nunca tirou o poder de fala ou proibiu a comunicação do professor Villa. Respeitem o jornalismo de verdade, não esse, medíocre em essência sem qualquer referencia, evidência ou pesquisa. Essa senhora, beirando aos 70 anos, deveria, no mínimo, respeitar a categoria que ela diz representar. Não é atoa que a população tem acreditado mais em pastores evangélicos do que na mídia atual. Essa masturbação de ódio por meio da pós-verdade, causa um efeito reverso, ou seja, quem lê uma porcaria destas, não passa a ver os defeitos do governo, mas admirá-lo porque o que vem além dele é nojento.

    Por fim, esse tipo de publicação enseja responsabilidade para quem hospeda e escreve. Cuidado, a justiça, essa sim com poder de policia, vai querer mais do que censurar essas informações. A Sra. Bia Abramo terá de gastar uma grana por ficar postando mentiras e atacando pessoas sem provas – será mais caro que comprar um cabo de notebook que o gato roeu. Aliás, troque o gato por um marido, vai lhe fazer bem.

  39. Bia Abramo, Você sim é uma boçal! Você é uma fâ de Dilma, pergunte a ela e que é H2O, daqui 3 anos e meio terá outra chance de colocar a honesta esquerda no poder !!

  40. Que porcaria de texto… tudo é culpa do Bolsonaro agora ? O pseudo-jornalista vinha surtando há muito tempo, os ouvintes do programa não aguentavam mais, os anunciantes não aguentavam mais, e a culpa é do Bolsonaro ? Seja profissional Bia, admita que a imprensa está errando feio, não está fazendo análise, mas sim militância. Não noticiam fatos, emitem opiniões, e se dizem “isentos”. Você está atacando um colega porque no passado ele foi contra o PT… só lamento por vocês pseudo jornalistas… só os esquerdistas cegos continuam dando atenção a vocês, e adivinha só, eles não sustentam jornais e revistas, não mais…

  41. Serão menos momentos desagradáveis nas nossas telas de notícias e redes, pelo menos por enquanto.

  42. Serão menos comentários desagradáveis nas nossas telas de notícias e redes, pelo menos por enquanto.

  43. Imagino que a articulista deva considerar que não houve, em absoluto, perseguição ideológica nos governos Lula e Dilma. E, deixo aqui uma singela opinião isenta, pois, pelas graças, consigo navegar pela seara dos bons e ruins, de todos os lados, fechando as portas claros, aos ideólogos de plantão. Senão, vejamos: de acordo com dados do MP, três Tribunais e 15 juízes de primeira e segunda instância, Lula desviou em 11 anos, portanto mesmo após deixar o Palácio do Planalto, a bagatela de 12 bilhões de reais, que foram, devidamente distribuídos entre seus próprios bolsos, os de parentes e o PT. Muito bem, arredondado tudo, pra facilitar, houve portanto um desvio de 90 milhões de reais, por mês, ao longo desses 11 anos. Se considerarmos então, graças a essa aritmética, os primeiros 4 meses do governo Lula, o cidadão já havia até então desviado 360 milhões de reais. Penso que, por mais incapaz, enrolado, e sem projetos consistentes em que se possa avaliar o governo Bolsonaro até aqui, essas cifras seriam sequer imagináveis, pra um governo, dito sem propostas claras (no que discordo) mas antes de tudo, limpo.

  44. Imagino que Laura Capriglione (e eu consigo compreender porque) esteja com saudades daqueles dois “Einsteins”, Lula e Dilma.

  45. Precisa e esclarecedora a matéria. É lamentável o que o Bolsonaro está fazendo com a esperança dos brasileiros (não seguidores cegos do homem), que compraram a ideia de que o Messias tinha a fórmula para mudar a realidade do país (que era o que ele defendia com veemência), quando na verdade, Jair não consegue cuidar nem mesmo da bagunça que aprontam seus filhinhos. Acredito que, não fosse a promessa de vaga no STF, Moro já estaria questionando sua infeliz decisão de abandonar a Toga. Se é que já não está.

  46. Em complemento, Villa, como não tem uma cadeira prometida no STF, se viu como milhares de brasileiros (não seguidores cegos do homem), decepcionado e envergonhado por ter apoiado essa presepada instalada no Governo Federal. Mas como se vê, ninguém poderá se desvincular e pretender sair ileso.

  47. Laura capriglione, não força a mente do rapaz assim não, ele pode ter uma AVC! Rs

  48. Legal é ver “jornalista livre” tendo alucinações com manobras da direita que nada mais é do que aquilo que a esquerda sempre fez. Jornalzinho pífio querendo interpretar os fatos ao seu bel prazer.

  49. Muito bom artigo. Mostra com ironia como o obscurantismo começa a alinhar suas canetas mercenárias

  50. que noticia mal escrita essa por essa bia abramo kkkkkkk coitada, eu escuto o Villa a muito tempo e ele nunca foi PSDB, durante as eleiicoes sempre criticou o bolsonaro e dizia que ele nao conhecia os problemas brasileiros e nao tinha condicoes para ser nosso presidente, tbm sempre falou mal do Olavo de Carvalho, tudo que ele falou do Lularapio foi verdadeiro pois o larapio foi condenado em 3 instancias.o Villa esta MUITO MAIOR QUE VOCES kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Absurdo sem limites tirar Villa do noticiário da Tv Cultura. Essa censura do Bolsonaro tem que ser olhada pela justiça.

    2. Amaral robrocha — ?todo robô de internet deve ser brocha, os robôs máquina e os de osso, alguma carne e merda misturada com massa encefálica — do mal, mal informado está vossa senhoria, já Bia, uma bem quista e brilhante jornalista e professora (profa que nem ela nunca é ex, continua sendo nos ex-alunos atuais jornalistas que pensam) está muito bem informada, junto com 52,8% dos eleitores brasileiros que já decidiram encerrar o terror de quase-estado em que vivemos?

  51. Depois dessa, se eu fosse esse “cara” aprendia a ler,kkkkkkkk

  52. sera que estamos carentes de um presidente, correto, diplomado, inteligente, sensato, grande orador ou sei la o que…. um almofadina?????????

  53. Primeiramente ele não é um ex historiador. Ele é um atuante e muito além disso um jornalista crítico na política funcional. Agora como aqui nesse país de o certo está errado e o errado serto é muito difícil um cara que defende as injustiças e desmascara a corrupção se da bem na vida.lixos

  54. Bom dia a todos! Como é possível alguém sinalizar uma suposta perseguição por parte do Bolsonarismo, quando na realidade é a Esquerda quem nutre simpatia por “democratas” como Fidel Castro e Maduro… É de uma desonestidade intelectual absurda….

  55. Pois é. Faltou conhecimento de vocabulário. Vergonha alheia.

  56. No YouTube há, pelo menos, uma entrevista do Villa ao então candidato, Jair Bolsonaro, em que há evidente antagonismo. Em várias outras publicações do YouTube, Villa desqualifica o candidato.

  57. Depois de ler isso….meu conselho para curar essa for de cotovelo é …..LENÇOS….LENÇOS ….LENÇOS!

  58. O EDITORIAL DA JOVEM PAN TEM VIÉS IDEOLÓGICO DA DIREITA, O QUE É LEGÍTIMO. PARECE QUE O VILLA NÃO AGRADOU OS PATRÕES EM ALGUNS COMENTÁRIOS QUE FEZ (acho que pegou pesado com o guru r do presidente e foi convidade a retirara férias)

  59. Villa nunca foi Bolsonarista e sempre fez criticas contundentes ao tal deputado do baixo clero o que esta claro aqui é que velha esquerda os jornalistas livres agem da mesmíssima forma do clã Bolsonaro . Diante de qualquer critica, denuncia e apontamento da grande inoperância gerencial limita -se apenas a classificar o interlocutor de direitista e pronto o debate ou falta dele esta concluído . Na verdade tanto o petismo quanto o bolsonarismo dependem um do outro para viver e se manter no radar da população, tendo em vista a total falta de projetos principalmente no campo econômico se alimentando da polarização e do baixo senso crítico da grande massa.

  60. Bia Abramo não sabe usar vírgulas ou é liberdade jornalística?

  61. O erro maior de Marco Antônio Villa com o Bolsonaro foi em uma de suas entrevistas ser arrogante, debochado, convencido de ser inteligente, em fim se achar o sabido. Diante disso, faltou com respeito para com o entrevistado e foi subestimar Jair Messias Bolsonaro. A roda rodou e na atualidade Bolsonaro é Presidente do Brasil e ele foi demitido da Jovem pan, de certo porque entende de economia. Em síntese, Marco Antônio Villa é um ninguém.

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

GUSTAVO LIMA E A HOMOAFETIVIDADE

Por Antonio Isuperio* Gustavo Lima e a homoafetividade representa um contexto bem mais comum que imaginamos, ele é a regra. A estrutura da masculinidade heteronormativa