Por que Lula foi solto? Para que Lula está solto?

Foto de Ricardo Stuckert

 

ARTIGO

 

RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia

 

 

 

Desde 7 de abril de 2018, 580 dias preso. Cheguei a pensar que Lula morreria na cadeia. Até a primeira entrevista no cárcere, no final de abril de 2019, acreditei que jamais ouviria Lula falar outra vez.

A coalizão de forças que investia na criminalização do Partido dos Trabalhadores parecia mais poderosa que nunca. Sérgio Moro era herói nacional. A vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais sacramentou a aliança entre os dois principais herdeiros do antipetismo: o lavajatismo e o bolsonarismo.

Moro e Bolsonaro no poder. Não, não era nenhum absurdo acreditar que Lula morreria na cadeia, silenciado, mudo.

Mas, como nas crises, o mundo gira e capota, muita coisa mudou e Lula foi solto no último dia 8 de novembro, sendo beneficiado pela decisão do STF, que em nova jurisprudência proibiu a execução penal após condenação em segunda instância.

É óbvio que a libertação de Lula, assim como foi a prisão, não é apenas uma questão técnica, jurídica. É fato político de primeira importância. Tudo que envolve Lula é fato político de primeira importância. Lula é a maior instituição política da história do Brasil.

Por que Lula foi solto?

Primeiro, algo tão óbvio quanto a existência do sol: não foram as ruas que libertaram Lula. Se dependesse da mobilização popular, Lula, de fato, morreria na cadeia. Temos aí um grande dilema para a esquerda brasileira: como, diante do ataque aos direitos sociais promovido pelo governo de Bolsonaro, as pessoas não estão nas ruas se organizando, se defendendo? O que falta para o Brasil seguir a via chilena de mobilização popular?

É difícil responder. Talvez as pessoas ainda creditem a crise aos governos petistas. Talvez os brasileiros não saibam na prática o que significa a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, o fim do DPVAT, a PEC dos gastos. Talvez, tal como os chilenos, os brasileiros necessitem de 30 anos de neoliberalismo para entender que o tal “Estado mínimo” é máquina de moer gente pobre. Não há pedagogia mais eficiente do que a experiência.

Essa é discussão pra mais de metro.

Fato mesmo é que Lula foi solto por uma costura palaciana provocada por um realinhamento de forças. Os vazamentos dos chats privados dos operadores da Lava Jato, sem dúvida, reorientaram os rumos da crise. Não foi uma reorientação drástica, estrutural, como esperavam os mais ansiosos. Afinal, até o momento em que escrevo este texto, Moro ainda é ministro da Justiça. Bolsonaro ainda é presidente. Mas Lula está solto e isso não é pouca coisa.

Em janeiro de 2019, Moro chegou à Esplanada dos Ministérios como superministro, como fiador do governo de Bolsonaro. O ex-juiz trazia a cabeça de Lula numa bandeja de prata e, agigantado, se apresentava como o principal vencedor das eleições.

Rosângela, a “conje”, se animou a tal ponto que deixou escapar uma confissão: “Já estou começando hoje a campanha de 2022”. Naquele momento, Moro era o principal adversário de Bolsonaro. Talvez fosse o único.

Em junho, o site The Intercept Brasil começou a vazar os chats privados da Lava Jato, trazendo à luz do dia toda a sorte de ilegalidades que atravessam o processo que resultou na condenação de Lula. Conspiração entre promotor e juiz, ofensa às autoridades, xingamentos aos ministros do STF. Gilmar foi chamado de brocha. Carmem Lúcia de frouxa.

Dallagnol chegou ao ponto de pedir, informalmente, quebra de sigilo financeiro de Dias Toffoli. O Intercept vazou a notícia. Imaginem, leitor e leitora, os ministros do STF sabendo disso.

Os vazamentos enfraqueceram institucionalmente a Lava Jato. Aqui está a principal explicação para a libertação de Lula.

Sérgio Moro foi o principal atingido. Bolsonaro, que de bobo não tem nada, aproveitou a oportunidade para subverter a hierarquia previamente estabelecida. Agora é ele quem avaliza Moro, quem intercala declarações de apoio com manifestações de autoridade. “Todos os ministros têm ingerência minha”, disse Bolsonaro em agosto, ao mesmo tempo em que trocava, por conta própria e sem consultar o ministro da Justiça, o diretor-geral da Polícia Federal.

Em janeiro, tal ousadia seria impensável.

Lavajatismo e Bolsonarismo até então aliados se divorciaram e hoje disputam hegemonia na extrema direita do espectro ideológico brasileiro. O antipetismo é alimento para ambos. Dois predadores brigando na unha e no dente pela mesma caça.

O enfraquecimento de Moro e da Lava Jato nos corredores das instituições criou ambiente político propício para que o STF revisasse o entendimento e proibisse a prisão após condenação em segunda instância. Ao que parece, o bolsonarismo não se esforçou para impedir a libertação de Lula.

Dias Toffoli, que desde outubro de 2018 é tutelado pelos militares, deu o voto de minerva em defesa da Constituição. Se os militares não quisessem, Lula não seria libertado.

A crise econômica já conta 12 milhões de desempregados, sem horizonte próximo de melhora. Problemas envolvendo milícias. As investigações do assassinato de Marielle Franco batendo, literalmente, na porta de Jair Bolsonaro. Numa situação dessas nada melhor do que ter o antagonista na rua para distrair os sentidos e mobilizar a tropa.

Lula livre tem significados diferentes na extrema direita.

Para o lavajatismo, é constrangimento, é prova da ilegalidade, da violência aos ritos jurídicos do Estado democrático de direito.

Para o bolsonarismo, é janela de oportunidades, é possibilidade de reafirmação de sua natureza antissistêmica. Tudo que Bolsonaro precisa é continuar representando a tal “nova política”. Pra isso, é necessário colar em Lula a pecha da “velha política”, do protegido por instituições corruptas.

Para que Lula está solto?

Cabe a Lula e ao PT escaparem da armadilha e não dar a Bolsonaro o controle da narrativa. Lula não pode, de forma alguma, ser visto como símbolo da “velha política”. Ele precisa ser a personificação do Estado provedor de direitos sociais, do poder público que leva água potável e luz elétrica ao sertão, que garante três refeições diárias a todos os brasileiros e brasileiras.

Lula precisa representar o direito do trabalhador às férias remuneradas, ao 13° salário, à previdência pública. Será mesmo que o “Micro Empreendedor Individual”, o MEI, completamente vulnerável às flutuações de uma economia em crise, não prefere a estabilidade de um emprego formal, com todos os direitos da finada CLT garantidos?

Lula e o PT precisam evitar a tentação de travar uma guerra cultural com o Bolsonarismo. Nesse campo, Bolsonaro joga em casa. A disputa não deve ser feita no plano do comportamento e nem pautada pelas agendas prioritárias da esquerda partidária.

A maior parte da população não gosta da esquerda, não tem nenhum compromisso com as agendas da esquerda.

Até que ponto o povão se incomoda com o envolvimento de Bolsonaro com as milícias do Rio de Janeiro? Será que o grosso do eleitorado brasileiro está preocupado em saber quem matou Marielle?

Se o objetivo for enfrentar o bolsonarismo nas urnas, essas pautas não são estratégicas. Assim como a igualdade de gênero também não é. Sei que é difícil ler isso. Também não é fácil escrever.

O debate precisa estar centrado na materialidade da vida, em seu sentido econômico. Dinheiro no bolso, emprego, comida na mesa, consumo. Lula deve agir como indutor de memórias. O povão precisa lembrar que com Lula a vida era melhor, o prato estava mais cheio. Sobrava uma graninha pra comer pizza no shopping.

Sim, Lula foi solto por uma costura palaciana. Isso não quer dizer que ele não tenha um trabalho importante a fazer aqui, do lado de fora, em defesa dos mais pobres, que são as principais vítimas do Bolsonarismo, ainda que não saibam disso.

Lula livre!!! Por uma questão de justiça. Mas, politicamente, a liberdade de Lula de nada servirá se não for para recuperar o quinhão do Estado perdido com o golpe parlamentar de 2016.

Lula está livre para liderar o retorno do projeto político popular e redistributivo ao governo. Pra isso, precisa vencer eleição. Essa é sua última missão. Talvez seja a mais difícil de todas.

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

11 respostas

  1. Olá,
    Muito bom artigo, apenas faria um correção neste trecho: “…Lula foi solto no último dia 8 de novembro, sendo beneficiado pela decisão do STF…” para ” Lula foi solto no ultimo dia 8 de novembro, após o STF voltar a dar a interpretação correta da Constituição…”.

  2. Por mais de uma vez eu manifestei, por aqui, a simpatia e o reconhecimento, deste e de outros professores, poucos, é bom que se diga, com reserva intelectual inegável, ao ponto de me prender em leitura de artigos como o que ora é publicado. Diferentemente, de outras mídias que infestam outros canais com comentários, de jornalistas e quiçá pseudos jornalistas, cujo conteúdo escrito ou falado agridem tanto ao intelecto quanto aos ouvidos de quem tem um mínimo de senso crítico. Como eu disse, matéria como a assinada pelo ilustre professor baiano, faz-se boa leitura e inspira o pensamento de que poderia continuar por mais, de tão agradável que foi.

  3. Artigos como este precisam ter .ais visibilidade, eu diria até que seria bacana baseado nestes conteúdos produzir textos mais acessíveis para a grande massa hoje perigosamente “desorientada”, mas com o título de eleitor nas mãos

    1. A desinformação é arma poderosa nas mãos dos políticos salafrários que habitam o nosso país. São eles que distorcem os fatos em prol dos próprios interesses e põe cabresto nos que não possuem conhecimento. Isso se dá pelo apelo religioso e pelo assistencialismo barato .

  4. Que nojo, sempre dando esmola para garantir voto de cabresto, por esse discurso tão pobre que a esquerda no Brasil apodreceu junto com o usurpador de todas as riquezas do pais, pai do desemprego geral e irrestrito

  5. Que absurdo descabido. É impressionante como pode ter gente que se diz intelectualizada apoiar a soltura deste canalha que junto aos seus asseclas desmoronou com o Brasil, na maior roubalheira da história. Sob os auspícios deste criminoso, nossas universidades se transformaram em fábricas de doentes funcionais, onde círculos de homens nus cheiram a bunda um do outro como se fossem cachorros, girando em algo que denominaram arte. Mulheres jovens com focinheiras e só de calcinha andavam berrando dentro da USP para as pessoas enquanto abriam suas pernas de maneira provocativa. Houvessem seguido no país, as filhinhas dos internautas teriam de usar o banheiro junto com os meninos. Nossa educação cada vez mais marxista, os professores ameaçando alunos que não fossem de ideologia esquerdista, e os próprios alunos excluindo os mesmos das “rodinhas”. Casos claros como o da professora pernambucana que foi assediada moralmente pela professora socialista que a diminuía em frente aos demais, tentando obrigar a pessoa a concordar com as ideias absurdas da mesma.
    Até quando vão existir pessoas que consideram isso normal ? Porque a diferença BRUTAL de sabedoria, cultura e comportamento entre nós brasileiros e países Europeus, Japão, etc, etc ? Por causa da vulgarização e da cegueira de pessoas como o autor deste texto, que parece não perceber que existe vida fora do socialismo e do comunismo, existe vida no trabalho verdadeiro e suado, existe vida no conhecimento externo ao de humanas, e que dependeremos dele pra construir um país minimamente competitivo para nossas crianças.
    Parece que a única coisa que importa é o clube da esquina, a Brahma na mesa do bar, as festas, a “cultura”, e que as gerações vindouras que se danem.
    Temos um ex-presidiário novamente CONDENADO na 4º ( QUARTA !!!!!!!!!!!!!!!!! ) instância solto na rua, em uma AFRONTA ABSURDA ao estado de direito, onde cidadãos comuns vão presos e ficam 10 anos numa cela porque roubaram um chocolate na padaria pro filho morto de fome, e vocês defendendo quem rouba BILHÕES ?
    Não vai demorar muito pra este facínora voltar pra CADEIA. Não adianta irem soltando as asinhas, o fim do agora youtuber cachaça mor Lula é certo – MORRER NA CADEIA.

    Nas suas palavras :

    “O debate precisa estar centrado na materialidade da vida, em seu sentido econômico. Dinheiro no bolso, emprego, comida na mesa, consumo. Lula deve agir como indutor de memórias. O povão precisa lembrar que com Lula a vida era melhor, o prato estava mais cheio. Sobrava uma graninha pra comer pizza no shopping.”

    Que absurdo. Você realmente pensa que a classe media baixa é a dona do país. Estes que lotam os botecos da vida enchendo a cara de cerveja e porçõezinhas de provolone regados a samba e mulheres suga tetas.
    Logo se você que o renomado desconhecido nunca deve ter visto a miséria do nordeste, a fome horrível e a brutal necessidade de tudo das comunidades. O desaparelhamento de nossa indústria. Se esquece que a falsa graninha que pintou na mesa era fruto de um câmbio irreal, e que hoje pagamos essa conta com sangue. Aquela pizza que você comeu, seu almofadinha, custou o prato de comida na mesa de no mínimo 2 famílias.

    Gente como você e seus apoiadores que comentaram o post são exatamente o que nosso país NÃO QUER MAIS. Nem você, nem seus amigos, nem LULA, nem Dilma, nem Freixo, nem Willys ( ex BBB !!!!!!!!!!! ), nem Haddad. E se voltarem ao governo um dia, por milagre, saibam que a esmagadora maioria do povo vai ir às armas pra defender o direito de NÃO VIVER EM UM PUTEIRO GIGANTE.

    Não querem isso ? Então por GENTILEZA< peguem o Lula pelas mãos e vão viver na Venezuela.

  6. Lula nunca mais voltará ao poder, a maioria do Brasil ja viu que a maior quadrilha do Brasil (PT), se disfarça atraz de um discurso populista, afavor do mais pobre, ao poder de compra. Mas não cairemos MAIS, o BRASIL precisa agora de livre mercado e políticos com vontade de trabalhar e com ficha limpa.

  7. Foi solto porque o Covid já começava replicar o gene PUC25

  8. pessoal, o lula foi esta solto por uma questão processual. Não houve sentença declarando que ele é inocente, mas apenas que o processo que o condenou não seguiu as regras práticas devidas. Mas não cabe aqui discutir a questão jurídica…

    Nesses últimos meses estou assistindo muitos pessoas, que ao meu entender são aptas para formar uma opinião politica inteligente, reproduzindo falas (nos dois lados, inclusive).
    Precisamos de renovação jurídica real, não se deixe cair na conversa do herói do povo ou do herói da família brasileira. Eu já comecei fazer minha parte, estou assistindo entrevista e lendo planos de governos e pretendo não cair nessa briga de quem grita mais alto

    E se não ficou muito claro, eu sou ForaBolsonario ForaLula

  9. Super imparcial, explane os fatos, não vejo um artigo parcial sobre o assunto, pelo jeito vou ter que ler, e assistir todo o processo jurídico

POSTS RELACIONADOS