Por que escolhi o dia 20?

Dia 20 de agosto de 2015. Estima-se que aproximadamente 100 mil pessoas tenham ido às ruas de São Paulo para defender a democracia e se manifestar contra o golpe. Os ajustes econômicos propostos pelo governo também eram alvo das palavras de ordem dos manifestantes: “Que os ricos paguem pela crise”.

Apenas 4 dias antes, 16 de agosto, a direita brasileira, com todas as suas vertentes muitas vezes confusas e não assumidas, ocupou a avenida Paulista. Entre uma selfie e outra com a PM, bradaram contra os programas do governo, a favor da ditadura militar e despejaram muito ódio de classe.

Nossa pergunta para os personagens abaixo era simples e direta: Por que você veio no dia 20 e não no dia 16?

Confira as respostas!


Edson, 24 anos, estudante de direito

Porque o movimento do dia 16 é golpista, cheio de ódio, é um movimento autoritário. Estou no dia 20 porque é uma manifestação popular. É um movimento que defende os interesses dos trabalhadores contra a desvalorização e contra os ajustes. Hoje, aqui, somos contra a redução da maioridade penal.


Taiara, 25 anos, estudante de arquitetura

Porque sou comunista e ecossocialista.


Henrique, 50 anos

Estou aqui contra o golpe. Sou contra os ajustes fiscais também. Sou a favor de protegermos os direitos dos trabalhadores.


Paula, 54 anos, pesquisadora socioeconômica

Optei pelo dia 20 porque sou a favor da democracia e contra o retrocesso. Aqui tem gente que luta por moradia e melhores condições. Quem quer o retrocesso não se lembra o que foi a ditadura.


Caio, 27 anos, bancário

Estou aqui contra o golpe e sou de esquerda. Pessoas do dia 16 não me representam nem um pouco.


João, 62 anos, engenheiro

O que eu ia vir fazer no dia 16? Venho no dia que defende o governo que foi eleito democraticamente.


Patrícia, 21 anos, estudante

Estou aqui pelo motivo da manifestação ser mais representativa do que a do dia 16 em termos de classe social. Representa um setor da população que luta por seus direitos e por melhores condições de vida.


Elias, 39 anos, professor

Eu acredito que manifestação de hoje é mais popular. E é mais importante justamente porque aqui está o povo. A parte organizada do nosso povo se levanta contra o golpe. Uma coisa é você fazer críticas ao modelo econômico, por exemplo, outra coisa é você se manifestar de forma fascista e apoiando a ditadura.


Conceição, blogueira

Estou aqui porque não sou coxinha e sou de luta!


Mário, 24 anos, professor

O dia 16 foi o ato de oposição de direita. Colocou uma certa insatisfação na rua por conta de uma certa estética progressista. O dia 20 é contra a política econômica do governo federal, que na minha opinião, não é diferente da política econômica proposta pela direita e o exemplo é a Agenda Brasil.


Margareth, 63 anos, economista

Porque sou de esquerda e a favor da nossa democracia.

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS