Por que e para que matas teu irmão palestino?

Por Paz com Justiça entre os Povos judeu e palestino!

Por frei Gilvander Moreira

Ignorando resolução da Assembleia Geral da ONU e convenções de Direito Internacional Humanitário, Israel aumentou ataques e está exterminando milhares de civis em Gaza. A cada minuto aumenta o número de mortos. O Ministério da Saúde da Palestina informou dia 30 de outubro último (2023), que, em Gaza,  são mais de 20 mil feridos e 10 mil palestinos assassinados, sendo que 73% dos mortos são crianças, mulheres e idosos.

O palestino Ahmed Shehada, presidente do Instituto Brasil Palestina, denuncia: “Não é uma guerra, é um massacre, um apartheid, um genocídio o que Israel está fazendo conosco, Povo Palestino. Os hospitais de Gaza entraram em colapso. Desde o dia 7 de outubro de 2023, Israel jogou mais de 15 mil toneladas de bombas em Gaza. Há evidências de ataques a hospitais, ambulâncias e escolas, assassinatos de funcionários da ONU e Cruz Vermelha, despejo de toneladas de bombas e mísseis, incluindo utilização de fósforo branco, arma química proibida pela legislação internacional, além do bloqueio total da entrada de alimentos, água e combustível, com corte de energia elétrica e até de internet; destruição de hospitais, escolas, igrejas; impedimento até mesmo da entrada de ajuda humanitária. Repórteres também estão sendo assassinados, pois Israel não quer que o mundo tenha acesso às imagens que comprovam o genocídio. Elementos estes que configuram claramente a prática de punição coletiva.” 

Estou muito indignado com o massacre e o genocídio que o desgoverno de Israel está fazendo com o povo palestino. Parece que os judeus de extrema direita não aprenderam nada com o holocausto sofrido pelos povos judeus, ciganos … pelo nazismo de Hitler. Óbvio que não podemos condenar todos os judeus, pois o judaísmo é um movimento extremamente plural. Judeus humanistas deixaram um imenso legado à humanidade, tais como Karl Marx, Albert Einstein, Sigmund Freud, Rosa Luxemburbo e muitos outros.

De forma impactante deixou por escrito pouco antes de ser morta sob os escombros em Gaza, a premiada romancista e poeta  palestina Heba Abu Nada: “… somos pessoas Justas e do lado da Verdade”. Em 1920, ainda com o território palestino sob a administração britânica, o cientista Albert Einstein escreveu uma carta a um árabe, com uma proposta secreta, na qual dizia: “nós, árabes e judeus, devemos escolher um conjunto de pessoas, um conselho, em que haja sempre paridade absoluta de um lado e de outro, para fazermos um caminho em conjunto pela autonomia e para reivindicarmos esta terra para nós judeus e árabes.” 

O Povo Palestino não é terrorista, é povo de uma humanidade extraordinária, povo heroico. Não nos calemos diante do massacre dos palestinos pelo governo racista, colonial, terrorista e genocida de Israel, que iniciou há 76 anos a matar palestinos e invadir o território deles, quando não existia Hamas e havia outra desculpa para matar e expulsar os Palestinos de seu território. 

Tem direito de defesa quem é atacado e violentado. Se o Estado de Israel ataca, violenta, mata 170 mil Palestinos nos últimos 76 anos, invade suas terras, expulsa Palestinos, mata mais de 3 mil crianças em 23 dias de bombardeio, Israel está sendo Estado terrorista e não tem direito de defesa. Quem tem direito de defesa são os violentados, os Palestinos. 

O Jornal Nacional da TV gLOBO, como a mídia comercial e coorporativista ocidental, diariamente está fazendo propaganda pró-Israel disfarçada de notícia isenta. A mesma TV gLOBO que cresceu lambendo as botas dos generais da ditadura militar, civil e empresarial, agora passa pano para o Estado genocida de Israel. Foca em “220” israelenses sequestrados (?), não sabemos quantos são de fato, e omite que o governo nazifascista de Israel mantém presos/sequestrados milhares de palestinos, inclusive crianças de 12 anos e adolescentes, e que em 76 anos matou mais de 170 mil palestinos, invadiu o território dos palestinos, cortou acesso à água, torturou e matou de muitas formas. 

O secretário geral da ONU, Antônio Guterrez, disse a pura verdade e o mínimo que precisa ser dito e defendido: O Hamas não fez o que fez por acaso. A reação do Hamas em 7 de outubro último (2023), criado pela postural colonial e de apartheid do governo de Israel, é uma resposta desesperada à matança do povo palestino. Exigimos cessar fogo e negociação JÁ para que se crie de fato o Estado Palestino e se respeitem todos os direitos do histórico Povo Palestino. Com o apoio dos Estados Unidos e a cumplicidade de governos europeus, o desgoverno de Israel, de extrema-direita, está fazendo GENOCÍDIO do Povo Palestino em Gaza. 

Além dos réus principais  – os judeus sionistas, os governos de Israel e dos EUA – outros atores devem ser arrolados como cúmplices e julgados: a mídia comercial nacional e internacional, com seu papel de máquina de guerra do sionismo, a manipular os fatos e a tentar justificar o genocídio contra um povo; os governos do mundo inteiro que foram  – são  – coniventes com esse massacre covarde, que tentam chamar de guerra,  mas que nunca foi uma guerra: o que há é o cerco de um território onde apenas um exército fortemente armado e com apoio da maior potência militar do mundo – Estados Unidos – pratica durante várias semanas um genocídio, com requintes de crueldade. 

É evidente que não podemos condenar todo e qualquer judeu como responsável pela matança de palestinos, algo que ocorre há muitas décadas. Como sinal de luz, ética e esperança, tanto em Israel como em muitos países, existem judeus humanistas se manifestando contra o genocídio que o desgoverno de Israel está perpetrando contra o Povo Palestino. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e a classe dominante de Israel são os maiores responsáveis. Urge construirmos um mundo de justiça e paz. Judeus e palestinos, pessoas de boa vontade de todas as partes do mundo, todos nós, estamos convocados a ouvir o clamor dos oprimidos e recriar o mundo com instituições éticas e com relações sociais justas. Manifestações de civis eclodem em muitos países do mundo atônitos e revoltados contra este novo holocausto que está em curso.

O Governo brasileiro, liderado pelo presidente Lula, precisa se posicionar de forma contundente contra o Estado de Israel, que está sendo colonialista, genocida e praticando holocausto contra o povo palestino. Aliás, o Brasil e os demais países precisam cancelar todos os acordos comerciais e suspender relações diplomárticas com Israel até que aconteça um cessar fogo e se encamimhem negociações que levem à Paz com Justiça, o que inclui necessariamente a reconhecimento do Estado Palestino e que sejam devolvidos ao Povo Palestino todos os territórios invadidos por Israel.

 A humanidade não pode deixar impune o massacre de um povo que está sendo visto, televisionado nas redes sociais e canais alternativos, para todo o planeta.

Se nada for feito, a destruição covarde, vil, cruel do povo palestino será a destruição da própria humanidade, ou do que restou de humano em todos nós. 

É urgente cessar o genocídio contra a população palestina, que em Gaza forma mais de dois milhões de pessoas, sobretudo crianças, mulheres e idosos.

É urgente julgar e punir todos os envolvidos diretos e indiretos nesse genocídio realizado no maior campo de concentração a céu aberto.

Defendemos a paz e que Israel pare de matar inocentes! Queremos o reconhecimento do Estado da Palestina e que todos os os crimes de guerra de Israel sejam julgados pela ONU e os tribunais internacionais. 

Termino alertando aos judeus sionistas: matar teus irmãos palestinos será em um futuro próximo matar vocês mesmos, pois como Hitler e os nazistas foram jogados na lata de lixo da história e todos os violentos e opressores da história foram vencidos, vocês também que insistem na brutalidade, serão vencidos e serão jogados na lata de lixo da história. E os palestinos mortos ressurgirão e serão milhões cada vez mais humanos e fortes. Que a luz e a força divina nos guiem sempre na luta pela paz com justiça. Viva a luta do povo Palestino! 

31/10/23

Obs.: As videorreportagens nos links, abaixo, versam sobre o assunto tratado, acima.

1 – Frei Gilvander sobre o genocídio do Povo Palestino: “Governo de Israel fascista, racista e genocida”

2 – Massacre e genocídio que Israel faz há 76 no meio do Povo Palestino: Pare o genocídio! PAZ, JÁ!

3 – HAMAS: O QUE QUER A ORGANIZAÇÃO EM GUERRA CONTRA ISRAEL? – OSAMA HAMDAN – PROGRAMA 20 MINUTOS

4 – A luta contra o apartheid do Estado de Israel e a solidariedade internacional

5 – A HISTÓRIA DO HAMAS E DA RESISTÊNCIA PALESTINA – 20 MINUTOS ANÁLISE, POR BRENO ALTMAN

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Acusado vai a júri popular por matar dona Neura, do MST

Assassino de militante do MST vai a julgamento por feminicídio em Goiás. Nesta terça-feira, dia 23 de abril, Sidrônio Alves irá a juri popular pelo assassinato de Neurice Torres, militante do MST em Goiás, conhecida como Dona Neura.