POR QUE A LAVA JATO QUER LULA LIVRE?

ARTIGO

RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia

 

Não é novidade pra ninguém que desde 2014 a Lava Jato é a mais poderosa força em atuação na cena política brasileira. A fonte desse poder todo é a energia política liberada em junho de 2013. À esquerda e à direita se disseminou um consenso anti-sistêmico que denunciava os limites e as deficiências do regime de poder forjado na redemocratização.

Corrupção, baixa qualidade de vida nas grandes cidades, precariedade nos serviços públicos, violência urbana. Ecoava um desejo de mudança, de rejeição aos partidos políticos tradicionais. Tudo isso influenciou diretamente os resultados das eleições municipais de 2016, o golpe parlamentar que, também em 2016, derrubou Dilma e as eleições presidenciais de 2018.

Essa atmosfera anti-sistêmica pariu dois filhos gêmeos, potencialmente rivais entre si, como Esaú e Jacó: o lavajatismo e o bolsonarismo, que durante algum tempo foram aliados. Não mais. Acabou o amor.

Bolsonarismo e lavajatismo entenderam que, hoje, seu grande adversário não é o PT.

Bolsonarismo e lavajatismo estão disputando o controle da energia disruptiva que foi liberada em 2013. Nessa disputa, Lula é trunfo estratégico para ambos. Vale mais solto, fazendo política, do que preso.

No começo do ano, o lavajatismo era o fiador do bolsonarismo. Moro era o superministro, maior que o próprio Bolsonaro. O jogo mudou. Muita coisa aconteceu nos últimos meses. Nas crises, o tempo passa mais rápido.

Pela primeira vez na cronologia da crise, a Lava Jato está nas cordas.

O inferno astral da Lava Jato começou em junho, com os vazamentos feitos pelo “The Intercept Brasil”. Não foram pequenos os efeitos da “Vaza Jato” na crise brasileira. Sérgio Moro perdeu capital político, tornando-se uma espécie de elefante branco, sendo diariamente desautorizado por Bolsonaro.

Bolsonaro é ingrato, não reconhece dívida com o homem que pavimentou seu caminho rumo ao Palácio do Planalto.

Na última quinta-feira, 26 de setembro, o STF impôs uma grande derrota à Lava Jato: por 7 votos a 3, a corte decidiu que o rito mobilizado pela Lava Jato é inconstitucional porque não permite que o réu conheça o conteúdo das delações premiadas antes de apresentar suas alegações finais.

Os processos que não cumpriram o devido rito devem ser anulados, o que pode beneficiar todos que foram condenados no âmbito da Lava Jato, incluindo o ex-presidente Lula.

Mas esse não foi o único revés sofrido pela Lava Jato: no Congresso Nacional há quem queira organizar a CPI da Lava Jato. A defesa de Lula pede ao STF que julgue a suspeição de Moro. Bolsonaro peitou o MP para nomear Augusto Aras para a chefia da Procuradoria Geral da República (PGR) com o objetivo explícito de colocar um freio nos bacharéis de Curitiba.

A sabatina de Aras no Senado, realizada em 25 de setembro, traduziu perfeitamente a força dessa aliança: a classe política e o bolsonarismo se uniram pra confrontar um inimigo comum. A classe política quer reparação, vingança mesmo. O bolsonarismo quer reinar sozinho como força organizadora da energia anti-sistêmica liberada por junho de 2013. Cabe a Aras coordenar o projeto por dentro do MP. A ver se o plano vai dar certo.

A Lava Jato reagiu e, com a ousadia de sempre, dobrou a aposta. Em 27 de setembro, Deltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler solicitaram ao STF a progressão da pena de Lula para o regime semiaberto.

Sim, leitor e leitora, os mesmos que há pouco tempo tentaram mandar Lula para um presídio comum, agora querem que ele vá pra casa. O pretexto ganha forma de argumento jurídico formal: como Lula já cumpriu 1/6 da pena tem direito à progressão. Como se a Lava Jato respeitasse os direitos fundamentais.

É óbvio que a soltura de Lula é gesto político, assim como a prisão foi gesto político. Tudo que envolve Lula é gesto político. Lula é a mais importante instituição política da história do Brasil.

Na guerra fratricida entre o bolsonarismo e o lavajatismo vencerá aquele que conseguir ser a mais radical antítese de Lula. Pra isso, é fundamental que Lula esteja solto, fazendo política, agrupando sua base. No outro polo do espectro político, lavajatistas e bolsonaristas disputarão na unha quem consegue capitalizar mais o ódio que parte da sociedade brasileira nutre por Lula.

Polarização total. Sem centro mediador. Lula é ativo político também pro lado de lá.

Cabe ao PT não permitir que Lula seja pintado como o representante do sistema, como o líder da “velha política”. Lula precisa ser visto como o símbolo do Estado provedor de direitos sociais. Nesta narrativa, ele é imbatível.

É óbvio que Lula percebeu a estratégia e, simplesmente, se recusou a deixar a cadeia. Bolsonaristas e lavajatistas que se matem primeiro, enquanto a crise econômica e social se avoluma, deixando a população cada vez mais mal-humorada.

Hoje, para Lula, o melhor é ficar onde está: recebendo lideranças mundiais, vencedores de prêmio nobel, dando entrevistas, lendo e assistindo Netflix. A bomba tá na mão deles. Eles governam o Brasil.

Lula só sai da cadeia por condução coercitiva, arrastado, talvez até algemado. Vai resistir mais pra não sair do que resistiu pra entrar. Definitivamente, o Brasil não é para principiantes.

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

34 respostas

  1. Que análise bem feita, que o Rodrigo Perez!

  2. Excelente, o artigo. Claro, lúcido e didático.

  3. Textinho pra esquerdista ler.
    Desisti na segunda linha !!

  4. Luiz Inácio Lula da Silva, nem ele imaginava ser tao grande! Verdadeiramente se tornou uma
    idéia.

  5. * Acredito que a pressa em soltar Lula tenha outro objetivo maior. Querem obscurecer a realidade.

    * E não sei porque ate hoje a Comissão de Direitos Humanos em Genebra não julgou o Brasil X Lula. Será que esta igual ao STF?! Mirando primeiro nas pesquisas de opinião publica antes de dar sua decisão?

    * Tanto lavajatistas quanto bolsonaristas devem estar apostando que se soltassem o ex-presidente antes desse julgamento, e quem sabe da escolha do vencedor do Premio Nobel da Paz, desmotivaria as instituições a julgar segundo o direito e a justiça.

    * Seria imitar a justiça brasileira na qual a causa perde efeito se o objeto do julgamento foi atendido.

    * Acredito que a intenção seria a de fazer parecer que o Lula não é mais preso politico. Que a soltura temporária do prisioneiro levaria a impressão de que os demais requisitos legais foram cumpridos. Portanto, seria dar uma mão de cal na cara safada da Lava-Jato, para ocultar o que de podre existe nela.

    * Devem estar subestimando a inteligência do advogado Geoffrey Robertson e dos julgadores na ONU, como se eles fossem pessoas com tendencias bolsonaristas ou lavajatistas. Pelo menos, esperam aqueles que sejam pelo menos corporativistas, e que um judiciário proteja o outro!

    * Se de nada sabem, de uma coisa tem a completa convicção, a escolha do ex-presidente Lula para receber o Premio Nobel da Paz e a condenação do Brasil e seu judiciário pelo Comissão de Direitos Humanos, transformara todos os anti-Lula em parias da sociedade humana.

    * Assim, a humanidade voltara a ter duas especies humanas sendo contemporâneas. O Homo Sapiens Sapiens (Lula) e o Primata Homo Primitivos.

    * A derrota de lavajatistas e bolsonaristas seria maior que a simples derrota nas urnas.

  6. kkkkkkkkkkk………muito bom…..Liberdade coercitiva….esse pais é uma piada….chorar ou rir…voce decide.

  7. Lula é o maior e mais inteligente dos politicoa que ja circulou por aqui, honezto ninguem provou nada contra ele, até seus adversarios sabem, mas como são bandidos e escória não jogam limpo e nem admitem

  8. Que jornaleco de merda…tendencioso até a tampa…moro e Bolsonaro estão indo muito bem graças a Deus não existe qualquer intriga…tudo manobra pra voltar os antigos ladrões que alimentavam estes jornalistazinhos de fake News..

  9. “Lula é a mais importante instituição política da história do Brasil.” ?? Piada de mau gosto, essa! Ele é a mais importante instituição corrupta desse país!!

  10. Jornalistas livres????
    Aonde????
    Vocês deveriam ser isentos mas não é o qie se vê nessa matéria (e em outras matérias).

  11. Otimo texto,pra abrir os olhos do povo tapado
    Quem precisa ler isso não lê , muito bem explicado.

  12. Vocês jornalistas sonham alto colocando o Luladrão, maior ladrão que o Brasil já teve no poder, além dele querer o poder e transformar o Brasil numa Venezuela ou pior, como ele no centro das atenções, sendo que esse vagabundo tem vários processos para responder; portanto a justiça deveria de ser mais rápida e julgar um processo atrás do outro e dar a condenação de uns 140 anos que ele merece. Mais vocês jornalistas junto com os petralhas e toda a esquerda corrupta e forrados de bandidos nesses partidos, vocês que tiveram suas cabeças feitas nas Universidades públicas e comeram as cartilhas do marxismo e leninismo lutam para destruir o Brasil e escravizar o povo, os levando na miséria, mais temos o nosso Presidente honesto, patriótas e com toda sabedoria lutando contra vocês e esses comunistas ladrões que ainda estão no poder e não deixam ele governar, mais estou vendo chegar a INTERVENÇÃO MILITAR e fechar o Congresso, Senado e o STF forrados de ratos que querem transformar a nação num comunismo miserável, só para roubarem tudo que podem, mais precisamos de forma urgente acabar com a sujeira e prender todos esses corruptos e acabar com esse jornalismo sujo de interesses próprios; ou seja, limpar, moralizar e por ordem nesse país, fazendo progredir para ter emprego, ter o povo vida descente com boa educação, saúde, segurança, leis justas e penas pessadas para criminosos e fora pra sempre comunismo que é a desgraça onde foi e é como ideologia.

  13. PELAMOR!! ACHO Q LULA NAO QUER SAIR PQ SERIA INTERESSANTE PRA ESQUERDA Q ELE FOSSE MORTO PRA SE TORNAR MARTIR OU HEROI BOTANDO A CULPA NA DIREITA PQ, POLITICAMENTE LULA ESTA ACABADO, VALE MUITO MAIS MORTO, SE TORNANDO MARTIR DO QUE VIVO E SEM CREDITO ELEITORAL… SÓ ACHO…

  14. Kkkkk
    O Lula não quer sair por que é vadio, se sair vai ter que trabalhar.

  15. Se não quer sair então que esse traste fique mofando lá até o fim da vida dele.

  16. Lula no poder, o Brasil cresce,ele conhece o esquema, perdoar a dívida dos cartões de crédito a economia cresce

  17. Isso sim é que é um verdadeiro texto jornalístico, muito inteligente essa matéria. parabéns ao jornalistas livres. vamos vencer esses neofacistas.

  18. O tal historiador faz uma análise até razoável dos fatos recentes, exceto pelo puxasaquismo lulopetista. Certamente não leu o processo que caracteriza Lula como chefe da quadrilha do mensalão e do petrolão. Ou será que ainda há ingênuos a ponto de crer que um país ou mesmo uma empresa possa ser roubada até a medula sem que ninguém detecte? Só mesmo adeptos de uma seita vagabunda engolem esses preceitos.

  19. Lula vc já teve seus 15 minutos de fama, aproveite sua liberdade e vá substituir seu filho zoológico limpando bunda de elefante de onde ficou rico.

  20. Muito bom esclarecimento. Parabéns pela matéria , vamos ver se assim algumas pessoas aceitam que política. ou os políticos não se preocupa com a sociedade e sim com seus próprios interesses.

  21. O artigo estava bom até a metade, perdeu a credibilidade quando começa a exaltar a figura do Lula e chamar o impeachment de golpe.

  22. SO OS BOIS COMO O BOZO DENOMINOU OS SEUS ELEITORES POR QUEM NEM RESPEITO ELE TEM, NÃO QUEREM ENXERGAR QUE SO FERRARAM O LULA PORQUE SERIA PRESIDENTE DE NOVO ; BOIS OU BURROS NÃO SEI SO SEI QUE NÃO TEM CÉREBRO

  23. Lula é nosso guerreiro,amado por todos! Vcs sabem sobre a investigação do filho de Bilionário? Tô com saudade de Queiroz kkkkkkkkkkcriem vergonha,o povo brasileiro não é burro.

  24. Meu Líder Meu Maior Amigo Melhor Presidente melhor Guerreiro luta com fé Guerreiro como Jesus foi condenado na cruz você vai ser como herói

  25. Caros , o STF é a maior instância de poder de uma nação , soltem o Presidente Lula com toda sua dignidade e se resolvam entre si ! Lula livre já !

  26. So para burro entender. Ninguém quer o ladrão solto. A progressão de regime é obrigatória por isso o MP pediu. Ele continuará preso, afinal roubou tem que ir pra cadeia!

    E a lava jato e o bolsonarosmo estão cada vez mais fortes a esquerda nojenta que só tenta fazer barulho, mas não passam de um bando de fascistas.

  27. Sem dúvida a melhor reportagem sobre o assunto.

  28. Corretíssima a visão do autor do texto, inclusive que “Lula precisa ser visto como o Estado provedor de direitos sociais”! Depois do golpe de Estado, tudo parece encaminhar como que encomendado pra Lula!

  29. Interessante o texto.
    Mas, não concordo que seja uma contenda entre as bases políticas dos que apoiaram Bolsonaro e o paladino da Lava Jato, PGR e partidos da direita e esquerda.
    A verdade na minha visão é que os 57 milhões de votos que elegeram Bolsonaro foram uma forma de protesto do povo. Patriotas, revoltados e saturados com tanta corrupção e roubo em nosso país.
    A LUTA E ÁRDUA E CONTÍNUA PARA LIMPAR O BRASIL DOS QUE APARELHAGEM DOS ESQUERDOPATAS E ASSIM, PROJETAR O BRASIL NUM NOVO CENÁRIO INTERNACIONAL QUE O LEVE AO PATAMAR DAS GRANDES NAÇÕES, EM TERMOS DE DESENVOLVIMENTO.

  30. Muito boa visão do q realmente em essa república se tornou, lógico com a colaboração de toda essa corja de Petistas Bosonaristas e os coronéis da lava jato, estamos arrumado

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?