Polícia ataca judiciário para justificar chacina

Advogada Carol Proner denuncia violações dos direitos humanos e diz que polícia civil agiu como grupo de extermínio

Por: Carol Proner

Tão grave quanto a mortífera invasão da polícia civil na favela do Jacarezinho, agindo como um grupo de extermínio e não como agentes de segurança pública, foram as justificativas apresentadas pela Polícia Civil na coletiva de imprensa, negando as execuções e criticando o que entende ser “ativismo judicial” a inviabilizar maior presença do Estado nas comunidades.

Em tom intimidador, o chefe da Polícia Civil menospreza as instituições e o direito e encoraja seus subordinados ao arbítrio ilimitado contra moradores, transmitindo a certeza da impunidade diante dos mais variados crimes como a invasão de casas, confisco de celulares, ameaças e humilhações como as vividas pelas mulheres obrigadas a limparem o sangue das vítimas com água sanitária para que as provas das execuções pudessem desaparecer.

Entidades de direitos humanos e moradores denunciam que projéteis foram recolhidos e corpos transportados pela própria polícia para que a tragédia não pudesse ser documentada.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Na frequência do ódio

Na frequência do ódio

O Café com Muriçoca, que passa a ser toda quinta-feira, reflete sobre a perseguição política e o cerceamento ideológico a quem rejeita a riqueza como estilo de vida aceitável.

A cultura miliciana

No mundo em que ninguém confia em nada, corremos o risco de agir como os justiceiros de Copacabana

As crianças e o genocídio na Palestina

As crianças são as mais vulneráveis, além de constituem metade da população que compõem a Faixa de Gaza, território considerado a maior prisão a céu