Planta Livre e a Maconha no SUS. Pela democratização do uso livre e seguro é tema da Marcha da Maconha em Brasília

Foto: Yuri Barbosa

Como forma legítima de representar as verdadeiras demandas da sociedade pela regulamentação dos usos medicinal e social da maconha e pela criação de políticas públicas voltadas à reparação histórica dos grupos populacionais afetados pela equivocada guerra às drogas, o coletivo de Organização da Marcha da Maconha Brasília DF 2022, convida todes a fazer parte da construção coletiva da edição deste ano.

Por Marcha da Maconha – Brasília DF

Desde 2008, a Marcha da Maconha do Distrito Federal representa e fortalece o debate no cenário nacional em torno de uma nova política pública sobre drogas, com o propósito de que seja reconhecido o direito ao consumo de uma substância não só benéfica à saúde, como capaz de proporcionar bem-estar e conforto tanto na individualidade quanto em rodas de conversas, fazendo com que ideias e pensamentos sejam fluidos e resulte nas mais diversas formas de expressão como: arte, cultura, fé, música, tudo inerente à diversidade e à raiz do povo brasileiro.

Após dois anos afastada das ruas em razão da crise de saúde pública causada pela pandemia do novo coronavírus, a Marcha da Maconha DF retorna às ruas em um cenário nacional e internacional mais aberto para o debate público, havendo expresso reconhecimento da ANVISA acerca do uso medicinal e do notório avanço da descriminalização e da regulamentação do uso da maconha em diversos países do mundo.

O tema deste ano, “PLANTA LIVRE e MACONHA NO SUS”, instiga o debate e torna pública a necessidade de avançarmos com a pauta para consagrar o direito individual e coletivo do consumo social da maconha e a necessidade de consolidação do uso medicinal, com a valorização da saúde pública de qualidade, inclusive ao contexto associativo de pacientes.

A marcha vai à rua fortalecer a luta e efetivar a correção histórica da equivocada proibição do uso da maconha e de sua associação criminosa. Visto que, torna-se cada vez mais evidente que seu uso além de social, salva vidas, dá alívio e conforto para milhares de pacientes que sofrem de doenças crônicas e necessitam de tratamentos a base de canabidiol.

Foto: Leopoldo Silva

É importante lembrar também, que a falida guerra contra as drogas, intensificada pelo governo Bolsonaro, só serve para propagar um falso discurso sobre segurança pública, mas que não combate e nem inibe nem uma ação de fato. Ao contrário, apenas criminaliza, em especial, pessoas menos abastadas socialmente.

Para quem quiser ajudar nos custos para realização da Marcha da Maconha DF 2022, poderá participar do sorteio de um kit cannabico especial, oferecido pela Frameshop420. A rifa tem valor simbólico de R$10 e conta com 300 números para sorteio. E dia Em frente à Catedral de Brasília às 14 Horas saída 16:20. Entre e contato com a @marcha.bsb (no instagram).

Ajude a Marcha da Maconha DF 2022 a ir para às ruas!
Bem baseado nas ideias, vamos à luta!

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS