A importância das áreas rurais e o Plano Diretor de Campinas

Campinas está em meio ao processo de elaboração do seu Plano Diretor, que estabelecerá o desenvolvimento da cidade pelos próximos 10 anos! O processo é muito questionado pela sociedade civil e também pelo Ministério Público, principalmente pela falta de transparência e participação dos cidadãos. Uma das propostas que o Governo tenta emplacar é a criação da Macrozona de Expansão com Crescimento Ordenado, que irá permitir a empresários e proprietários de terra a ampliação indiscriminada do perímetro urbano. Na prática ela significa o fim das nossas áreas rurais!

Para mostrar que Campinas possui produção agrícola importante (apesar do abandono das nossas áreas rurais), os Jornalistas Livres e o Fórum Cidadão pelo Desenvolvimento Rural de Campinas estão produzindo vídeos que trazem um pouco da realidade vivida por esses agricultores. Nesse primeiro vídeo trazemos depoimentos de moradores e produtores do bairro Fogueteiro, que sofrem com a expansão do Aeroporto de Viracopos (e a especulação imobiliária do seu entorno) e com a total ausência do poder público. Por lá faltam escolas, postos de saúde, segurança, manutenção de estradas e apoio à agricultura.

A preservação da área rural é fundamental porque garante a qualidade de vida de todo município e de seus habitantes. Ela preserva nosso meio ambiente (principalmente através da manutenção de suas áreas verdes e da permeabilidade do solo), proporciona segurança alimentar e hídrica, além de valorizar nosso patrimônio histórico e cultural. Por isso, entendemos que é importante manter a área rural do tamanho que é hoje. Mas somente congelar o perímetro urbano não basta, também precisamos pensar em políticas públicas que garantam os direitos básicos das mulheres e homens do campo.

Pensando nisso, o Fórum pelo Desenvolvimento Rural elaborou a Carta Aberta e Propostas para as áreas rurais da cidade. Segue o link para acessá-las e contribuir com o abaixo assinado: https://tinyurl.com/planorural

Para saber mais, acompanhe a página da Cidade Orgânica: https://www.facebook.com/acidadeorganica/

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS