Petição para 15 mil novos médicos validarem diplomas

Assine petição para 15 mil novos médicos validarem diplomas

Assine petição para 15 mil novos médicos validarem diplomas

O mandato da vereadora Juliana Cardoso (PT/SP) está lançando uma petição virtual parapressionar o governo federal a realizar imediatamentea data da segunda fase da prova do Revalida.  

Cerca de 15 mil médicos formados no exterior não estão conseguindo validar os seus diplomas para trabalhar no Brasil.

No ano passado, esses recém-formados fizeram a primeira fase do exame. Mas, a segunda prova, de cunho prático, ainda não tem data marcada.

O Revalida é um exame de conhecimento, habilidade e competência que autoriza o médico que estudou no exterior a trabalhar no País. O maior número de inscrições é de brasileiros, seguido dos cubanos.

Uma medida urgente

O Brasil vive a sua maior tragédia sanitária de todos os tempos. É o segundo país do mundo em números absolutos, e o primeiro em média diária de óbitos. Os óbitos hoje no Brasil passam dos 3.000 diários.

Até o fim do mês de março, 6.371 pessoas aguardavam por leito de UTI no Brasil. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e indicavam ainda que somente no Estado de São Paulo eram 1.500 na fila de espera.

Os hospitais necessitam de profissionais de saúde para suprir os atendimentos em novos leitos, assim como de insumos, medicamentos para intubação e oxigênio.

No Estado de São Pauloa taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para pacientes infectados pela COVID-19 é de 91%.

Além das medidas já conhecidas de higiene pessoal com uso contínuo de álcool em gel nas mãos, máscara no rosto e de distanciamento social para conter a transmissão do novocoronavírus, há necessidade de ampliara oferta de leitospara afastar o risco doSUS, e até as entidades privadas, não entrarem em colapso.

Diante dessa dura realidade, nunca na história da saúde pública do Brasil se necessitou tanto de mais médicos para atuar na linha de frente de combate à pandemia. 

Por isso, assine a petição para o governo federalagendar a data da segunda prova do Revalida

Link para petição:

https://forms.gle/spBKFwt9oFAHdYMM6

Assine petição para 15 mil novos médicos validarem diplomas

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Parabéns,pela atitude,muitos médicos parado ,devido falta de revalida,governo ,fazendo vista grossa,tem entrar com uma ação ,pra executar logo está revalida …

POSTS RELACIONADOS

O SUS e a População Negra

Ações e reações na Política de Saúde. Entrevista com Paula Vieira, membra da Aliança Pró Saúde da População Negra.