Pescar pra que se ninguém vai comprar?

por Raíssa Ebrahim, Daniel Barros e Veetmano Prem (JL/PE)

Laurineide Santana, do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), discursou ontem (30/10) na Assembléia Legislativa de Pernambuco para relatar a dificuldade dos profissionais da pesca no estado. São várias famílias pesqueiras em situação de fome, sem ter de onde tirar o sustento. Muitos estão há vários dias sem ir pescar.

A audiência pública na ALEPE, foi pra debater a questão do vazamento de óleo em PE. Metade das cadeiras do auditório foi ocupada por pescadores e marisqueiras desesperados, pois estão sem qualquer assistência e com a fome batendo na porta.

Não adianta ir pescar porque ninguém vai comprar, mesmo que não tenha saído ainda nenhuma análise atestando contaminação de peixes e crustáceos – está pra sair dia 8 de novembro ainda. A única coisa oferecida a eles até agora, pelo Governo Federal, foi a antecipação do seguro defeso, mas que em Pernambuco só serve pra lagosta ou seja, uma parcela muito pequena da categoria.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Domingo em defesa da Serra do Curral

Organizado com o apoio de mais de 100 entidades, coletivos ambientais, movimentos sociais aconteceu em Belo Horizonte (MG) neste domingo (4/6) o 6º Abraço à