PAULO FREIRE ERA DE ESQUERDA

 

ARTIGO

ALEXANDRE SANTOS DE MORAES, professor do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense

 

O governo Bolsonaro é ambicioso na escolha de seus inimigos. Arriscaria dizer que é culpa da inocência, mas não posso negar a ignorância ou a absoluta falta de opção. Prova disso foi ter escolhido Paulo Freire como adversário. Os ataques são compreensíveis e coerentes, já que o Patrono da Educação Brasileira foi o perfeito oposto de tudo aquilo que eles são ou poderão ser: inteligente, trabalhador, humanista e mundialmente prestigiado. Não menos importante, Paulo Freire foi de esquerda e sempre defendeu a democracia. Essas duas variáveis não são acidentes do destino ou feliz coincidência pra quem luta contra o autoritarismo e a ganância, mas o alicerce de toda sua genialidade. Nesse 15 de outubro, dia das Professoras e Professores, é fundamental recordá-lo como homenagem e como símbolo de luta contra o atraso.

            Ao longo de sua vida, Paulo Freire escreveu dezenas de livros e artigos. Trata-se do intelectual brasileiro mais lido e conhecido da história. Sua principal obra, a Pedagogia do Oprimido, é a terceira mais citada nas Ciências Humanas do mundo, superando clássicos como Vigiar e Punir, de Michel Foucault, e O Capital, de Karl Marx. A inteligência de Freire rendeu inúmeras homenagens e prêmios no Brasil, Europa, África e Estados Unidos: foram pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa ao longo de sua vida ou in memoriam. Foi filiado ao Partido dos Trabalhadores e atuou como Secretário de Educação de Luíza Erundina durante seu mandato na Prefeitura de São Paulo (1989-1991). Dedicou-se, sobretudo, à alfabetização, sempre atento à necessidade de ensinar a ler não só a língua, mas também o mundo. Além de refletir a respeito, Freire praticou a Educação, pois a prática é o critério da verdade. 

            A paranoia obscurantista que tenta a todo custo demonizar seu legado intelectual só pode ser explicada pelos seus próprios textos. Contra o ódio daqueles que defendem, por exemplo, o projeto Escola sem Partido, Paulo Freire responde que ensinar exige respeito à liberdade do ser do educando: “O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros”. Contra a lógica cada vez mais perniciosa de uma educação técnica, voltada exclusivamente para a formação de mão de obra, Freire defendia uma pedagogia humanista, que ensinasse não apenas conteúdos, mas a pensar o lugar que cada um de nós ocupa no mundo: “Percebe-se, assim, a importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo”.

            Contra o que chamava de “educação bancária”, que sepulta a criatividade de educandos e educadores, Paulo Freire defendia a necessidade de manter vivo nos estudantes o gosto da rebeldia, que aguça a curiosidade e estimula a capacidade de se arriscar e se aventurar.

            Outra grande lição de Paulo Freire, seguida por milhares de profissionais do magistério hoje homenageados, é que a Educação não é um processo unilateral, verticalizado, ao gosto daquilo que militares gostariam de ver em escolas militarizadas. Ensinar e aprender são anverso e reverso da mesma moeda: aprendemos enquanto ensinamos e ensinamos enquanto aprendemos. Os estudantes não são, na pedagogia de Freire, objetos passivos que devem se subordinar com disciplina aos professores e ao mundo. Mas, sobretudo, Freire sempre defendeu uma educação popular, emancipadora, que fosse capaz de libertar simultaneamente o oprimido e o opressor, capaz de recuperar a liberdade deles roubada e a humanidade que um mundo centrado na lógica da acumulação e na manutenção das desigualdades insiste em recusar. Por isso Paulo Freire foi de esquerda, como todos aqueles que prezam pela autonomia e que lutam contra as opressões.

            Vê-se com clareza a inocente ambição de Bolsonaro e seus ministros da Educação. Em breve, eles passarão. O futuro lhes reserva apenas a nota de rodapé da História. Paulo Freire, por sua vez, continuará gigante, imenso, com o prestígio intocado, e todos os ataques que sofre serão apenas mais um dado que enobrece sua já extensa biografia. O mesmo vale para nós, professores e professoras que seguimos conscientes da necessidade de educar para a liberdade e democracia, contra tudo e contra todos, sempre amparados no imperativo ético que nos fez escolher e permanecer nessa profissão cada vez mais difícil.

 

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Bolsocanalha, não tem competência para avaliar o grande Paulo Freire! Ele tem que voltar a estudar para entender o processo de educação no Brasil! Fora analfabeto político!!!

  2. Brilhante e humilde defesa do legado de Paulo Freire. Sombras gigantes projetadas pelo celular da propaganda passarão, mas o legado do velho educador e professor, jamais.

  3. Governo mesmo, não pode ter inimigos, para prejudicar o povo. O desgoverno bostonaro só trabalha em cima de feitos nobres para o povo, é sinal que não tem plano de governo. O interesse dele é sempre ofender e menosprezar tudo que foi feito de bom dos governos anteriores. E ainda tem burro que aprova esse desgoverno.

  4. Nesse ponto, o presidente e vocês de esquerda são por demais inocentes; as pessoas que se formam, tanto em estabelecimentos particulares quanto privados, não se importam com o conteúdo de Paulo Freire, com exceção de alguns formandos em Serviço Social e Filosofia, a maioria quer o canudo. E mesmo entre os que se definem de “esquerda”, há indivíduos que de posse de três, quatro veículos ou um veículo importado, não cansam de dizer o quanto o socialismo é essencial. Piada trágica de um país onde uma elite hipócrita tem discurso anti-pobreza.

  5. Quem discorda do pensamento esquerdista ou é rechaçado(injustamente), rotulado como inimigo do povo(que é uma falácia), é anti-democrático(uma baboseira insistida por repetição), é violento (uma patética pixação, pois jamais será mais truculento que Lenin, Mao, Fidel, Kim Jong-un, Chavez e outros ditadores esquerdistas que dizimaram os opositores ao regime comunista) ou é desterrado da mídia infestada de comunistas. Projeto de poder, jamais! Nossa Nação não mais cairá na mão destes falsos amigos do negro, dos LGBTUVXYWZs, do pobre, pseudo-progressistas, raça de seculares, inimigos dos bons costumes, anti-cristãos, anti-sionistas, pró terroristas, que se constituíram nos maiores chupins do Estado mais inchado e prostituído do mundo, reconhecidos de longe como a esquerda caviar. Acabou a mentira! A verdade prevalecerá como o meio dia. A Vitória de 60 milhões foi Democrática. Forças Sobrenaturais farão o á estabelecimento da liberdade do brasileiro de bem. Contra o Todo Poderoso vocês esquerdistas não terão chance! O amor ao povo agora será verdadeiro!

  6. Essa reflexão dele, a frase na lusa, no início, é tão idiota, besta, fútil, não sei como uma pessoa com o mínimo de inteligência pode da relevância para uma coisa dessa. A frase “educação muda o mundo” está tão correto em dizer quanto a frase dele. Quando se diz, educação muda o mundo, lógico que está falando de forma simplificada a frase dele, pois o único ser que pode mudar o mundo é o homem. Fato!

  7. Sem citar que o texto é muito fraco. Como uma pessoa com um nível intelectual desse pode ser professor?
    Não atoa que nos encontramos no estado que estamos hoje. Mas vamos concertar isso, e já iniciamos em 2019.

  8. Interessante que se o Paulo Freire foi tudo isso que voces estao afirmando ta ótimo, porem o mesmo não da para afirmar de voces, pois odeiam a vontade dos quase 58 milhoes de brasileiros, os quais ja sabendo do perfil do Bolsonaro,o elegeram exatamente para tirar o poder da Republica da tirania da ideologia com
    unista ,implantado descaradamente pelo pt e pc os quais lançaram o criador do kit sodomita,
    para perverter as nossas crianças. Sem falar que nesses periudos, formaram um montao de pseudos jornalistas(com varias exceções é claro)Pessoas que respiram e destilam noticias destorcidas propositadamente torpedando a verdade verdadeira. quando se fala em ditadura,observamos e vivemos a pior ditaduras de todos os tempos.a ditadura da desinformação e fofocagem, no lugar de noticias. sem falar da justiça, que ficou cega de vez.

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da