Paratletas LGBTQIA+ se exibem com orgulho em Tokyo

Jogos de Tokyo-2020 têm ao menos 31 paratletas com orientação sexual definida. Mais que o dobro da Paralimpíada rio-2016
Edênia Garcia da natação Brasileira paralímpica é LGBTQIA+

Levantamento feito pelo Outsports (www.outsports.com), um site de notícias esportivas voltado para questões LGBT e personalidades do esporte amador e profissional, revela que ao menos 31 atletas com orientação sexual definida vão disputar os Jogos de Tóquio-2020. É mais que o dobro do número na Rio-2016.

Os EUA e Grã-Bretanha tem 9 cada um, seguidos pelo Canadá (3), Austrália (2), Brasil (2) e Alemanha (2). Holanda, Irlanda e Israel e México tem 1 representante cada. O cavaleiro Lee Pearson, da equipe de adestramento da GB, é o único homem na lista. Há também pelo menos três atletas não-binários ou neutros: os australianos Robyn Lambird e Maz Strong (Atletismo) e a americana Laura Goodkind (Remo).

A remadora Josiane Lima

A remadora Josiane Lima, medalha de bronze nos Jogos de Pequim-2008, e a nadadora Edênia Garcia, tetracampeã mundial de natação, são as duas brasileiras que integram a lista. Apesar dos preconceitos sofridos por ser mulher, lésbica e pessoa com deficiência, Edênia se tornou uma referência no esporte.

Em depoimento publicado no site da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (www.cbdu.org.br) ela contou um pouco sobre sua orientação sexual.

“Em 2016 eu raspei um lado do cabelo e cortei bem curto, estilo ‘Joãozinho’. Fui muito atacada por isso dentro do meu ambiente, por colegas ao meu redor. Foi bem difícil esse momento. Hoje eu me identifico como lésbica, mas naquele momento eu não tinha aberto isso ainda. Me senti muito constrangida, me rotularam muito por um simples corte de cabelo e isso foi algo que me impactou muito na época”, disse a atleta. 

QUEM SÃO OS PARATLETAS LGBTQIA+

ATLETISMO
Maria”Maz” Strong (AUS)
Robyn Lambird (AUS)

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
Babsi Gross (ALE)
Bo Kramer (HOL)
Cindy Ouellet (CAN)
CourtneyRyan (EUA)
Jude Hamer (GB)
Kaitlyn Eaton (EUA)
Lucy Robinson (GB)
Laurie Williams (GB)
Mareike Miller (ALE)
Robyn Love (GB)
Tara Llanes (CAN)

CANOA
Emma Wiggs (GB)

CICLISMO
Crystal Lane-Wright (GB)
Kate O’Brien (CANADÁ)
Katie Dunlevy (IRL)
Monica Sereda (EUA)

ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS
Terry Hayes (EUA)



GOALBALL
Asya Miller (EUA)

HIPISMO
Lee Pearson (GB)

NATAÇÃO
Edênia Garcia (BRA)

REMO
Hallie Smith (EUA)
Josiane Lima (BRA)
Laura Goodkind (EUA)
Lauren Rowles (GB)
Moran Samuel (ISR)

TRIATLO
Brenda Osnaya (México)
Hailey Danz (EUA)

VÔLEI SENTADO
Monique Matthews (EUA)

EM CADEIRA DE RODAS
Lucy Shuker (GB)

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Terrorismo de Estado

Terrorismo de Estado é a #6 crônica da coluna literária, Café com Muriçoca.

>