Onde mora a esperança

Exposição fotográfica promove uma viagem por lares de 12 países, retratando as culturas e afetos

A Casa das Rosas, em São Paulo, vem promovendo desde o dia 20 de outubro a exposição “Onde mora a esperança”, organizada pela “Habitat para a Humanidade Brasil”. A mostra nos leva a um passeio por diferentes identidades e pela construção afetiva de memórias de famílias de todos os continentes. São mais de 70 imagens registradas por fotógrafos profissionais e amadores, que retratam personagens que nos remetem a uma gama variada de cores, etnias e culturas, e nos convidam a viajar pelos espaços mais íntimos de cada pessoa: o seu lar.

As comunidades de Heliópolis, em São Paulo, e de Riacho das Almas, no semiárido de Pernambuco, estão presentes neste grande encontro de diferentes identidades, unindo-se a mais 12 países e uma realidade: como são os lares ao redor do mundo?

“Onde mora a esperança” é uma oportunidade de refletir sobre privilégios, levando-nos a reacender este debate tão urgente em nosso país: o direito à moradia. Só no Brasil, mais de 25 milhões de moradias estão em condições inadequadas de habitação. No cenário global, mais de 20% da população vive em condições precárias e expostas a riscos de saúde.

A fotógrafa Maíra Erlich registrou imagens nas áreas rurais no semiárido de Pernambuco, em Riacho das Almas, onde a Habitat para a Humanidade Brasil desenvolve soluções de acesso à água potável há mais de 10 anos e, mais recentemente, uma iniciativa que levou banheiros para famílias sem qualquer tipo de acesso ao saneamento básico.

O fotógrafo Rodrigo Zaim clicou famílias da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, onde a organização atua com melhorias habitacionais.

Rodrigo também fotografou pessoas em situação de rua no centro da cidade, que trazem um grande contraste com as demais imagens da exposição, evidenciando que o acesso a uma moradia digna ainda é um sonho distante para muitos.

“A volta ao mundo que essa exposição nos proporciona é um chamado a refletirmos sobre as nossas diferenças e similitudes, compartilhando o planeta onde moramos. É também um convite para atuarmos na construção de um mundo mais democrático e com justiça social. Os cenários são muitos, mas a esperança nos une em cada sonho, em cada conquista, em cada lar”, explica Mário Vieira, diretor executivo da Habitat Brasil.

“É tentador dizer que essas fotos falam por si mesmas. Sim, elas podem falar, mas só se o visitante tiver um olhar atento e empático para a riqueza de detalhes apresentada em cada painel”, diz João Kulcsár, curador da exibição. “A maioria das pessoas tem o sonho de ter um lugar para chamar de seu, que serve de base para os seres humanos encontrarem as necessidades básicas como amor, pertencimento e família, seja ela composta por mães solo, pessoas LGBTQIAP+ ou membros da terceira idade”, complementa.

Quem quiser conferir esta verdadeira viagem pelo mundo, terá até o dia 28 de novembro para ir à Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37, São Paulo), das 7h às 22h. A entrada é gratuita.

Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil
Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, desde 1992, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades. No Brasil, a organização já transformou a vida de mais de 197 mil brasileiros. 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Metroviários param em SP

As linhas 1, 2, 3 e 15 do Metrô estão paradas Os metroviários do metrô realizam uma paralisação nas três principais linhas da capital Paulista