“Omissão dos governos empurra população para a morte”

Primeira vereadora negra de Cuiabá, Edna Sampaio lidera manifestação por vacinas, comida e trabalho para marcar o 1º de Maio na capital de Mato Grosso. Encenação de um cortejo fúnebre percorreu a região central denunciando a falta de ação dos governantes que levaram a mais 9.600 mortes no estado.
Fotos: Francisco Miguel Alves

À frente do cortejo que, devido ao isolamento social, contava com número reduzido de participantes, entre militantes do partido e representantes de movimentos sociais, a parlamentar percorreu as praças Maria Taquara e Alencastro, e foi uma das que carregaram as alças de um caixão coberto pela bandeira do país, simbolizando os 400 mil óbitos registrados por Covid no Brasil.

Mauro Mendes (DEM) e Emanuel Pinheiro (MDB) também apareceram em placas, acompanhados dos números de mortos no estado e na capital. Até este sábado, foram registrados 2.636 óbitos em Cuiabá e 9.617 em Mato Grosso.

Em cartazes, lia-se palavras de ordem pedindo políticas de transferência de renda, vacinação, testagem, e em apoio à CPI da Covid-19, instalada esta semana no Senado.
À frente, o grupo trazia uma faixa, com o quantitativo de óbitos e a imagem do presidente Jair Bolsonaro.

O cortejo saiu sob uma marcha fúnebre, partindo da praça Maria Taquara, passando pela praça Bispo Dom José e subindo a Avenida Getúlio Vargas, e durante o trajeto, foram lidos nomes de profissionais da educação e da saúde mortos pela doença no Estado.

O encerramento aconteceu em frente à prefeitura, onde o caixão foi deixado, e executadas músicas e pronunciamentos em homenagem aos mortos.

“São símbolos que representam a nossa indignação pelas mortes de 400 mil pessoas no Brasil. A Covid-19 encontrou um governo que produz a morte do povo brasileiro, que não tomou providencias, desde o princípio, para que nós pudéssemos enfrentar essa pandemia”, disse a vereadora.

Na praça Alencastro foi feito também um drive thru solidário para a arrecadação de alimentos para a campanha PT Solidário, voltada a famílias mais pobres. Edna Sampaio lembrou que o impacto da Covid é maior sobre a classe trabalhadora. “A maioria das pessoas que morre hoje, por Covid-19 está na idade de trabalho, são pessoas produtivas, muitas, mas muitas mesmo, são arrimos de família. Há muitos órfãos da Covid-19 e pessoas que foram empurradas para a pobreza por esse governo”, disse ela.

A vereadora enfatizou que o Brasil tem três por cento da população do planeta, mas é responsável por quase 30% das mortes do planeta e que Mato Grosso é um dos estados brasileiros que se comparam a muitos países em óbitos.

Opiniões
“Estamos trabalhando o dobro, todos os colegas morrendo, já perdi vários amigos e é uma categoria que ninguém dá valor. Todo dia morre um, é doído. A vacina tem que ser para todos, primeiro para os jovens que não estão tendo consciência. Sabe o que é chegar no seu plantão e saber que um jovem de futuro, que não construiu família, não teve filhos, morreu de Covid?”, disse a técnica de enfermagem Rosemari Correia Rodrigues. A enfermagem soma 52 óbitos por Covid em Mato Grosso.

“Não quero aplauso, quero salário digno, ganhamos um piso salarial de mil e duzentos reais para trabalhar 30 horas, sem domingo, feriado”, disse. “Não adianta fechar as empresas se as pessoas fazem aglomeração, elas não têm consciência, acham que é uma ‘gripinha’ porque o nosso presidente falou que é um ‘gripinha’”.

“Não consigo pagar meu MEI [registro de Microempreendedor Individual] há um ano. A gente está sobrevivendo no vermelho. O protesto é um incentivo para a população pois, do jeito que está, está muito devagar a vacinação, não se toma nenhuma atitude a respeito, só se pensa em política, o povo tem que correr atrás dos seus direitos”, disse o vendedor João Rodrigues.

Fotos: Francisco Miguel Alves

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS