Olho por olho

África, por Luciano Candisani©

 

Hábito comum no início das manhãs, dia desses, 15, toquei no mouse e a tela deu girafa linda a me olhar. Imagem do fotógrafo Luciano Candisani, anunciando o último prodígio em trabalho pela África.

Dei uma rodada nos fatos da tela e uma imagem de churrasco me invadiu, do ministro do Meio Ambiente, do Brasil. Desagradável, imagem de carne, na manhã, nunca apetece-nos. Enfim, senti emoções inversas, entre a girafa e o bife; me abalaram. Pensei nisso fiando a semana, querendo entender as linguagens que voam no sono, entrelaçam-se, desfiam uma luta entre bom e mau. 

Nos Evangelhos, de Marcos e Lucas, consta que seu nome é Legião, sobre o demônio na Terra. De mim e de meus, aliançados em ideologia, digo que anjos, querubins e serafins são os que acompanhamos, mesmo que a besta insista.

A fotografia, invento e insistência humana do maior proveito, provento e testemunho ao longo de sua história, não finge, denuncia sempre. Faço aqui seu elogio.

Fotógrafo é gente que enxerga longe ou muito pertinho, enxerga de noite, no breu, até debaixo d’água revelam. Os mais carentes, aqueles que no dia a dia denunciam ganâncias e misérias, tanto mais digo fotojornalistas, semeiam liberdade, mostram iniquidades. 

Pantanal, Mato Grosso, por Luciano Candisani©

Cito e enalteço aqui o fotógrafo Luciano Candisani, que escancara há tempos, um Brasil tão belo, inaudito, surpreendente. Chão da gente que não vemos em planos comuns, mas que sabemos possível. Nos invade com uma África nesse momento, juntando as partes separadas, agora compreendo, antes da divisão das placas tectônicas.

Se Legião, o demônio, se manifesta em ministros da idiossincrasia, é porque não sabem nada de fotografia. É pífio, é vulgar, é vexatório o que veem e dizem, cheira mal a falsidade que anunciam e iludem.

Leia mais sobre o trabalho de Luciano Candisani em:

http://www.galeriadebabel.com.br/exhibitions/10-africa-impressoes-de-viagem/overview/

 

http://www.galeriadebabel.com.br/artists/39/

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Catástrofe nuclear?

Estamos diante da maior ameaça de guerra nuclear desde a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, no início dos anos 1960.