Ocupação Nelson Mandela, de Campinas (SP), denuncia abandono de terreno em que sofreram reintegração de posse há um ano

Por: Ana Carolina Haddad

Depois de um ano em que sofreram reintegração de posse, a Ocupação Nelson Mandela voltou ao terreno em que a ação foi realizada para denunciar o abandono da mesma. Na época, 600 famílias foram expulsas da comunidade, localizada no Jardim Capivari no distrito Ouro Verde, por meio de uma ação truculenta da Policia Militar, em 28 de marco de 2017. O proprietário da área havia conseguido o mandado com a justificativa que o terreno seria utilizado.

O advogado representante da Ocupação Mandela, Irineu Ramos, criticou a negligencia do poder público municipal com a população que espera por ações da Companhia de Habitação de Campinas (COHAB) para ter um lugar para morar.

“A reintegração de posse da comunidade Nelson Mandela do terreno ocupado pelas famílias evidenciou como o poder público é convivente com os abusos da propriedade privada e a usurpação da função social destas propriedades. Promovida a reintegração, as famílias continuam sem moradia, perambulando entre os terrenos inutilizados que formam grandes vazios na área urbana. O Município não toma providências efetivas para garantir moradia para as milhares de famílias inscritas na Cohab enquanto consente com a inutilização ou subutilização de áreas que deveriam ser desapropriadas e destinadas à moradia popular”.

 

Hoje, a Ocupação Nelson Mandela se encontra no Jardim Nossa Senhora Aparecida, no mesmo distrito, na mesma cidade. São 108 famílias que continuam resistindo e lutando.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS