Observatório do Judiciário: convidamos você para participar

Ilustração por Joana Brasileiro

Quem somos
O Observatório do Judiciário é uma editoria dos Jornalistas Livres que busca estimular o debate sobre o sistema de justiça brasileiro.
Para alcançar esse objetivo buscamos ouvir e amplificar as vozes de atores sociais que queiram se manifestar, através de matérias jornalísticas, no sentido de contribuir para a construção de um efetivo Estado democrático de direito para todas as brasileiras e todos os brasileiros.
Entendemos que a construção de uma sociedade justa passa, necessariamente, por colocar o foco das atenções da nossa sociedade no sistema de justiça e trazer seus métodos e seus resultados a uma ampla discussão.
Buscamos releituras interdisciplinares de ações do sistema e usamos os meios ao nosso alcance para que sejam conhecidos e avaliados pela sociedade brasileira.

Como funcionamos
Formamos um grupo de editores que avalia todo o material submetido à publicação. Uma vez decidida a publicação, o material recebe um selo do Observatório e fica à disposição para publicação voluntária dos meios de comunicação alinhados.

Como participar ou submeter artigos para publicação
Para enviar matérias e para aderir ao grupo que organizamos no aplicativo Telegram basta enviar um e-mail com seus dados pessoais, dados de seu movimento social ou de seu meio de comunicação, quando aplicável, para [email protected].

Nossa expectativa

Construir um espaço em que o tema “Justiça” não fique restrito ao universo jurídico e acadêmico.

Criar uma linguagem acessível ao cidadão comum para que ele compreenda de que forma os mecanismos de controle são usados como ferramentas para a manutenção das desigualdades sociais, e de outro lado, como um sistema de leis pode contribuir para a garantia dos direitos humanos, as liberdades individuais de cada cidadão e a própria democracia.

Esperamos que essa editoria se transforme em movimento social em futuro próximo.

 

 

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS