OAB pede afastamento de Moro e Dellagnol

A Ordem dos Advogados do Brasil acaba de divulgar nota em que seus membros, por unanimidade, solicitam que os agente públicos envolvidos no caso da #VazaJato (Moro, Dellagnol, etc) PEÇAM AFASTAMENTO IMEDIATO de suas funções para garantirem a imparcialidade das investigações.

Leia abaixo a íntegra da nota:

 

segunda-feira, 10 de junho de 2019 às 17h20

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Colégio de Presidentes de Seccionais, por deliberação unânime, manifestam perplexidade e preocupação com os fatos recentemente noticiados pela mídia, envolvendo procuradores da república e um ex-magistrado, tanto pelo fato de autoridades públicas supostamente terem sido “hackeadas”, com grave risco à segurança institucional, quanto pelo conteúdo das conversas veiculadas, que ameaçam caros alicerces do Estado Democrático de Direito.

É preciso, antes de tudo, prudência. A íntegra dos documentos deve ser analisada para que, somente após o devido processo legal – com todo o plexo de direitos fundamentais que lhe é inerente –, seja formado juízo definitivo de valor.

Não se pode desconsiderar, contudo, a gravidade dos fatos, o que demanda investigação plena, imparcial e isenta, na medida em que estes envolvem membros do Ministério Público Federal, ex-membro do Poder Judiciário e a possível relação de promiscuidade na condução de ações penais no âmbito da operação lava-jato. Este quadro recomenda que os envolvidos peçam afastamento dos cargos públicos que ocupam, especialmente para que as investigações corram sem qualquer suspeita.

A independência e imparcialidade do Poder Judiciário sempre foram valores defendidos e perseguidos por esta instituição, que, de igual modo, zela pela liberdade de imprensa e sua prerrogativa Constitucional de sigilo da fonte, tudo como forma de garantir a solidez dos pilares democráticos da República.

A Ordem dos Advogados do Brasil, que tem em seu histórico a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático e do regular funcionamento das instituições, não se furtará em tomar todas as medidas cabíveis para o regular esclarecimento dos fatos, especialmente junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), Procuradoria-Geral da República (PGR), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reafirmando, por fim, sua confiança nas instituições públicas.

Disponível em https://www.oab.org.br/noticia/57275/nota-publica?fbclid=IwAR06u6lhsWGvJXFaB4PeSKsPJlmQ8hB52WS4vTzf3rWR0RNwi92fDGdzQ4Y

 

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. O atual presidente da OAB Sr. Felipe Santa Cruz que sempre foi militante da esquerda radical, teve embates públicos com Bolsonaro, que semeiam agora a paranoia a respeito de “trincheira comunista” e “guerrilha” contra o governo na OAB. Trata-se de mais um movimento contra o Governo Bolsonaro e Contra a operação Lava Jato que destruiu e continua destruindo todo projeto de poder idealizado pela quadrilha do PT, foro de São Paulo e seus tentáculos ideológicos. A OAB virou uma Confraria de comunistas que aparelharam essa instituição em defesas apenas de ideais comunistas e da cleptocracia. Sobre a invasão criminosa de hacker contra celulares de procuradores da Lava Jato, não existe nada de mais além de tornar explícito o ataque criminoso a importante operação Lava Jato. Com certeza com as investigações da Polícia Federal e do MPF os criminosos serão presos e condenados. O resto é mimimi dos vermes vermelhos.

  2. A OAB tomou a decisão certa!
    Ate que enfim um Órgão, tomou as decisões cabíveis! São decisões que mostram a verdadeira situação de nosso País!
    Meus sinceros Agradecimentos!

  3. A justiça brasileira não pode cair no total descrédito. É o que estou conseguindo ver em curto prazo se não tiver uma intervenção inteligente e respeitosa.

  4. Tinha que ser partidário petistas mesmo esse blog. Fala serio. O Brasil ta no buraco por causa desses vermes

  5. Seria ótimo um fórum internacional, com acompanhamento de uma comissão representativa de todos os seguimentos que se manifestaram, para acompsnhar as investigsçoes!

  6. Faz parte do Golpe, prendeu Lula elegeu Bostonaro e ganhou um Ministério kkkkkk isso é Brasil, vamos bater panela gente ?????

POSTS RELACIONADOS

Lava Jato: armadilha (ou cilada) brasileira

Do jornal francês Le Monde Diplomatique. Alguma coisa parece podre no Brasil. O país inteiro parece estar sendo atingido por uma série de crises simultâneas como em uma tempestade perfeita. Economia, recessão, desastres ambientais, polarização política extremista, covid 19 e agora o naufrágio do sistema judicial.